07 maio 2010

News Release 2004 : Nova estação Ferroviária de Coimbra nasceu hoje


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 20:38

O dia de hoje pode ser considerado histórico para o município e para as gentes de Coimbra. Com efeito, foi assinado hoje na cidade de Coimbra, o Protocolo de colaboração para o projecto de construção da nova Estação Central de Coimbra. Participaram no evento, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, o Presidente da REFER, Engº Luís Pardal, assim como um representante da RAVE.



Convém recordar que segundo está estabelecido, a nova estação irá integrar as linhas ferroviárias convencional e de Grande Velocidade, o Metro Ligeiro e o modo rodoviário.

Segundo ainda informa a REFER, a nova estação ficará localizada na proximidade da actual Estação de Coimbra B, e irá potenciar a reconversão urbanística de toda a zona envolvente e desenvolver um novo espaço da cidade, integrando-a na malha urbana e reforçando o impacto positivo desta nova infra-estrutura na economia local. Os estudos desenvolvidos integram uma estrutura verde que se articula com as áreas naturais envolventes, permitindo a continuidade do Vale de Coselhas até ao Choupal.

Créditos: Pela foto, agradecimento à REFER.


Luís Moreira


News Release 2003 : Fase compra espanhola EP4


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 18:52

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Expresso, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A empresa do Porto Fase- Estudos e Projectos, tomou uma posição no capital da sua congénere espanhola Estudio Pereda 4 (EP4), com o objectivo de liderar a criação de um grupo ibérico de engenharia. A operação envolveu 5 milhões de euros e contou com a participação da GED, uma gestora de fundos de capital de risco. O movimento de reorganização iniciara-se há um ano com a entrada da GED no capital da Fase.

A aquisição reforça o carácter internacional da Fase e obedece a uma lógica de complementariedade de actividades e mercados. A EP4 tem uma presença importante no sul de Espanha (Andaluzia) e especializou-se na engenharia de infra-estruturas, em especial ferroviárias, como o TGV.

No comunicado em que dá conta desta operação, a GED anuncia "para breve a tomada de controlo de uma outra empresa de engenharia espanhola", também complementar da Fase em serviços e mercados. Em análise estão outras aquisições no Leste europeu.

A estrutura accionista da EP4 é constituída pela GED (70%), Fase (10%) e os gestores (20%). O grupo resultante da integração das duas empresas de engenharia factura 30 milhöes de euros e liberta meios financeiros de 4 milhões. Além, de Portugal, a Fase opera nos mercados de Angola, Moçambique e Macau e presta serviços multidisciplinares de engenharía e arquitectura.



Paulo Almeida



News Release 2002 : Luís Miguel Meireles ganha Sombras Queimadas


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 16:57

Na News Release 2000, pedimos aos amigos leitores deste nosso/vosso blogue, que se assim o entendessem, fizessem o favor de enviar uma mensagem crítica sobre o nosso trabalho na mesma página, desenvolvido faz mais de 5 anos, no dia em que assinalamos a edição de 2 mil notícias em forma de News Release.

Conforme se pode verificar na caixa de comentários, já lá temos uma mensagem e conforme prometemos, o primeiro leitor a fazer inscrever a sua mensagem, levaria como oferta nossa um livro, com o título SOMBRAS QUEIMADAS de Kamila Shamsie, editado pela Civilização Editora.

Apresentamos de seguida, a mensagem que recebemos e que está na referida caixa de comentários:

Caros Amigos,

Venho aqui hoje , como sempre, mas agora escrevendo estas palavras para vos dar os parabéns pelo vosso trabalho que , como sempre, continua excelente, continuando a ser um ponto de referência para quem gosta de comboios e se interessa pelo tema. Cumprimentos para todos , em especial ao seu autor, Sr. Luis Moreira dizendo que continuarei a segui-los atentamente.

Sem mais de momento,

Parabéns pelo vosso trabalho,

Luis Miguel Meireles
http://luis363.blogspot.com/

Sendo assim e em consequência, pedimos então o favor deste nosso amigo leitor, proceder em conformidade, ou seja, fazer o favor de nos enviar para o nosso e-mail luisfer.rail@gmail.com , o seu nome e endereço postal completo, a fim de na próxima segunda-feira procedermos ao envio, via CTT, da respectiva obra literária.

