
Faro [Portugal], 07.05.2010, Semana 19, sexta-feira, 18:52
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Expresso, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.
A empresa do Porto Fase- Estudos e Projectos, tomou uma posição no capital da sua congénere espanhola Estudio Pereda 4 (EP4), com o objectivo de liderar a criação de um grupo ibérico de engenharia. A operação envolveu 5 milhões de euros e contou com a participação da GED, uma gestora de fundos de capital de risco. O movimento de reorganização iniciara-se há um ano com a entrada da GED no capital da Fase.
A aquisição reforça o carácter internacional da Fase e obedece a uma lógica de complementariedade de actividades e mercados. A EP4 tem uma presença importante no sul de Espanha (Andaluzia) e especializou-se na engenharia de infra-estruturas, em especial ferroviárias, como o TGV.
No comunicado em que dá conta desta operação, a GED anuncia "para breve a tomada de controlo de uma outra empresa de engenharia espanhola", também complementar da Fase em serviços e mercados. Em análise estão outras aquisições no Leste europeu.
A estrutura accionista da EP4 é constituída pela GED (70%), Fase (10%) e os gestores (20%). O grupo resultante da integração das duas empresas de engenharia factura 30 milhöes de euros e liberta meios financeiros de 4 milhões. Além, de Portugal, a Fase opera nos mercados de Angola, Moçambique e Macau e presta serviços multidisciplinares de engenharía e arquitectura.

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.