20 setembro 2007

News Release 717 : MOPTC (Despacho 22045/2007)




Porto [Portugal], 20.09.2007, Semana 38, Quinta-Feira, 11:18 - Informamos os nossos amigos leitores, de que, o MOPTC Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, através do Gabinete da Secretária de Estado dos Transportes, fez publicar no Diário da República, II Série, nº 182, de hoje, 20 de Setembro de 2007, um Despacho (nº 22045/2007), que observa assim:

Considerando que as crescentes exigências em matéria de transportes obrigam a sistemáticas intervenções, que visam elevar os níveis de qualidade, designadamente no que respeita à segurança;
Considerando que, em matéria de segurança ferroviária, estão em curso, em todo o País, diversas acções, que visam a redução do índice de sinistralidade em passagens de nível, quer através da sua supressão, quer da melhoria das condições de segurança no seu atravessamento:
Neste quadro, assume vital importância a construção de três passagens superiores ao caminho de ferro, respectivamente, aos quilómetros 33+385, 67+674 e 76+748 da linha do Oeste.
Por isso, torna-se imprescindível a expropriação das parcelas de terreno necessárias à sua construção, cuja implantação se localiza para além dos actuais limites do domínio público ferroviário.
Considerando o interesse nacional de que se reveste a construção das infra-estruturas acima referidas e das respectivas obras complementares, nos termos e ao abrigo da delegação de competências constante do despacho n.o 16 347/2005 (2.a série), publicado no Diário da República, 2.a série, n.o 143, de 27 de Julho:
Assim, a requerimento da Rede Ferroviária Nacional—REFER, E. P., considerando que para a materialização das referidas obras é indispensável a expropriação das mencionadas parcelas de terreno, no uso dos poderes conferidos pelos artigos 1.o, 3.o, 14.o, n.o 1, alínea a), e 15.o, todos do Código de Expropriações, aprovado pela Lei n.o 168/99, de 18 de Setembro, e tendo em vista o atempado desenvolvimento dos trabalhos, determino o seguinte:

1—A declaração de utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação das já citadas parcelas de terreno, constantes das plantas e mapas de áreas, que em anexo se publicam.
2—Autorizar a REFER, E. P., a tomar posse administrativa das parcelas de terreno anteriormente referidas, ao abrigo do n.o 1 do artigo 19.o do citado Código.
3—Os encargos com as expropriações são da responsabilidade da REFER, E. P., para os quais dispõe de cobertura financeira.

28 de Junho de 2007
A Secretária de Estado dos Transportes,
Ana Paula Mendes Vitorino

Luís Moreira

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««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
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Telefone: [351] 914 665 159
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News Release 716 : MOPTC (Despacho 22044/2007)




Porto [Portugal], 20.09.2007, Semana 38, Quinta-Feira, 10:51 - Informamos os nossos amigos leitores, de que, o MOPTC Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, através do Gabinete da Secretária de Estado dos Transportes, fez publicar no Diário da República, II Série, nº 182, de hoje, 20 de Setembro de 2007, um Despacho (nº 22044/2007), que observa assim:

Considerando que as crescentes exigências em matéria de transportes obrigam a sistemáticas intervenções, que visam elevar os níveis de qualidade, designadamente no que respeita à segurança;
Considerando que, em matéria de segurança ferroviária, estão em curso, em todo o País, diversas acções, que visam a redução do índice de sinistralidade em passagens de nível, quer através da sua supressão quer da melhoria das condições de segurança no seu atravessamento;
Neste quadro, assume vital importância a construção de três passagens desniveladas no concelho de Alcácer do Sal e uma no concelho de Grândola, respectivamente, aos quilómetros 65+372, 68+378, 72+541 e 101+935 da linha do Sul:
Por isso, torna-se imprescindível a expropriação das parcelas de terreno necessárias à sua construção cuja implantação se localiza para além dos actuais limites do domínio público ferroviário.
Considerando o interesse nacional de que se reveste a construção das infra-estruturas acima referidas e das respectivas obras complementares, nos termos e ao abrigo da delegação de competências constante do despacho n.o 16 347/2005 (2.a série), publicado no Diário da República, 2.a série, n.o 143, de 27 de Julho de 2005:
Assim, a requerimento da Rede Ferroviária Nacional—REFER, E. P., considerando que para a materialização das referidas obras é indispensável a expropriação das mencionadas parcelas de terreno, no uso dos poderes conferidos pelos artigos 1.o, 3.o, 14.o, n.o 1, alínea a), e 15.o, todos do Código das Expropriações, aprovado pela Lei n.o 168/99, de 18 de Setembro, e tendo em vista o atempado desenvolvimento dos trabalhos, determino o seguinte:

1—A declaração utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação das já citadas parcelas de terreno, constantes das plantas e mapas de áreas, que em anexo se publicam.
2—Autorizar a REFER, E. P., a tomar posse administrativa das parcelas de terreno anteriormente referidas, ao abrigo do n.o 1 do artigo 19.o do citado Código.
3—Os encargos com as expropriações são de responsabilidade da REFER, E. P., para os quais dispõe de cobertura financeira.

8 de Fevereiro de 2007
A Secretária de Estado dos Transportes,
Ana Paula Mendes Vitorino

Luís Moreira

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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News Release 715 : 167 ANOS DA GARE DE PARIS AUSTERLITZ




Porto [Portugal], 20.09.2007, Semana 38, Quinta-Feira, 10:20 - Faz hoje 167 anos, que foi inaugurada a estação de Paris Austerlitz. Inaugurada ao mesmo tempo em que se inaugurou o troço entre esta mesma estação e Corbeil-Essonnes, da linha Paris - Orléans, da Companhia Paris-Orléans, esta estação, com o traço do arquitecto Pierre-Louis Renaud, comporta 21 vias e pelas suas plataformas, passam por ano, 25 milhões de clientes SNCF.



Durante décadas e décadas, foi por esta estação que se chegava e partia para Lisboa, a bordo do Sud Express e foi também Austerlitz, palco de muitas partidas e chegadas dos famosos comboios TEE Aquitaine, L´Étendard ou Le Capitole, que de modo diário, ligavam Paris a Bordeaux e a Toulouse, respectivamente. De destacar também, como facto importante, que, desde que se inaugurou na década de 90 os serviços com o TGV Atlantique, Austerlitz perdeu muito da sua importância e tráfego, ou seja, os comboios convencionais Grandes Lignes para todo o Sud-Ouest foram suprimidos e passaram a ser feitos em TGV, que por outro lado, passaram a ter como estação terminal em Paris, não Austerlitz, mas sim, a gare de Montparnasse.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento à Wikipédia / For photo, thanks to Wikipedia.

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News Release 714 : COLHIDA FATAL NA BAIXA DA BANHEIRA




Porto [Portugal], 20.09.2007, Semana 38, Quinta-Feira, 00:49 - Através desta News Release, anunciamos mais uma morte em ambiente ferroviário, que como certamente se percebe, perfeitamente evitável, caso as pessoas tivessem e tomassem sempre as devidas precauções. Ainda para mais, pois quem morreu, perdeu a vida, para tentar salvar a de outra pessoa, que não foi prudente.

Com efeito, segundo informa a SIC Notícias, ao princípio da noite (cerca das 19:00 de ontem), na estação da Baixa da Banheira, Linha do Alentejo, uma mulher de 55 anos atravessava a linha fora da zona de passagem pedonal. Com a aproximação do comboio, um homem, com idade entre os 60 e os 65 anos, terá tentado ajudá-la, acabando por ser colhido, acabando por morrer no local.



Diz ainda a SIC, que a mulher sofreu traumatismo craniano e foi assistida por uma equipa do INEM Instituto Nacional de Emergência Médica, que a acompanhou até ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde ficou internada. Editamos também o habitual Rail Safety Notice, com pormenores sobre este acidente.

A LUISFER, apresenta sentimentos de pesar aos familiares da pessoa falecida.

Luís Moreira

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