Pela colaboração prestada, agradecemos a todos a atenção que quiseram dispensar.


Luís Moreira


News Release 2001 : TVT cresce com a Takargo


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 16:41

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Transportes & Negócios, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O TVT movimentou mais comboios e mais contentores em 2009, em boa parte devido à parceria estabelecida com a Takargo, que “substituiu” a MSC.

O Terminal Multimodal do Vale do Tejo (TVT) movimentou no ano passado 68 966 TEU, o que representou um crescimento homólogo de 16%.

Em 2009, o TVT recebeu 1 012 comboios de mercadorias, mais 42% do que as 715 composições que demandaram o terminal do Entroncamento.

Os números agora divulgados são os resultados de um ano que ficou marcado pela saída do principal cliente do TVT, a Mediterranean Shipping Company, que investiu numa plataforma multimodal própria, paredes meias com a primeira infra-estrutura.

“O crescimento acentuado da actividade tem como principal justificação a parceria estratégica estabelecida entre o TVT e (a) Takargo”, justificou a operadora do terminal multimodal.

A transportadora liderada por Pires da Fonseca viu na saída da MSC do TVT a oportunidade de dispôr de um terminal próximo de Lisboa, sem constrangimentos operacionais e sem os inconvenientes da “coexistência forçada” com a concorrente CP Carga.

Complementarmente, o TVT estabeleceu uma parceria com outra empresa do grupo Mota-Engil, a Transitex, “com o objectivo de promover a utilização do terminal para cargas internacionais e incrementar as ligações ferroviárias com os terminais marítimos do porto de Lisboa”.

No arranque deste ano, o TVT anuncia um aumento de actividade na ordem dos 60%, em termos homólogos, com a conquista de novos tráfegos, nomeadamente por acção da Takargo.


Paulo Almeida



News Release 2000 : Duas mil notícias e uma oferta


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 13:00

Estamos on-line desde 21 de Outubro de 2004. Depois de um interregno forçado e verificado entre 2007 e 2009, todos os dias editamos informação em favor de todos os nossos amigos leitores, são com esta, 2000 News Releases editadas, é muita informação podem uns dizer, é pouca podem também outros dizer. Das 2000 News Releases, ainda estão on-line 1605 notícias, pelo que se pode fazer uma busca às mais antigas, à procura de alguma informação, por mais que não seja, por curiosidade. A realidade de hoje também é diferente, pois contamos com a colaboração dos nossos amigos colaboradores permanentes, que com o seu trabalho, muito ajudam a que este blogue continue na senda da informação ferroviária, sempre a todo o momento e de forma sempre atual.

Para assinalarmos de forma simples esta News Release 2000, gostariamos de pedir aos nossos amigos leitores, que façam o favor, de tecer uma opinião crítica a este vosso/nosso blogue e num sentido mais lato, à própria LUISFER, que cumpre em breve, 34 anos de existência.

Sendo assim, agradecemos desde já a colaboração dos leitores, que devem responder para a caixa de comentários. Devem ter em atenção que como lá é referido, comentários anónimos não são aceites. Todos os outros comentários serão aceites, desde que não sejam ofensivos.

Como gesto simpático que queremos ter para com quem quiser colaborar, o primeiro leitor a enviar a sua mensagem, receberá uma oferta da LUISFER/Civilização Editora, ou seja, um livro fantástico (valor € 18,50), com o título SOMBRAS QUEIMADAS, de Kamila Shamsie, que enviaremos por correio para a morada do leitor.



A fim de proteger dados pessoais, deve-se assim proceder: os leitores que quiserem participar, enviam para a caixa de comentários a sua mensagem, que aceitaremos na caixa, com as excepções já acima assinaladas. Não deve nunca juntar a sua morada nem telefone, só o seu nome (anónimo não) e e-mail. Deve visionar neste blogue e a partir do momento em que envia, se é o vencedor, que será anunciado por nós numa News Release a editar e então, sabendo-se vencedor, deve enviar-nos para o nosso e-mail luisfer.rail@gmail.com o seu nome e morada completa a fim de podermos enviar gratuitamente via CTT o respectivo livro.

Nota: Como se percebe, Luís Moreira, Manuel Tão e Paulo Almeida estão impedidos de participar nesta iniciativa.


