02 novembro 2006

News Release 422 : MAQUETA H0 DA LUISFER




Porto [Portugal], 02.11.2006, Semana 44, Quinta-Feira, 22:27 - Na News Release 420, fizemos referência ao abate de material circulante H0 e N, que desclassificamos e que fazia parte do nosso acervo e que circulou, circulou muito. Aproveitamos para dizer, e já recebemos alguns contactos de pessoas que nos questionam sobre os preços que queremos, que o objecto não é querer ganhar dinheiro, mas sim dar a oportunidade a alguém para aproveitar, para recuperar na totalidade estes modelos (sabemos, que é paixão de muitos fazerem isso), ou tirar peças e coisas do género, e se não vendermos, daqui por 15 dias, vai tudo para o lixo. Do outro material que anunciamos da outra vez, algum material foi vendido por valor muito pequeno e simbólico e outro que ninguém quis, foi para o lixo. Ou seja, se as pessoas querem saber, não queremos "contos e contos", mas também não somos ingénuos em vender o saco com o material por 20 "escudos". O objectivo principal é dar a oportunidade de alguém querer, pois não há muita disponibilidade destas "sucatas" no mercado, que são uma boa oportunidade de ocasião.

No entanto, o objecto desta News Release, é responder de forma alargada, englobando os nossos amigos leitores, sobre a maqueta que a LUISFER já teve e hoje já não tem, respondendo a uma questão de um nosso leitor, pois fazemos menção na News Release 420, que o material foi danificado por motivo de acidente, sim , realmente é verdade, e nos pergunta como isso aconteceu. Vamos então, escrever um pouco sobre a nossa maqueta.

Sabemos que várias pessoas nos olham de "esguelha", constituíndo isso apenas um problema delas e não nosso, sobre a maneira altamente profissional, como desenvolvemos a nossa paixão e o nosso estudo, como nos organizamos vai já para 30 anos, e podemos dizer, que a nível da "pista" como antigamente se dizia, também eramos altamente profissionais. Devemos dizer, que há uns anos, gravamos em cassette VHS, um documentário americano sobre uma pista de comboios à escala nos Estados Unidos, uma pista como deve ser, em que o grau de profissionalismo e tratamento, era quase igual ao que a CP, ou RENFE, ou mesmo a SNCF, fazem quando recebem uma locomotiva, antes da mesma ser colocada em "mise en service". E nós, também faziamos isso, ou seja, quando compramos na década de 80, várias locomotivas da JOUEF e LIMA, antes das mesmas serem colocadas "mise en service", eram todas desmontadas antes de andarem na nossa pista, registadas em ficha, a sua história, com horas e minutos de percursos feitos, totalmente compreendido o seu mecanismo, colocada iluminação interior quando possível e se não vinha de origem, aumentar o peso dos modelos, etc., etc.. Houve vário material que era colocado em via e não metiamos mais a mão, só em caso de acidente, é que o metiamos nos "eixos" outra vez.

Podemos também dizer, que temos algumas fotos dessa pista, e que um dia destes, as faremos editar na nossa LUISFER FOTOPIC. Esta maqueta foi montada há cerca de 20 anos atrás e esteve em funcionamento cerca de 2 anos, sendo depois desmontada e guardados os modelos, por manifesta falta de espaço na nossa residência. Devemos dizer, que tinha cerca de 4000 x 2000 mm e tinha um EP, segundo nos lembramos, de marca JOUEF, que podendo ser Terminal, foi montado e disposto na nossa maqueta, para não ser Terminal, mas sim estação de passagem em continuidade, que durante a noite, ficava sempre iluminada, juntamente com os sinais luminosos.

Um situação que desejamos referir, é que não ligamos muitos aos pormenores (que sabemos serem deliciosos fazer) da construção, mas sim ao fim que nos propusemos, ou seja, que a maqueta da LUISFER, fosse um banco de ensaios, em 3 situações distintas, a saber, velocidade, esforço de tracção em carga e experiências eléctricas e de sinalização.

Sobre a velocidade, temos saudades de ver a 7200 da LIMA, circular 55 horas e 18 minutos (nosso recorde), com 8 paragens, nesse mesmo espaço de tempo, em que, por um alarme no relógio de Luís Moreira, ele se levantou de noite, para fazer uma paragem de 1 minuto, nesse comboio, para cumprir o horário, como na realidade, pois comboio de serviço internacional, frenagem lenta, paragem e retoma de viagem, até à programação que estava feita, para esse recorde, de nova paragem, horas depois. Não houve uma falha de energia, não houve descarrilamento, tudo se comportou como se fosse realidade. Tinhamos vinte e tal anos na altura e vibramos com estas perfomances e de que maneira. Também o TGV da JOUEF, circulou a 500 km/h e 600 km/h na nossa pista, depois de fazermos as respectivas conversões para a escala H0, que é 87 vezes mais pequena que o modelo real. Muitas outras locomotivas (a fantástica Caimano da LIMA (E656), fez reboques impressionantes), estiveram envolvidas em experiências e outras em acidentes, por excesso de velocidade e frenagens ineficientes, assim como experiências com sinalização, catenária e carris partidos de propósito.

