07 setembro 2009

News Release 963 : LIGA SAGRES (os percursos ferroviários para a 4ª jornada)



Olhão [Portugal], 07.09.2009, Semana 37, Segunda-feira, 21:24 - Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes da Liga Sagres que nesta 4ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, ou seja, Naval, Braga, Nacional, Leixões, Leiria, Académica, Benfica e Paços de Ferreira, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial, nas suas deslocações.



Temos então:

Para os adeptos do NAVAL que vão a GUIMARÃES.

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER da FIGUEIRA DA FOZ, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de GUIMARÃES, com transbordo nas estações REFER de COIMBRA-B e PORTO CAMPANHÃ;
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Para os adeptos do BRAGA que vão ao FUNCHAL.

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de BRAGA, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de PORTO CAMPANHÃ;
2 - Apanhar o metro da MP na estação de CAMPANHÃ e sair na estação do AEROPORTO, utilizando a linha violeta;
3 - Apanhar no Aeroporto do PORTO Francisco Sá Carneiro da ANA, o avião da TAP e sair no Aeroporto do FUNCHAL da ANAM;
4 - Solução rodoviária desde o Aeroporto até ao estádio e fim de percurso.

Para os adeptos do NACIONAL que vão a VILA DO CONDE.

1 - Partida do estádio em solução rodoviária, rumo ao Aeroporto do FUNCHAL da ANAM e apanhar avião da TAP e sair no Aeroporto do PORTO Francisco Sá Carneiro da ANA;
2 - Apanhar o metro da MP na estação do AEROPORTO e sair na estação de VILA DO CONDE, utilizando as linhas violeta e vermelha, com transbordo na estação dos VERDES;
3 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Para os adeptos do LEIXÕES que vão ao PORTO.

1 - Partida do estádio em direcção à estação do MP do ESTÁDIO DO MAR, apanhar o metro da MP e sair na estação do ESTÁDIO DO DRAGÃO, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Para os adeptos do LEIRIA que vão a SETÚBAL.

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de LEIRIA, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de LISBOA SETE RIOS;
2 - Apanhar o comboio da FERTAGUS na estação da REFER de LISBOA SETE RIOS e sair na estação da REFER de SETÚBAL;
3 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Para os adeptos da ACADÉMICA que vão a OLHÃO.

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de COIMBRA, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de OLHÃO, com transbordo nas estações da REFER de COIMBRA-B (sempre), LISBOA ORIENTE (se apanhar o Alfa Pendular Porto-Faro, não necessita) e de FARO (sempre);
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Para os adeptos do BENFICA que vão a BELÉM.

1 - Partida do estádio em direcção à estação do ML de COLÉGIO MILITAR-LUZ, apanhar o metro do ML e sair na estação de CAIS DO SODRÉ, utilizando as linhas azul e verde, com transbordo na estação de BAIXA-CHIADO.
2 - Apanhar o comboio da CP na estação da REFER de LISBOA CAIS DO SODRÉ e sair na estação da REFER de LISBOA BELÉM;
3 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Para os adeptos do PAÇOS DE FERREIRA que vão a LISBOA.

1 - Partida do estádio em solução rodoviária e em direcção à estação da REFER de PAREDES;
2 - Apanhar o comboio da CP na estação da REFER de PAREDES e sair na estação da REFER de LISBOA ORIENTE, com transbordo na estação da REFER de PORTO CAMPANHÃ;
3 - Apanhar o metro do ML na estação do ORIENTE e sair na estação do CAMPO GRANDE, utilizando as linhas vermelha e verde, com transbordo na estação da ALAMEDA.
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores CP, FERTAGUS, ML e MP, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

Luís Moreira

News Release 962 : 10 ANOS DE PENDULARES



Olhão [Portugal], 07.09.2009, Semana 37, Segunda-feira, 12:46 - No passado dia 1 de Julho, celebrou a CP, 10 anos de exploração comercial com os seus comboios Pendulares, mais rigorosamente, a série C(omboio) P(endulação) A(ctiva) 4000. Derivados na sua concepção, do famoso Pendolino dos italianos FS (ETR 460), o nosso pendular, é hoje o material topo de gama, para o longo curso. Com 10 unidades adquiridas à FIAT Ferroviaria (hoje Alstom) e montadas na antiga "SOREFAME", na altura, denominada ADtranz, porque adquirida por esse grupo, antes de passar para a Bombardier.

Com uma velocidade máxima de 220 km/h, este tipo de material, foi concebido, para se poderem praticar velocidades próximas da chamada Grande Velocidade, mas em linha convencional, que melhorada, não dá as prestações necessárias para os chamados TGV atingirem toda a sua potencialidade, que só se consegue em ligne nouvelle à grande vitesse. Por isso, com custos bastante mais reduzidos, consegue-se melhorar a oferta de algumas relações, praticando mais velocidade, que os chamados comboios convencionais (loco+carruagem ou automotora não pendular), reduzindo assim o tempo de viagem, tudo graças ao mecanismo hidráulico (pendulação) que permite às caixas da respectiva automotora, inclinarem-se nas curvas, possibilitando mais velocidade e respectivo conforto para os passageiros que num comboio convencional, não aconteceria, porque aborda uma mesma e determinada curva, com prestações mais humildes.