Luís Moreira


News Release 1999 : Primeira carga de cereais pela CP Carga para o Porto de Aveiro


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 12:00

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal da Rádio Terranova, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O Porto de Aveiro registou, ontem, a primeira carga de cereais com recurso à ligação ferroviária. Foi o primeiro comboio de cereais, tendo como operador ferroviário a CP Carga e a Acembex como cliente. Recorde-se que o ramal ferroviário do Porto de Aveiro foi inaugurado oficialmente a 27 de Março. Segundo a Administração do Porto de Aveiro tem registado, desde essa data, movimentação em crescendo assinalável.


Paulo Almeida



News Release 1998 : Linha do Corgo (Vila Real / Peso da Régua)


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 11:51

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Notícias do Douro, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Os Deputados: Luis Pedro Pimentel e António Cabeleira do P.S.D. do distrito de Vila Real sobre a Linha do Corgo (Vila Real / Peso da Régua) interrogam o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações na Assembleia da República

No passado dia 22 de Abril de 2010, tivemos conhecimento através da comunicação social, que os Senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Real, de Peso da Régua e de Santa Marta de Penaguião tiveram uma reunião no Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, com o Sr. Secretário de Estado dos Transportes, o Dr. Carlos Correia da Fonseca e que da mesma muitos dos compromissos anteriormente assumidos no dia 31 de Março de 2009, no Governo Civil de Vila Real, com a então Sra. Secretária de Estado dos Transportes, Dra. Ana Paula Vitorino não estão a ser cumpridos.

Tendo a linha do Corgo sido suspensa no dia 24 de Março de 2009 por questões de segurança e sendo esta utilizada por muitas populações das diversas Freguesias desses Concelhos, como o único meio de transporte público. Sendo a linha do Corgo também utilizada por muitos turistas que se deslocam em grande número à Região do Douro.

Tendo Sra. Secretária de Estado dos Transportes, Dra. Ana Paula Vitorino, reunido no Governo Civil de Vila Real com os Senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Real, de Peso da Régua, de Santa Marta de Penaguião, com o Sr. Governador Civil do Distrito de Vila Real, com representantes da REFER e da CP, com o representante da Comissão de Coordenação e do Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), com o representante da Unidade de Missão do Douro, com o representante do Instituto do Turismo de Portugal e alguns Srs. Presidentes de Junta de Freguesia que foram afectadas pelo encerramento desta linha. Ficou então acordado nessa reunião que haveria por parte do Governo um plano de investimentos no total de 27,3 milhões de euros em obras de reabilitação e medidas de segurança, tais como a suspensão e automatização de passagens de nível, da linha do Corgo.

Os Deputados: Luis Pedro Pimentel António Cabeleira perguntam: Vai o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, cumprir com o que foi prometido, no dia no dia 31 de Março de 2009, no Governo Civil de Vila Real, aos Autarcas dos Municípios de Vila Real, de Peso da Régua, de Santa Marta de Penaguião e às populações afectadas, ou seja, reabrir a linha do Corgo completamente requalificada até Setembro de 2010?

Vai o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, formar uma comissão de acompanhamento das obras na linha do Corgo?

O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, tem algum projecto de reestruturação das obras a realizar na linha do Corgo? Em caso afirmativo, quando foi o mesmo elaborado, solicitando assim que o mesmo nos seja facultado. Quando vai o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, iniciar a segunda fase desta obra e qual é a previsão para a conclusão da mesma?


Paulo Almeida



News Release 1997 : Pedro Noel da Luz expõe nos Artistas (Faro)


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 11:16

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Região Sul, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Sociedade Recreativa Artística Farense – Os Artistas (SRAF), em Faro, vai apresentar mais uma exposição fotográfica de Pedro Noel da Luz, intitulada «The Train Leaves at 7h08p.m».

Natural de Portimão, Pedro Noel da Luz é fotógrafo freelancer e repórter de imagem, tendo tido vários trabalhos seus como finalista em festivais como o Black&White, que decorre no Porto, ou o concurso REFLEX Revista Cais/BES, entre outros concursos.

