03 novembro 2009

News Release 1191 : A estação de São Bento é uma das 10 melhores


Faro [Portugal], 03.11.2009, Semana 45, Terça-feira, 19:08

A inglesa Lonely Planet's Travel, ligada às viagens, turismo e publicações conexas, acaba de escolher o top ten das estações ferroviárias europeias. Entre as 10 grandes estações, está 1 portuguesa. Veja a lista:

01 - London St Pancras International
02 - Paris Gare de Lyon
03 - Antwerp Centraal
04 - Venezia Santa Lucia
05 - Praha Hlavní
06 - Budapest Keleti
07 - Firenze Santa Maria Novella
08 - Helsinki Rautatieasema
09 - Paris Porte Dauphine
10 - Porto São Bento



As estações 02 e 09 são em França, as 04 e 07 em Itália, e com uma estação cada, Portugal (10), Reino Unido (01), Bélgica (03), República Checa (05), Hungria (06) e Finlândia (08).

Contaram para esta classificação, por exemplo, a magnífica arquitectura belle époque na estação de Lyon em Paris, a verdadeira catedral que é a Centraal de Antwerp, a magia de Santa Lucia em Venezia e os magníficos azulejos da nossa estação de São Bento, no Porto, entre outros predicados também atribuídos às outras grandes terminais europeias.


Luís Moreira


News Release 1190 : LIGA SAGRES (os percursos ferroviários para a 10ª jornada)


Faro [Portugal], 03.11.2009, Semana 45, Terça-feira, 18:56

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes da Liga Sagres que nesta 10ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, ou seja:



e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial, nas suas deslocações.



Temos então:


Para os adeptos do BRAGA que vão a GUIMARÃES (VITÓRIA DE GUIMARÃES)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de meia distância entre Braga e Guimarães, partir em direcção ao estádio e fim de percurso. A opção por comboio, via Nine e Lousado é muito mais longíqua, por isso, não recomendada.



Para os adeptos do OLHANENSE que vão a SETÚBAL (VITÓRIA DE SETÚBAL)


1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de Olhão, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Setúbal, com transbordo na estação da REFER de Faro;
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do NAVAL que vão a LISBOA (BENFICA)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER da Figueira da Foz, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Lisboa Sete Rios, com transbordo nas estações da REFER das Caldas da Rainha e Mira Sintra/Meleças;
2 - Mudar-se para a estação do ML de Jardim Zoológico, apanhar o metro e sair na estação do ML de Colégio Militar/Luz, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos da ACADÉMICA que vão a LEIRIA (UNIÃO DE LEIRIA)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de Coimbra, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Leiria, com transbordo na estação da REFER de Coimbra-B. Existe também como opção, ir desde Coimbra em direcção à Figueira da Foz e fazer transbordo no apeadeiro da Bifurcação de Lares, apanhando os comboios da relação Figueira da Foz a Leiria.
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do NACIONAL que vão a MATOSINHOS (LEIXÕES)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de meia distância até ao Aeroporto do Funchal Madeira da ANAM, apanhar o avião da TAP e sair no Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro da ANA;
2 - Mudar-se para a plataforma ferroviária da MP, apanhar o metro e sair na estação do MP de Estádio do Mar, com transbordo na estação do MP de Senhora da Hora;
3 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do PAÇOS DE FERREIRA que vão a LISBOA (BELENENSES)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de meia distância em direcção à estação da REFER de Paredes, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Lisboa Santa Apolónia, com transbordo na estação da REFER de Porto Campanhã.
2 - Mudar-se para a plataforma do ML da estação de Lisboa Santa Apolónia, apanhar o metro e sair na estação do ML de Cais do Sodré, com transbordo na estação do ML de Baixa/Chiado;
3 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação do Cais do Sodré e apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Lisboa Belém;
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do FC PORTO que vão ao FUNCHAL (MARÍTIMO)

1 - Partir do estádio em direcção à estação do MP de Estádio do Dragão, apanhar o metro e sair na estação do MP de Aeroporto Francisco Sá Carneiro;
2 - Mudar-se para a plataforma aeroportuária da ANA no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, apanhar o avião da TAP e sair no Aeroporto do Funchal Madeira da ANAM, solução rodoviária de meia distância até à cidade do Funchal, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do SPORTING que vão a VILA DO CONDE (RIO AVE)

1 - Partir do estádio em direcção à estação do ML do Campo Grande, apanhar o metro e sair na estação do ML do Oriente, com transbordo na estação do ML da Alameda;
2 - Mudar-se para a plataforma da REFER da estação do Oriente, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Porto Campanhã;
3 - Mudar-se para a plataforma da MP na estação de Campanhã, apanhar o metro e sair na estação do MP de Vila do Conde.
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.



Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.


Luís Moreira


News Release 1189 : Modern Railways nº 733


Faro [Portugal], 03.11.2009, Semana 45, Terça-feira, 17:50

Editamos nesta News Release, com cortesia, a capa da revista inglesa MODERN RAILWAYS, com o nº 733, que reporta ao mês de Outubro de 2009.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em inglês)

• Scotland strikes an independent note
Priorities are different north of the border

• Walk like an EGIPtian
The Scots strut their stuff with an impressive electrification plan

• Airdrie-Bathgate: one year to go
Four trains an hour on a new electric railway in December 2010

• Lugton loop complete 5
New infrastructure will allow the Kilmarnock service to go half-hourly

• GARL held up at airport end
Planning problems hit the Glasgow airport rail link

• Disputes dog Edinburgh Tram
The line is gradually taking shape, despite all the argument


Luís Moreira


News Release 1188 : LIGA VITALIS (os percursos ferroviários para a 9ª jornada)


Faro [Portugal], 03.11.2009, Semana 45, Terça-feira, 17:44

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes da Liga Vitalis que nesta 9ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, ou seja:



e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial, nas suas deslocações.


