08 outubro 2010

News Release 2230 : Passatempo para o dia 28 de Outubro


Faro [Portugal], 08.10.2010, Semana 40, sexta-feira, 18:36

No próximo dia 28 de Outubro, faz 154 anos que o comboio foi inaugurado na terra lusitana. Nesse sentido, propomos aos nossos amigos leitores, um pequeno passatempo, que consiste em nos enviarem (não para a caixa de comentários desta NR, pois se enviarem, não será considerado) para o nosso e-mail luisfer.transport@gmail.com um pequeno texto (máximo 1 folha A4) em que argumente sobre a importância do caminho-de-ferro em Portugal nos dias de hoje e aquilo que deve acontecer em termos futuros, ao comboio em Portugal.



Prazo de validade: Serão aceites textos que nos cheguem até às 24:00 do dia 26 de Outubro, pelo que em 27 de Outubro faremos leitura e apreciação dos trabalhos chegados e no dia 28 de Outubro, editaremos News Release a anunciar o vencedor com edição integral do texto que enviou e que classificamos como o melhor. Ao autor do texto vencedor e então revelado nesse dia 28 de Outubro, ser-lhe-á enviado posteriormente e imediatamente um e-mail nosso a pedir que nos envie o seu nome e morada postal correta, a fim de enviarmos como oferta, via CTT, um livro bastante curioso e engraçado, denominado "Porcos Egoístas" de Andy Riley, com dedicatória nossa, numa oferta da LUISFER e das PEA Publicações Europa-América.

Nota Importante: O texto pode reflectir um pensamento positivo ou negativo, de esperança ou desânimo, mas desejamos advertir, que não serão aceites expressões que possam ser consideradas como ofensivas, seja para com pessoas ou instituições como o MOPTC, a CP ou a REFER, pelo que apelamos a um trabalho positivo em termos de postura e bom senso.


Luís Moreira


News Release 2229 : Passatempo Ferroviário nº 4


Faro [Portugal], 08.10.2010, Semana 40, sexta-feira, 17:22

Quem é o(a) primeiro(a) a adivinhar?

Esta foto retirada dos arquivos da LUISFER, mostra-nos em pormenor, cadeiras dispostas lado a lado numa sala de espera de uma estação ferroviária portuguesa. A pergunta que fazemos, é a seguinte:



Qual é a estação da REFER em causa ?

Quem acertou: Gabriel Fernandes (ver NR 2231)
Onde está: Trofa

A resposta certa é: LOUSADO (estação da Linha do Minho)

Passatempo 01 - ver NR 1164 - Vencedor : Luís Miguel (Porto)
Passatempo 02 - ver NR 1168 - Vencedor : ninguém
Passatempo 03 - ver NR 1180 - Vencedor : ninguém
Passatempo 04 - ver NR 2229 - Vencedor : Gabriel Fernandes (Trofa)

Prazo de validade: Se ninguém acertar na resposta até às 09:00 do dia 11 de Outubro (segunda-feira), revelaremos a seguir a resposta correcta e não será inscrito, como se depreende, o nome do vencedor.

Nota Importante: Aquele(a) que fizer o favor de acertar e ser o(a) primeiro(a) a fazê-lo, verá o seu nome aqui referenciado, pelo que deve dar a conhecer o primeiro e último nome e a localidade onde está, mas atenção, não aceitamos respostas de pessoas anónimas, por isso, neste último caso, não adianta enviar a resposta à pergunta para a caixa de comentários, porque não será editada.


Luís Moreira


News Release 2228 : 10 e320 para a Eurostar


Faro [Portugal], 08.10.2010, Semana 40, sexta-feira, 10:27

A Eurostar acaba de confirmar a aquisição adicional de mais 10 comboios que vão reforçar o parque de 28 comboios GEC-Alsthom, que entretanto vão ser totalmente remodelados entre 2011 e 2014 nas oficinas da SNCF em Helemmes, perto de Lille. Desta vez, na aquisição deste lote suplementar de novos comboios, o consórcio Eurostar optou pela alemã Siemens (família Velaro), em detrimento da francesa Alstom, com o seu AGV.



Este contrato no valor de £700 milhões (libras esterlinas) agora fechado com a Siemens, obriga a construtora alemã a iniciar a construção dos e320 em 2012 e entregar o primeiro comboio em 2014 para começar depois de testes prévios, entrar em exploração, a 320 km/h entre Londres e Paris/Bruxelas.


Luís Moreira