Desde de 2004 que realiza várias exposições, individuais e colectivas, de sul a norte do país. «The Train Leaves at 7h08p.m» é o relato “de uma viagem de comboio entre Lisboa e Lagos, do ambiente, dos passageiros e das suas acções ao longo do percurso”.

A mostra será inaugurada este domingo, 9, pelas 22.30 horas, no espaço de bar da SRAF.


Paulo Almeida



News Release 1996 : Alteração ao tráfego no dia 8 de Maio (Aviso CP)


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 11:32

Recebemos nos nossos serviços, por parte da CP, o seguinte aviso, que transcrevemos na íntegra, em favor dos interessados.




Luís Moreira


News Release 1995 : Comboios


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 11:16

Com cortesia, editamos na íntegra, coluna de opinião da Rádio Diana.fm, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Eduardo Luciano.

De todos os transportes públicos o comboio é, talvez, o que tem a si associada a maior carga mítica das viagens tranquilas e seguras. Quando viajamos de comboio, o tempo de viagem permite-nos uma liberdade de movimentos que nenhum outro transporte atinge.

Talvez por isso existam amantes e curiosos da história dos comboios, gente que busca incessantes curiosidades e colecciona miniaturas de máquinas e carruagens. Na minha infância, as crianças que tinham um comboio eléctrico com estações e apeadeiros, passagens de nível, desvios e entroncamentos, eram uns felizardos alvos da inveja dos outros.

Desde Novembro de 2005, altura em que foi reaberto o tráfego, o comboio que liga Évora a Lisboa não tem parado de ganhar adeptos e apesar do número reduzido de viagens diárias constitui hoje uma importante ligação entre a nossa cidade e a capital.

Foi por isso com estranheza e preocupação que os utentes deste transporte público souberam do anúncio do encerramento, pelo período de aproximadamente um ano, desta linha, para a realização de obras de melhoramento. Com o aproximar da data prevista para o encerramento, um grupo de utentes diários do comboio decidiu lançar uma petição e desenvolver um conjunto de esforços de sensibilização para que fossem encontradas alternativas que permitissem a realização das obras necessárias sem a interrupção do serviço de transporte público.

Sempre a REFER foi afirmando que era inevitável o encerramento, dizendo que iria disponibilizar alternativas de transporte rodoviário enquanto durasse a interrupção. Durante a última Assembleia Municipal, a propósito da discussão de duas moções que apelavam, em tons diferentes, para o não encerramento da linha, os eleitos da situação, sempre disponíveis para defender tudo o que venha da área do poder ou que cheire a isso, obrigaram à aprovação da moção mais suave, menos assertiva relativamente aquela matéria.

Quase que insinuaram que quem defendia o contrário estava a ser inimigo do progresso e não queria que as obras se realizassem. A interrupção ou não do serviço de transporte parece ter pouco a ver com a realização das necessárias obras de modernização.

A Linha do Sul (Oriente-Tunes) sofreu obras de modernização iguais às que vão ser efectuadas na linha do Alentejo, sem interrupção do tráfego, a Linha do Norte tem vindo a ser alvo de profunda remodelação, sem descontinuidade do serviço e até a operação de rebitolagem das linhas, com adaptação do material circulante), realizada pelo idos de 1864 foi realizada sem interrupção do serviço.

Razão tiveram os utentes em insistir no seu propósito de lutar pelo não encerramento da linha e que, com o seu empenho e determinação contribuíram para a decisão do Instituto da Mobilidade e dos Transporte Terrestres que impediu fecho da Linha do Alentejo.

Num tempo em que os apelos à resignação e à "paz social" surgem dos mais variados sectores, é de dar nota e realce à disponibilidade de cidadãos que entendem não baixar os braços perante supostas inevitabilidades. Estão de parabéns os homens e as mulheres que se recusaram a ver parar os comboios sem fazer tudo o que estava ao seu alcance para o evitar. Já agora é preciso que saibam que sem as informações do meu amigo Carlos Reforço, acerca da história do caminho-de-ferro, esta crónica não teria sido possível desta forma.

Boas viagens, boas lutas e Até para a semana


Paulo Almeida



News Release 1994 : Comboios para o Alentejo param durante um ano


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 11:10

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário Económico, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A partir do próximo dia 10 de Maio e pelo período de cerca de um ano, a Refer irá encerrar a Linha do Alentejo, para reabilitação e electrificação da infra-estrutura.