Em 1 de Julho de 1999, a CP começou a fazer Lisboa - Porto, depois o Pragal, passou a ser o destino mais a Sul, além do Porto a Norte. Depois de renovada a via e electrificada, o pendular passou a ir a Braga, portanto mais a Norte e depois de acontecer o mesmo (renovar e electrificar) na Linha do Sul e Algarve, o pendular chega então ao Sul, atingindo Faro.

A nível de percursos actuais, o mais longo é Porto - Faro e a seguir é Lisboa - Braga, não havendo hoje um pendular a fazer Braga - Faro com a mesma composição, ou seja, sem transbordo. Lisboa ao Porto é o trajecto mais pequeno, e corresponde ao que foi criado na origem do serviço.

Editamos também e junto com a presente News Release, um pequeno esquema que retrata o que foi o serviço nos últimos 10 anos, feito pelos pendulares da CP.



Luís Moreira

News Release 961 : IDOSA COLHIDA POR COMBOIO NA LINHA DO NORTE



Olhão [Portugal], 07.09.2009, Semana 37, Segunda-feira, 11:46 - Ontem, na Linha do Norte, mais rigorosamente na Passagem de Nível de São Miguel, em Ovar, e quando eram 08:15, uma idosa que se dirigia da sua residência para a igreja, a fim de assistir à missa, foi colhida em plena PN, por um comboio que no sentido ascendente, fazia a ligação urbana entre Aveiro e o Porto e que era formado por uma UME 3400. Apesar de avisada por pessoas que estavam perto da PN, a infeliz senhora teimou em passar e foi então colhida mortalmente.

Como é hábito fazermos, junto se edita o Rail Safety Notice, relativo a este acidente.



Luís Moreira

News Release 960 : DISPONIBILIDADE LUISFER



Olhão [Portugal], 07.09.2009, Semana 37, Segunda-feira, 11:02 - Informamos todos os interessados, que à luz e condições impostas pelos novos estatutos da LUISFER (ver News Release 946), a mesma LUISFER está disponível para efectuar estudos, trabalhos e projectos na área ferroviária, para qualquer entidade (excepto RAVE) e em especial para a CP e REFER.

Também informamos que a LUISFER não concorre a nenhum trabalho, a par de outros concorrentes, pelo que só realizamos o que acima dizemos, POR CONVITE, ou seja, por exemplo o MOPTC, o IMTT, a CP, a REFER, a FERTAGUS, a TAKARGO RAIL, o ML, a MP ou outros, convidam a LUISFER a fazer este trabalho, ou aquele estudo ou ainda este projecto e se em conformidade de realização por parte da mesma LUISFER, então ela disponibiliza-se e realiza o que lhe foi pedido.

De forma resumida, podemos afirmar que estamos em condições de fazer os seguintes trabalhos:

• Heráldica e imagem corporativa na área ferroviária;
• Design e Imagem apelativa no Material Circulante;
• Concepção e Planificação de horários mediante a oferta de parque, por segmentos, criação e supressão de comboios e ainda horários de base cadenciada;
• Realização conjunta com os operadores, de acções promocionais e de esclarecimento em matéria ferroviária;
• Projectos de Infra, na área do planeamento e criação/consolidação de mais-valias em estações, via, catenária e obras de arte;
• Audição, percepção, estudo e concepção de estudo/projecto em favor dos operadores, em área relevante e de interesse estratégico presente ou futura;
• Soluções integradas de âmbito regional com os operadores ferroviários;
• Promoção da Segurança e comportamentos adequados em meio ferroviário;
• Fotografia e vídeos ferroviários;
• Mapas e cartografia ferroviária;
• Outros trabalhos e projectos reservados à divulgação prévia pública, por serem inéditos e patrocinadores da melhor idealização e realização para a área ferroviária.

Independentemente do que acima referimos, desejamos salientar que a LUISFER já fez e terminou outros estudos e projectos no presente e passado, por sua própria iniciativa, alguns dos quais estão inéditos, que são disponibilizados aos interessados. Podemos aliás afirmar, relativo a um projecto muito importante que temos em mão e que está 95% pronto (começamos em Fevereiro de 2009), projecto este de âmbito internacional e que estamos portanto a ultimar e que é único, sem erro, perfeito, porque feito a partir de outro, que também consideramos perfeito, mas que foi pela LUISFER, totalmente actualizado e profundamente remodelado e lhe foi dado, uma viável realização, que o anterior já não dispunha, por força da liberalização feita na Europa nos últimos anos.

Luís Moreira