09 agosto 2007

News Release 650 : SINALÉTICA INFORMATIVA PARA A REFER (Um projecto da LUISFER)




Porto [Portugal], 09.08.2007, Semana 31, Quinta-Feira, 20:01 - Temos desde Setembro de 2005, o esboço final de um projecto, que a LUISFER, entendeu por bem fazer, no sentido de contribuir para uma melhor identificação através de sinalética informativa, complementar do Regulamento de Sinais, que entendemos, caso fosse aplicável, daria uma perfeita organização e colmatava imensas falhas neste campo, de que muitos exemplos podiamos dar, na rede da REFER.

Pensamos que a REFER, responsável por esta área e herdeira dos usos e costumes da CP, também nesta área, pode ver neste nosso trabalho, um contributo que pensamos é válido, a bem do comboio em Portugal. Podemos igualmente com mágoa, mas sem ressentimentos, afirmar que na altura, pedimos o favor de sermos recebidos pelo Senhor Presidente da REFER em audiência, com vista a ter conhecimento em primeira mão, do programa comemorativo dos 30 anos da LUISFER, também convidarmos a CP e a REFER, a estarem associadas aos nossos 30 anos e também, gostariamos de dar conhecimento ao Senhor Presidente da REFER, que tinhamos 3 projectos (um deles, este), que gostariamos que a REFER, fosse conhecedora dos mesmos, também em primeira mão, não a pedido da mesma REFER, mas sim um contributo nosso. Depois de várias diligências tidas, nunca conseguimos ter uma resposta, nem nunca fomos recebidos, ao contrário da CP, que nos recebeu em audiência, - conforme também na altura fizemos relato - com um dos membros do Conselho de Gerência da CP, mas como é óbvio, não foi abordada esta matéria, por não ter relação com a CP, mas sim com a REFER.

Embora amigos leitores, nos façam chegar as suas muitas opiniões, quase de modo diário, algumas delas, no sentido de não ligarmos a provocações de outros, aproveitamos para afirmar a alguns incrédulos, que o responsável máximo da LUISFER, Luís Moreira, nunca teve nem tem necessidade, de repetir por mais que uma vez, que foi e é uma pessoa séria, atestanto em nosso favor, aqueles que estando mais próximos de nós, igualmente atestam, ou seja, uma afirmação basta. Por isso, indo mais a fundo, dizemos a essas pessoas, que de vez em quando (e sempre os mesmos e poucos), dizem que a LUISFER, fez tantos estudos em 30 anos, onde estão, então para vermos, aqui está mais um que apresentamos de modo parcial a todos os que gostam do caminho-de-ferro no nosso país, e se não estão mais, a esses mesmos é devido, por isso a contenção da nossa parte, pois essas pessoas não merecem, que demos mais ainda do que já demos, e sejamos tratados de uma maneira inqualificável, por alguns, que sendo poucos, multiplicam os seus planos no sentido de causar enormes prejuízos de imagem à mesma LUISFER, situação que até há pouco tempo, não acontecia. Aliás, na próxima segunda-feira, 13 de Agosto de 2007, aquando do encontro que desejamos ter com amigos nossos que queiram fazer o favor de estarem connosco, assim como, repetimos, o imenso gosto que teriamos, em ver representantes da CP e REFER, assim como das Associações de Amigos dos Comboios em Portugal, que sempre consideramos, por ocasião do nosso 31º aniversário, (em Campanhã, pelas 14:00), iremos precisamente abordar essa questão, não denunciando por agora, aquilo que já nos perguntaram.

A fim de não tornar muito extensa esta News Release, e depois destes entretantos, que alguns podem considerar polémicos, mas entendemos ser importantes frisar, apresentamos de seguida, os esquemas que fazem parte deste nosso projecto, que de maneira resumida, são sempre colocados e afixados em chapa de folha de alumínio e num poste em forma cílindrica em aço galvanizado, desprezando a fixação directamente na instalação fixa (por exemplo, túnel), anodizado em alguns casos, sempre lacados, quando por necessidade, e se optar, por reflector, obedece a normas de cor pantone e sempre as que estão neste projecto representadas, tipo e diâmetros das letras e números, inscrever sempre Linha Norte, Linha Beira Alta ou Ponte São João por exemplo e não Linha do Norte, Linha da Beira Alta ou Ponte de São João, assim como outros pormenores, como terem relevo de contorno, ou não, que não são abordados nesta mesma News Release, por precisarem considerações técnicas, que não interessa desenvolver por agora.