Outro ponto que gostariamos de abordar, foram os testes de carga e poder de arranque e tracção. Nisso, os modelos JOUEF que tinhamos eram extraordinários, como uma BB 25500 da SNCF, que fez prova de esforço e cargas completamente loucas (para o reduzido tamanho e peso acrescido) em excesso na nossa pista, levava tudo, nada ficava por rebocar. Foram transportadas à escala, milhares de toneladas nos muitos vagões que tinhamos de mercadorias. Alguns modelos da LIMA, também foram expostos a cargas enormes. A todas as locomotivas, eram acrescidas peças de chumbo, a fim de lhes dar mais peso, sem no entanto os seus bogies se esmagarem com o seu peso, mas quase lá.

A via PECO montada na nossa via, também obedecia a um assentamento especial, feito numas réguas de plástico (muitas dezenas), que permitiam com um ligeiro toque, inclinações em curva e desenhos muito bem delineados dessas mesmas curvas e algum silêncio no rolamento do material. Quando foi levantada e arrancada a via, esta estava em alguns AMV e curvas, perfeitamente desgastada e cansada.

Todas estas experiências, provocaram excessos e foi o contador eléctrico da nossa residência que pagou a factura na altura (não em gasto de energia, mas que ardeu), tendo sido decidido da nossa parte, parar com as experiências. Que saudades temos de juntar 18 pilhas mais ou menos gastas, e todas juntas, nos darem a energia, para 24 horas de experiências de velocidade e cargas em excesso.

Resumindo e concluindo, muito do material que ainda temos, outro que já foi vendido, outro que já foi para o lixo, passou as "passas do Algarve" na nossa maqueta, ficou cansado e bem cansado, agora, algum dele, aguarda uma exposição definitiva.

Esperamos assim, ter satisfeito a curiosidade deste nosso amigo e por conseguinte, dos nossos amigos leitores, que sabemos se deliciam, com pormenores deste género, que outros já viveram também e que outros hoje vivem, também com grande paixão, pois neste nosso blog oficial, poucas ou nenhuma vez, entramos em pormenores sobre a maqueta que já tivemos. Noutra altura, outras histórias deliciosas, serão contadas sobre a maqueta que já tivemos, contando por exemplo o pior acidente que lá ocorreu, com pormenores e tudo.

Luís Moreira

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, sejam elas de âmbito nacional ou internacional. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (30 anos em 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER e da APAC.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
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News Release 421 : INFOMETRO (nº 23)




Porto [Portugal], 02.11.2006, Semana 44, Quinta-Feira, 17:25 - Recebemos nos nossos serviços, 1 exemplar do Boletim INFOMETRO, com o nº 23, referente a Novembro de 2006, e publicação esta, que é editada pela METRO DO PORTO. Os principais tópicos são:

- O Novo Membro da Família Metro
- Os Descontos Sociais Andante
- Prémio Mil Dias de Condução
- No Aeroporto em 30 minutos
- Uma Grande Equipa para um Grande Serviço
- METRO TV
- Estacione e Siga
- Os Clientes Preferem o Metro



A LUISFER, agradece à METRO DO PORTO, o simpático envio desta publicação.

Luís Moreira

Créditos: Pela capa, agradecimento à METRO DO PORTO

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News Release 420 : IRRADIAÇÃO DE MATERIAL CIRCULANTE (H0 e N)




Porto [Portugal], 02.11.2006, Semana 44, Quinta-Feira, 15:41 - Através desta News Release, informamos os nossos amigos leitores e demais interessados, que desclassificamos e irradiamos do nosso parque de material circulante, algum desse mesmo material nas escalas H0 e N, agora considerados como sucata.

Já em devido tempo, desclassificamos outro material que já não usamos e não faz parte do nosso acervo, agora organizado pelo nosso Departamento de Modelismo, que através de uma pessoa amiga, nos ajudou a dar ordem e a desclassificar (dar de baixa), algum desse mesmo material circulante. Agora, temos mais um conjunto, que é oferecido aos interessados, por um valor ocasional e simbólico, como da última oferta que fizemos.

Sendo assim, todos as pessoas interessadas, devem para esse efeito, contactar-nos conforme abaixo.

A Lista de Material Circulante oferecido é a seguinte:



Todo este material, será disponibilizado por um valor simbólico e estará acessível para ser apreciado até ao próximo dia 15 de Novembro, pelo que a partir daquela data, se não for vendido, será destruído de forma definitiva.

Luís Moreira

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News Release 419 : ANÚNCIO DE CONCURSO [CP]




Porto [Portugal], 02.11.2006, Semana 44, Quinta-Feira, 11:01 - Informamos os nossos amigos leitores de que, a CP, fez publicar no Diário da República, II Série - Edição Especial, nº 211, de hoje, 02 de Novembro de 2006, um Anúncio de Concurso, Sistema de Qualificação - Sectores Especiais, que observa assim:

Objecto do Sistema de Qualificação

Sistema de qualificação de fornecedores.

Breve descrição deste contrato

O sistema de qualificação é instituído nos termos do Decreto-Lei n.º 223/2001, de 9 de Agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 234/2004, de 15 de Dezembro, e tem por finalidade a qualificação de entidades de acordo com o estabelecido no processo de qualificação para a criação e gestão de uma lista de fornecedores na área da vigilância humana e ou electrónica permitindo classificar os fornecedores que posteriormente serão convidados a apresentar propostas e ou participar em processos de negociação.

Estes concursos abrangem a área da vigilância electrónica nas estações da área urbana de Lisboa e Porto e vigilância humana que complementará a vigilância electrónica e o acompanhamento nos comboios.

Luís Moreira

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