26 outubro 2006

News Release 400 : NÃO VALEU O ESFORÇO


Porto [Portugal], 26.10.2006, Semana 43, Quinta-Feira, 18:55 - Nesta altura do campeonato, como se costuma dizer, não podemos deixar de afirmar e lamentar, pois com pena estamos a perceber que esta data tão importante, como são os 150 anos dos comboios em Portugal, vai passar ao lado de muitas escolas, em que ele mesmo, o comboio, é sempre fascínio e fantasia por parte das crianças e jovens, quando não adultos, pela total falta de interesse, manifestado por quem deveria mostrar interesse, pois com responsabilidades, mas estas comemorações, que sabemos serem as possíveis, e que a CP e a REFER, por bem, em esforço, também não querem deixar de dar o respectivo sinal, perante os mais pequenos e seus professores.

Toda esta argumentação que utilizamos, parece-nos ser válida e vem a propósito, quando já nos colocamos totalmente à disposição e de forma gratuita, quer no trabalho e na deslocação, em fazermos umas palestras ou conferências, como achassem melhor, durante este mês de Outubro (de 1 a 31), em várias escolas, quer de Lisboa e do Porto. Aliás, devemos dizer, que quando fizemos o ano passado a programação para os 30 anos da LUISFER, um dos cuidados que tivemos, era que os estudantes estivessem sempre associados (por exemplo, comboio dos 30 anos), num número crescente, conforme o evento que viessemos a fazer. Houve sempre essa preocupação, como de modo diferente, porque outros interesses, a CP e a REFER, estão a fazer hoje com as escolas, por via destas importantes comemorações.



Realmente, desejamos dar conta, que começamos por contactar o Ministério da Educação, dando-lhe conta da nossa oferta e disponibilidade, pelo que nos dissseram, ser uma óptima ideia, pedindo-nos que por escrito a fizessemos chegar às respectivas escolas, propondo isso mesmo, visto que eram autónomas na decisão. Como pensamos, assim fizemos e então, através da própria base de dados do Ministério, enviamos vários ofícios para algumas escolas de Lisboa e do Porto, dando conta então da nossa disponibilidade, que consistia, na preparação e mostragem de um diaporama, sobre o comboio, abordando aspectos históricos, actuais, da segurança, tudo acompanhado por fotos que seriam exibidas aos alunos e com a participação deles e seu professores (no maior número possível), num dia e hora a marcarem, fazendo a LUISFER o esforço de estar presente, fosse de manhã, tarde ou noite, ou seja, tinhamos gosto, mais uma vez por ele (leia-se o comboio), em fazer mais esta oferta.

Terminamos então esta triste abordagem, referindo que fizemos vários telefonemas complementares, sobre os ofícios que enviamos, até agora não recebemos resposta de ninguém a esses mesmos ofícios, percebemos em algumas conversas telefónicas que tivemos com os Presidentes dos Conselhos Directivos, ausência e insensibilidade para esta matéria, total burocracia, que pura e simplesmente, nos deixou com a certeza, do estado a que este país chegou.

Pensamos que os nossos amigos leitores, comungam da nossa razão, quando podemos dizer, que um dos Presidentes que contactamos, nos disse, que estas comemorações não tinham interesse nenhum, só para nós é que tinham interesse, leia-se não material, porque não o caso, mas sim pela nossa dedicação, e esta pessoa com enormes responsabilidades, decidiu alhear e afastar pelo seu pensamento, aquilo que certamente muitos alunos, gostariam de ter tido.

Ainda poderiamos compreender, que as escolas mostrassem oposição, se esta nossa disposição e oferta, constituísse mais uma despesa para os cofres das escolas, mas não, sublinhamos bem que era uma oferta e que nada receberiamos. Será que valeu o esforço, feito em nome dele, para que ele não passe ao lado desta geração, pois quando passar, outros darão conta que realmente já passou, e vão perder esse mesmo comboio. Será que tinha que ser assim... parece-nos realmente que não.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento à PT Escolas.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, sejam elas de âmbito nacional ou internacional. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (30 anos em 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER e da APAC.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-