01 outubro 2009

News Release 1043 : REI DA SUÉCIA APOSTA NA GRANDE VELOCIDADE FERROVIÁRIA



Faro [Portugal], 01.10.2009, Semana 40, Quinta-feira, 10:59 - No passado dia 22 de Setembro, o Rei Carl Custav da Suécia, visitou e fez-se transportar a bordo de um AVE da RENFE (TGV espanhol), entre Barcelona Sants e Zaragoza Delicias. Devemos dizer que o monarca sueco, assim como as principais autoridades governamentais suecas, e ainda os responsáveis ferroviários, seja da Banverket (o mesmo que REFER em Portugal), como da SJ (o mesmo que CP em Portugal), já mostraram interesse em avançar na Grande Velocidade Ferroviária, aliás, já há instrumentos e projectos nesta matéria para ligar Stockholm a Göteborg e a Malmö, com conhecimento e inscritos no programa GV da UIC.




Também devemos dizer que a Noruega e a Finlândia, já se mostraram também interessadas e não querem ficar fora da GV. Esta atitude correcta, sobre o nosso ponto de vista, deita por terra as afirmações de muitos críticos do TGV em Portugal, afirmando que os países nórdicos não possuem TGV. Já, na altura em que ainda não existia a Banverket, e era a SJ que respondia pela infra, que se fizeram as primeiras rectificações nas linhas convencionais para receber o pendolino sueco, o X 2000, se dizia, que se devia logo ter apostado na GV. Não se apostou, vai-se fazer isso agora e o X 2000, trouxe uma melhoria no serviço, velocidade e oferta, mas não chega, os suecos querem mais.

Nesta sua visita de trabalho, o Rei Gustav foi acompanhado pelos Presidentes da RENFE e ADIF, respectivamente Teófilo Serrano e Antonio Gonzalez, junto com membros do governo sueco e uma equipa de responsáveis ferroviários da Suécia.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Vía Libre / For photo, thanks to Vía Libre.
Luís Moreira



News Release 1042 : CISALPINO VAI ACABAR



Faro [Portugal], 01.10.2009, Semana 40, Quinta-feira, 10:34 - Os caminhos-de-Ferro Federais Suiços (SBB CFF FFS), assim como a TRENITALIA do Grupo FS de Itália, decidiram colocar um fim na sua joint-venture (50-50) denominada CISALPINO, que criada em 1993 e que como os nossos amigos leitores sabem, tinha a seu cargo as ligações internacionais entre a Suiça e a Itália, junto com a Alemanha durante algum tempo, operando com os famosos Pendolinos de origem italiana.

Mais uma vez, gostariamos de acrescentar, que, aos poucos e poucos, as administrações ferroviárias vão percebendo que inovar, num certo grau de modernidade "duvidosa", não é a melhor solução, pois neste caso da CISALPINO, sabemos que um dos factores que levaram à dissolução da empresa, se deve aos custos elevados de operação, muito superiores aos que seriam suportados, caso fosse a SBB CFF FFS e FS a explorarem no modo antigo, como hoje ainda acontece em muitas relações internacionais, como por exemplo entre a CP e a RENFE para a relação Madrid - Lisboa, e ao contrário do que acontece com a Elypsos que gere por conta da SNCF e RENFE, a exploração do Talgo Pendular que faz no modo diário a ligação Paris - Madrid. Um dia destes, também iremos assistir à dissolução desta empresa também, ou não, veremos.

A terminar, gostariamos de lembrar que a LUISFER era já há vários anos, membra do clube CISALPINO.

Luís Moreira