13 maio 2010

News Release 2049 : One to One apanha CP Kids


Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 23:11

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Meios & Publicidade
Autor: Pedro Durrães
Data: Anteontem

A CP – Comboios de Portugal entregou à agência de marketing relacional One to One o desenvolvimento de um projecto digital orientado para o target infantil. A agência, que já se encontrava a trabalhar no site CP Kids, que deverá estar online até ao final de 2011, vai então assegurar um projecto digital inserido no Projecto europeu START que visa sensibilizar as crianças portuguesas para as vantagens do transporte ferroviário através de acções lúdicas e didácticas.


Paulo Almeida



News Release 2048 : Espanha pode atrasar Lisboa-Madrid


Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 23:08

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes & Negócios
Autor: Redacção
Data: Ontem

A linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid poderá ser uma das obras públicas abrangidas pelos cortes de investimento anunciados pelo governo de Espanha.

Espanha vai cortar mais de seis mil milhões de euros no investimento público até 2011. Madrid garante que nenhuma obra será abandonada, mas concede que haverá atrasos na execução dos trabalhos, atrasos esses que poderão chegar a um ano.

Os cortes na despesa pública afectarão essencialmente as obras que estejam mais atrasadas. O que, falando de Alta Velocidade ferroviária, se aplica à ligação de Madrid à fronteira, da linha Lisboa-Madrid.

“A informação sobre que obras ou que projectos se desacelerarão será explicada pelo ministro na próxima semana, no Parlamento”, adiantou uma fonte do Ministério do Fomento espanhol citada pela “Lusa”.

De acordo com o calendário actual, a ligação Lisboa-Madrid deveria estar operacional em 2013, mas o governo de Sócrates acaba de decidir adiar a ligação Lisboa-Poceirão.

Recorde-se que já foi Espanha, pela voz do actual ministro do Fomento, que veio a Lisboa dizer que seria impossível concluir no prazo original a ligação Porto-Vigo, factor decisivo para a decisão do MOPTC de atrasar os trabalhos também do lado de cá da fronteira.


Paulo Almeida



News Release 2047 : MSC reivindica crescimento do TVT


Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 22:59

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes & Negócios
Autor: Redacção
Data: Ontem

“Mais de 99% do movimento do TVT em 2009 e 2010 é da MSC”, afirma o director-executivo da companhia em Portugal, na sequência da divulgação dos resultados do Terminal Multimodal do Vale do Tejo.

Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS oportunamente noticiou, o TVT reportou para 2009 um crescimento de 16% na movimentação de TEU e de 42% no número de comboios.

A empresa justificou os números, e bem assim o forte crescimento de 60% experimentado no arranque de 2010, com a “parceria estratégica” estabelecida com a Takargo, que ali estabeleceu a sua base de operações depois de a MSC se ter mudado para as instalações próprias, também no Entroncamento.

Sem contestar os números, Carlos Vasconcelos afirma, em e-mail enviado ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, que “é completamente falso que o TVT tenha movimentado mais comboios e contentores em 2009 graças à Takargo”.

“Mais de 99% do movimento do TVT em 2009 e em 2010 é da MSC”, acrescenta aquele responsável. Que reforça dizendo que “o movimento da Takargo é absolutamente residual, como será facilmente verificável por quem queira saber efectivamente quais os volumes movimentados”.

Carlos Vasconcelos sublinha ainda que embora a MSC tenha inaugurado e esteja a operar no seu terminal próprio “desde Novembro de 2009, ainda mantém um volume significativo das suas operações no TVT”, justificando-o com o facto de “não deter ainda os estatutos aduaneiros do seu terminal necessários à movimentação das cargas não comunitárias”.

A MSC tem a CP Carga como parceira na movimentação, por via férrea, dos contentores de e para o terminal do Entroncamento.


Paulo Almeida



News Release 2046 : Deputado do PCP reúne com REFER sobre a Linha do Oeste


Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 21:50

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Jornal das Caldas
Autor: Francisco Gomes
Data: Ontem

O deputado Bruno Dias, do PCP, veio na passada segunda-feira às Caldas da Rainha para ter uma reunião com responsáveis técnicos da REFER, gestora das infra-estruturas ferroviárias, e falar sobre a modernização da Linha do Oeste.

“Temos vindo na Assembleia da República a questionar a tutela – Ministério dos Transportes – sobre os investimentos e apresentar propostas, nomeadamente quando se trata da discussão do Orçamento de Estado”, declarou o comunista.

“A Linha do Oeste é um investimento que não podemos deixar cair no esquecimento”, sublinhou.

Acompanhado de dois elementos da comissão concelhia do PCP, Vítor Fernandes e António Barros, o deputado na Assembleia da República acusou o Governo de “falta de vontade política”.



“Há um conjunto de estudos, o problema é a vontade política. Há ordens para cortes muitos significativos no orçamento de investimento da empresa, o que é preocupante”, declarou.

“Saímos com a confirmação da possibilidade de desenvolver este investimento de modernização e requalificação – que custaria, no total, 160 milhões de euros. Existe conhecimento do que é preciso fazer, custa dinheiro, mas assim é juntar gasolina à fogueira, porque a resposta não pode ser cortar o investimento, porque isso é também cortar o emprego”, indicou, adiantando que os requerimentos, propostas e intervenções no parlamento sobre esta matéria vão continuar.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao Jornal das Caldas.


Paulo Almeida



News Release 2045 : Alteração ao serviço Regional CP amanhã (14 de Maio) nas Linhas do Minho e Douro


Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 21:40

Recebemos a seguinte informação por parte da CP, que de imediato editamos em favor dos leitores interessados.

A CP informa que, no âmbito da Visita Papal, irá efectuar as seguintes alterações ao serviço regional, no dia 14 de Maio, nas Linhas do Douro e Minho:




Luís Moreira


News Release 2044 : Papa Bento XVI no Porto


Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 21:28

Recebemos a seguinte informação por parte da MP Metro do Porto, que de imediato editamos em favor dos leitores interessaos.

No dia 14 de Maio todos os caminhos vão dar à Avenida dos Aliados, com a visita do Papa Bento XVI ao Porto.

O Metro reforça o seu serviço em toda a rede, garantindo a melhor mobilidade em toda a cidade.

De 13 para 14 de Maio, o Metro funciona em contínuo durante toda a noite (excepto na Linha Violeta), sempre com máxima oferta.

A Estação dos Aliados está encerrada todo o dia 14, reabrindo apenas ao final da tarde.

O Metro do Porto recomenda a utilização das estações da Trindade (para quem venha de Norte), de S. Bento (para quem venha de Sul) e do Bolhão (Nascente).

Por razões de segurança, a Estação de S. Bento e o Funicular dos Guindais estão temporariamente encerrados entre as 9H00 e as 10H00, não sendo neste período possível circular na Linha Amarela entre General Torres e o Porto.



Muito importante: evite as filas - compre ou carregue antecipadamente o seu Andante com 2 viagens.

A rede de vendas Andante disponibiliza um título especial válido para todo o dia 14 de Maio, sem limite de viagens em toda a rede intermodal Andante, pelo valor de € 2,50.


Luís Moreira