Temos então:


Para os adeptos do ESTORIL que vão a BARCELOS (GIL VICENTE)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER do Estoril;
2 - Apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Lisboa Cais do Sodré;
3 - Mudar-se para a plataforma do ML e apanhar o metro e sair na estação do ML de Santa Apolónia, com transbordo na estação do ML de Baixa-Chiado;
4 - Mudar-se para a plataforma da REFER, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Barcelos, com transbordo nas estações da REFER de Porto Campanhã, e Nine. Se apanhar o AP Lisboa - Braga, tem que fazer transbordo nas estações da REFER de Famalicão e Nine.
5 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do OLIVEIRENSE que vão a PENAFIEL (FC PENAFIEL)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de Oliveira de Azeméis, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Penafiel, com transbordo nas estações da REFER de Espinho e Porto Campanhã.
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do PORTIMONENSE que vão ao CARREGADO (CARREGADO)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de Portimão, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER do Carregado, com transbordo nas estações da REFER de Tunes e Lisboa Oriente;
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do FEIRENSE que vão à VILA DAS AVES (AVES)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER de Vila da Feira, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Vila das Aves, com transbordo nas estações da REFER de Espinho e Porto Campanhã;
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do SPORTING DA COVILHÃ que vão a FÁTIMA (FÁTIMA)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER da Covilhã, apanhar o comboio da CP e sair nas estações da REFER de Fátima ou Caxarias, com transbordo nas estações da REFER de Castelo Branco (nem sempre) e Entroncamento (sempre).
2 - Solução rodoviária de meia distância entre as estações da REFER de Fátima ou de Caxarias para Fátima, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do BEIRA-MAR que vão a FREAMUNDE (FREAMUNDE)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER de Aveiro, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Paredes, com transbordo na estação da REFER de Porto Campanhã;
2 - Solução rodoviária de meia distância entre a estação da REFER de Paredes e Freamunde, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do VARZIM que vão à TROFA (TROFENSE)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de meia distância entre a Póvoa de Varzim e a Trofa, partir em direcção ao estádio e fim de percurso. A opção por metro e comboio é muito mais longíqua, por isso, não recomendada.


Para os adeptos do CHAVES que vão a PONTA DELGADA (SANTA CLARA)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de grande distância entre Chaves e a estação da REFER de Braga, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Porto Campanhã;
2 - Mudar-se para a plataforma da MP e apanhar o metro na estação da MP de Campanhã e sair na estação da MP de Aeroporto Francisco Sá Carneiro;
3 - Mudar-se para a plataforma aeroportuária da ANA do Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro, apanhar o avião da Sata e sair no Aeroporto da ANA de Ponta Delgada João Paulo II;
4 - Solução rodoviária de pequena distância entre o Aeroporto e Ponta Delgada, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.


Luís Moreira


News Release 1187 : Today's Railways nº 166


Faro [Portugal], 03.11.2009, Semana 45, Terça-feira, 16:00

Editamos nesta News Release, com cortesia, a capa da revista inglesa TODAY'S RAILWAYS Europe, com o nº 166, que reporta ao mês de Outubro de 2009.




Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em inglês)

• Terrible half-year results for EU railway
• Skoda wins further SZZK contracts
• New tarins and CTC for FEVE
• Passenger trains in NRW
• Mesolcina - a little known tourist line
• Class 58s at work in France


Luís Moreira


News Release 1186 : BNSF pertence agora a Warren Buffett


Faro [Portugal], 03.11.2009, Semana 45, Terça-feira, 15:52

Mais depressa que nós, a economia norte-americana já arrancou para um novo ciclo, e a apontar nesse sentido, é o facto de ainda em tempos de crise, mais um negócio gigante é efectuado na terra do tio Sam. Warren Buffett acaba de adquirir na totalidade (já detinha em parte) a holding BNSF Burlington Northern Santa Fe por USD 34 mil milhões, que como os leitores sabem, gere uma rede vastíssima de caminhos-de-ferro nos Estados Unidos e em parte no Canadá e que junto com a UP Union Pacific, são as duas maiores operadores ferroviárias nos Estados Unidos.


Luís Moreira


News Release 1185 : FERROVISSIME Nº 20


Faro [Portugal], 03.11.2009, Semana 45, Terça-feira, 15:30

Editamos nesta News Release, com cortesia, a capa da revista francesa FERROVISSIME, com o nº 20, que reporta ao mês de Outubro de 2009.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em francês):

• Vapeur
La ligne de Vincennes restée fidèle à la vapeur jusqu'à sa mort ! Il y a 40 ans, la fin des 1-141 TB de la Bastille (p.2)

• Electriques
E 4000 et BB 4500 Midi. La première vie en montagne des futures BB 1500 et 1600 (p.22)

• Autorails
Centres-autorails des années 1960/70. Faisons le plein de gas-oil ! (p.27)

• Installations

• Les passages à niveau. Dispositifs d'annonce, la signalétique, les types de barrière (p.33)
• Des trains pour évacuer le bois des Landes. Les opérateur fret en concurrence dans les gares bois (p.40)

• Wagons
Les wagons au service du bois. France-wagons, Fret SNCF, DB Cargo et CD Cargo à la rescousse (p.48)

• Voitures
Le temps des "cocottes-minutes". Quand les "Dévorants" faisaient de la vapeur en traction diesel (p.51)

• Electriques
Adaptation des besoins en locomotives. Quels changements à court terme pour les effectifs ? (p.60)

• Divers
Rectificatifs et compléments d'informations (p.50)

• Divers/Médiathèques
(p.62)

• Dossier Ferrovissimo
BB 67400. 40 ans au service des rails sans caténaire (2e partie)


Luís Moreira