Este encerramento "terá como reflexo a suspensão do serviço Intercidades entre Lisboa / Beja e Lisboa / Évora e o serviço Regional até Casa Branca", segundo um comunicado da empresa.

A partir do próximo dia 14 de Junho será necessário, também, suspender o serviço Regional entre Évora e Beja.

"Com o objectivo de assegurar a mobilidade e o bem estar das populações afectadas, a CP irá efectuar serviço rodoviário de substituição ao actual tráfego de comboios, concretizado em articulação com as Autarquias de Vendas Novas, Évora, Beja e com a Comissão de Utentes, para o qual se manterão as condições de utilização dos títulos de transporte existentes, incluindo o Flexipasse", pode ler-se no mesmo documento.

Os autocarros de substituição dos comboios Intercidades efectuarão as ligações Évora / Vendas Novas / Oriente e Beja / Vendas Novas / Oriente. Para o serviço Regional, no período entre 10 de Maio e 13 de Junho, será efectuado transbordo rodoviário apenas entre Pinhal Novo e Casa Branca.


Paulo Almeida



News Release 1993 : Assim se vê a força do TGV


Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 11:01

Com cortesia, editamos na íntegra, coluna de opinião do jornal Diário de Notícias, publicada em 26 de Abril passado na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Leonídio Paulo Ferreira.

Imagine-se sentado no Maglev, o comboio chinês que anda a 500 km/h. Quando terminar de ler esta crónica terá já viajado 13 quilómetros. Uma velocidade mágica, só possível porque a locomotiva e as carruagens levitam sobre os carris. Mas, com passageiros a bordo, os comboios de alta velocidade costumam respeitar o máximo de 300 km/h. E se um dia tivermos finalmente um TGV a ligar Lisboa a Madrid seria excelente a média de 250 km/h. Dava para avançar seis quilómetros enquanto lia este artigo sobre como o mundo se está a render ao fenómeno da alta velocidade sobre carris. Com os projectos em curso, em Marrocos como na Rússia ou na Coreia, a rede global passará de 11 mil quilómetros para 42 mil. O que dá que pensar, sobretudo se um dia destes viajarmos no Lusitânia, que todas as noites liga as capitais ibéricas a um ritmo em que, após lidos estes 2600 caracteres, só se andou dois quilómetros.

A alta velocidade é cara. Um quilómetro de via custa 12 a 30 milhões de euros. E ainda 70 mil euros de custos anuais de manutenção. Um comboio vale 25 milhões, mais um milhão de euros por ano para se manter em forma. As contas são do El Mundo, que tem obrigação de saber do que fala, afinal há 18 anos que a Espanha se rendeu à alta velocidade, com a pioneira ligação Madrid-Sevilha a bater por grande margem o avião, o que mostra que, mesmo na época das low-cost, a centralidade das estações e a ausência de check-in tornam o comboio competitivo. Um dia falou-se de cem euros para o bilhete de TGV Lisboa-Madrid como se tal fosse sinónimo de falhanço anunciado na luta contra o avião e o carro. Nada mais errado. Há muitas maneiras de fazer os cálculos, e nem só os euros contam. Há quem dê valor ao tempo, outros ao conforto, já para não falar dos que não gostam de voar ou dos que se assustam só de pensar em conduzir seis horas para depois ainda pagarem o estacionamento a preço milionário.

Os sauditas vão ligar por TGV Meca e Medina, os russos Moscovo e Sampetersburgo, os brasileiros Rio de Janeiro e São Paulo. Uma febre pela alta velocidade parece ter--se apoderado do mundo. Até nos Estados Unidos, onde o avião é rei e o carro imperador, está projectada a linha Los Angeles-Sacramento, relembrando esses tempos em que o comboio ajudou à conquista do Oeste. Mas nada disto é recente. Os japoneses foram os pioneiros, quando em 1964 lançaram o comboio-bala, que não pegou, porém, como sinónimo de alta velocidade. Em Portugal, ainda meio francófilo, até fomos bem rápidos a apoderarmo-nos da sigla TGV, de train à grande vitesse. Funcionamos é ainda a vapor quando se trata de decidir quando vamos ter o nosso.


Paulo Almeida