26 setembro 2009

News Release 1030 : REGULADOR FERROVIÁRIO FRANCÊS JÁ FOI CRIADO



Faro [Portugal], 26.09.2009, Semana 39, Sábado, 10:53 - A lei que cria um órgão regulador ferroviário francês foi aprovada pela Assembleia Nacional francesa no passado dia 22 deste mês. A Autorité de Régulation des Activités Ferroviaires, assim denominada, foi criada duma maneira preventiva, sem muita consistência, dizemos nós também, antes da liberalização do transporte ferroviário internacional de passageiros na Europa, que produzirá efeitos a partir do próximo dia 13 de Dezembro, como infelizmente já sabemos.

Como já dissemos muitas vezes, somos pelo futuro (não conservadores) e pelo desenvolvimento do caminho-de-ferro na Europa, mas quando uma coisa está bem, não se deve mexer e mexer mal, como já aconteceu noutras áreas também do domínio ferroviário, que em boa altura também denunciamos. Esta liberalização forçada imposta pela União Europeia, ainda vai trazer muitos amargos de boca, quer aos parlamentares de Strasbourg, quer aos próprios dirigentes ferroviários que na vez de se oporem, aceitam que se esteja a fazer aquilo que se está a fazer. Lidar com comboios, é muito diferente do que trabalhar com aviões e navios, em que aí a liberalização foi bem-vinda, tirando alguns procedimentos também pouco católicos, como o querer (quase de modo obrigatório) que se privatizem as chamadas companhias de bandeira (TAP, IBERIA, etc., etc..), no domínio aéreo, em que aí somos frontalmente contra.

Luís Moreira



News Release 1029 : NA REPÚBLICA CHECA CHEGA-SE AOS 200 KM/H


Faro [Portugal], 26.09.2009, Semana 39, Sábado, 10:01 - A gestora da Infra na República Checa, a SŽDC (congénere da nossa REFER), decidiu incrementar toda a logística necessária, no sentido de elevar a velocidade máxima dos actuais 160 km/h, para os 200 km/h e mesmo um patamar superior, na ordem dos 230 km/h, em alguns dos seus eixos fundamentais e para os próximos anos.

Tendo como horizonte de implementação destas novas velocidades para 2012-2015, a operadora checa terá que fazer aquilo que nós já fizemos no nosso país há anos atrás, por exemplo na Linha do Norte (troços renovados), que é o de adaptar a sinalização luminosa e eliminar as também muitas passagens de nível que por lá também existem.

As linhas que estão neste plano de modernização, são Brno - Ostrava, Brno - Breclav, Chocen-Pardubice e Moravská Nová Ves - Napajedla.

Como os nossos amigos leitores sabem, também a CD (igual a CP em Portugal), tem no seu parque, pendulares similares ao nosso Alfa Pendular, mas com mais caixas que o nosso e que se matriculam na série UIC 680 e a sua velocidade máxima é de 230 km/h e como se pode constatar, não alcançam em grande medida, a sua potencialidade em termos de velocidade, pois estão limitados por agora a 160/180 km/h em território checo.

Luís Moreira