1 - Sendo assim, começando pelo princípio, e sempre numa posição de recomendação, a LUISFER, sugere que os quilómetros e hectómetros das vias férreas em Portugal, deviam ser assinalados, da seguinte forma:

1.1 - Os pontos quilométricos, assim:



1.2 - Dentro do mesmo quilómetro, os hectómetros, assim:



Neste caso, trata-se de um bloco em betão, pintado de branco, enterrado 3/4 na referida plataforma, de modo, a ser vísivel o que o esquema representa.

2 - Passando agora ao capítulo das Linhas e Ramais e equiparados, a referida sinalética é comum na cor verde, com algumas variantes a saber:

2.1 - Para as Linhas, temos:



Através do exemplo dado, esta sinalética estaria colocada assim na estação da PAMPILHOSA, precisamente ao km 0 da mesma linha. Mas a mesma placa, pode ser repetida em plena via e ao longo desta linha em diversos locais, mas sem a placa identificativa do ponto quilométrico, que não interessa colocar, visto haver marcação quilométrica e ao hectómetro. Este comportamento também é seguido noutras situações análogas ou percebidas como tal.

2.2 - Para os Ramais, temos também:



2.3 - A nível de Concordâncias, apresentam a seguinte placa:



2.4 - A nível de Bifurcações, igualmente apresentam a seguinte placa:



2.5 - Por fim, os Ramais Particulares, são assim identificados:



3 - A nível de estações, como se sabe, algumas contém placas de altimetria, outras não, pelo que passariam todas a ter a sua altura identificável e estarem assim:



4 - Também passariam a ser colocadas estas placas sinaléticas, de modo a identificar os Terminais existentes na rede. Seriam assim:



5 - Passando às obras de arte, como pontes, viadutos ou túneis, estariam também devidamente identificados, conforme assim:

5.1 - Os Túneis, teriam 2 placas, uma em cada boca, afixado em poste e não directamente na parede exterior ou interior da mesma instalação fixa, tendo-lhe associado o respectivo ponto quilométrico. O exemplo dado, é o seguinte:



5.2 - A nível de Pontes e Viadutos, temos as seguintes placas, sempre colocadas a meio da Instalação Fixa em causa e sempre do lado ascendente:

5.2.1 - Para as Pontes, assim:



5.2.2. - Para os Viadutos, assim:




5.2.3. - Geralmente, as pontes e viadutos, salvam linhas de águas, pelo que, no lado descendente da via e em frente à placa que identifica a Instalação Fixa (ver 5.2.1 e 5.2.2), será colocada uma segunda placa, com o nome da linha de água, que pode ser um rio ou uma ribeira, ou seja, assim:



5.2.4 - Igualmente, através de pontes e viadutos, são salvas vias rápidas e estradas, pelo que são identificadas assim:



Também podem ser salvos, por pontes e viadutos, vias férreas, e nesse caso, aplicar o que este projecto já prevê e contém no que toca a Linhas e Ramais.

6 - Por fim, também são dignas de serem assinaladas, as sub-estações de tracção de catenária, espalhadas ao longo da rede. Seriam assinaladas, assim:

6.1 - Para as sub-estações 25Kv 50Hz ac, temos:



6.2 - E por fim, para as sub-estações 1500 V cc, temos:



Pensamos que sendo um investimento financeiro, não muito oneroso e ajustável no tempo de implementação de todas estas placas, por parte da REFER, em equipar toda a rede, com esta sinalética informativa, por isso, complementar ao Regulamento de Sinais, viria substituir de forma condigna e irrepreensível, a que existe, a que existe e se encontra degradada e por fim, instalar, onde neste momento, pura e simplesmente não existe. Pensamos que a LUISFER, dá assim mais um contributo válido, em favor do caminho-de-ferro português, quando estamos a 4 dias do nosso 31º aniversário.

Luís Moreira

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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