28 janeiro 2007

News Release 541 : REGULAMENTO DO RAIL GRATITUDE AWARD 2007 (2ª Edição)




Porto [Portugal], 28.01.2007, Semana 04, Domingo, 16:06 - Edita-se nesta News Release e para conhecimento de todos os nossos amigos leitores e demais interessados, o Regulamento do RAIL GRATITUDE AWARD, que neste ano de 2007, verá ocorrer a sua segunda edição.

Independentemente da publicidade que a LUISFER quer dar ao evento, pedimos que nos ajudem a que todos tenham conhecimento do mesmo (imprimam mesmo o Regulamento) e o ajudem a divulgar, pois todos são convidados, ninguém está excluído, a não ser a LUISFER ou Luís Moreira, como se percebe. Pela ajuda que queiram prestar, a LUISFER, agradece desde já a todos.

Luís Moreira
_________________



REGULAMENTO

I - Do Evento e Organização

01 - A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, por intermédio e numa organização da responsabilidade de Luís Manuel Moreira e demais apoiantes*, realiza no ano de 2007, a segunda edição do RAIL GRATITUDE AWARD, que iniciado em 2006, tem como principal objecto, de forma anual e pública, reconhecer, distinguir e mediante a atribuição de um prémio divido em várias categorias, em favor de entidades e personalidades, colectivas ou singulares, nacionais e estrangeiras, que, pelo que fizeram e fazem no domínio ferroviário, desejamos que sejam consideradas ao abrigo deste evento RAIL GRATITUDE AWARD.

II - Da Importância e Prestígio

02 – A importância e prestígio deste evento, é dada e emprestada pela LUISFER, seus apoiantes oficiais e demais entidades ligadas ao mundo ferroviário, sempre livres de interesse.

III - Das Datas

03 - A cerimónia de entrega dos prémios, verifica-se sempre numa data compreendida entre o dia 13 de Agosto, que é a data da fundação da LUISFER e o dia 28 de Outubro, que é a data de inauguração do caminho-de-ferro em Portugal. Para este ano de 2007, está estabelecida a data de 28 de Outubro, para a entrega dos respectivos prémios. O período de observação e limite para recebimento de trabalhos por parte da LUISFER, está compreendido entre os dias 28 de Outubro de 2006 e 30 de Setembro de 2007.

IV - Do Local

04 – A cerimónia de entrega de prémios, realiza-se mediante acto público na cidade de Lisboa*, estando como segunda alternativa, a vila do Estoril.

V - Da Responsabilidade, do Alcance e do Júri

05 – A fim de continuar a ser sempre responsável e isento, este evento, que é sempre à face da lei, uma organização pessoal de Luís Moreira, por motivo da LUISFER, ainda não possuir e não estar prevista, ter personalidade jurídica, é no entanto em seu nome (LUISFER) que o evento é feito, por força da importância da sua existência, pois acaba de cumprir, 30 anos de estudos e dedicação completa ao mundo ferroviário, sendo a LUISFER pioneira em Portugal. Perante estes pressupostos, nenhuma entidade colectiva ou singular, estranha à LUISFER, fará parte do júri, a fim de não ser levantada qualquer suspeita de favorecimento, pois não terá parte na atribuição e escolha dos vencedores. No entanto, a fim de dar mais credibilidade ao evento, Luís Moreira, enquanto único responsável, vai dar e pedir na pessoa do Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal, Engº Mário Lino, que seja, ou designe, uma personalidade do seu Gabinete, que acompanhe e seja conhecedora de todos os actos subsequentes a este evento, agora iniciados, sendo sempre, apenas observadora isenta. Assim deseja a mesma LUISFER que aconteça, visto que numa certa visão, quer o Senhor Ministro, ou seu representante, também podem ter interesse, directa ou indirectamente, por via da participação estatal no capital social de várias empresas, como CP, REFER, METROPOLITANO DE LISBOA, entre outras, salvaguardando-se assim a isenção e credibilidade, principal atributo que Luís Moreira e a sua LUISFER, querem dar a este seu evento, chamando o Estado a, se quiser, ser testemunha dos nossos actos, mas que não interfere na escolha dos vencedores. São válidas para este ano de 2007, as disposições transmitidas em 2006 pelo Governo Civil do Porto, à pessoa de Luís Moreira, visto que este evento, é estranho às disposições obrigatórias para pessoas colectivas, neste tipo de eventos, visto que à face da lei, a mesma pessoa (Luís Moreira (LUISFER)), é livre de presentear a quem deseja, prémios que não são suportados por valores monetários elevados e mediante concurso.

VI - Dos Incluídos e Excluídos

06 – Como é fácil perceber, a LUISFER, ou Luís Moreira, está completamente excluída de participar neste evento, com qualquer trabalho ou fotografia, por via dos seus suportes na web (ou outros), nomeadamente BLOG LUISFER, LUISFER FOTOPIC, LUISFER DIT e EUROPE RAIL PHOTO. Nestes termos, é lógico pensar, que estão livres e são convidados a participarem, toda e qualquer entidade, sejam elas personalidades colectivas ou singulares, claro está, ligadas ao mundo ferroviário, seja de modo activo/profissional ou de amigo/aficionado. Integram-se também nestas disposições, entidades e personalidades ibéricas, ou seja, depois de em 2006, só serem consideradas pessoas (colectivas e singulares) de Portugal, nesta segunda edição, também são consideradas, pessoas (colectivas e singulares) de Espanha, dando-se assim uma importância internacional acrescida, neste caso, ibérica.

VII - Dos Prémios

07 – Para esta segunda edição do RAIL GRATITUDE AWARD, estão disponíveis as seguintes 8 (oito) categorias de prémios na área ferroviária:

a) Operador Principal do Ano 2007
b) Operador Secundário do Ano 2007
c) Personalidade do Ano 2007
d) Amigo/Amiga do Ano 2007
e) Estação Ferroviária do Ano 2007
f) Site do Ano 2007
g) Fotografia do Ano 2007
h) Modelo do Ano 2007

Todos estes prémios, serão observados pelas disposições, constantes dos artigos 8 a 15 do presente Regulamento.

08 - Operador Principal do Ano 2007

São então englobadas, observadas e convidadas a participarem as operadoras ferroviárias, as da infra-estrutura e manutenção, as que exploram os metros, assim como as que exploram os carros eléctricos.

09 - Operador Secundário do Ano 2007

São então englobadas, observadas e convidadas a participarem as empresas ligadas à construção e manutenção ferroviária de material circulante, assim como na construção ou manutenção das vias férreas, como qualquer outra que esteja sempre em relação, em parte ou na totalidade com a exploração ferroviária e sempre em plano secundário.

10 – Personalidade do Ano 2007

Nesta categoria estão inseridas, englobadas, observadas e convidadas a participar, todas as pessoas singulares que são ou já foram efectivo, nas entidades referenciadas nos artigos 8 e 9 deste Regulamento.

11 – Amigo/Amiga do Ano 2007

Estão incluídas, observadas e convidadas a participarem, todas as associações de amigos dos comboios, portanto colectivas, assim como todas as pessoas singulares aficionadas, quer sejam sócias ou não dessas mesmas Associações, mas que são entendidas como amigos dos comboios. No entanto, a LUISFER, distingue as pessoas referenciadas no artigo 10º deste Regulamento, ou seja, se um aficionado ou amigo dos comboios for efectivo por exemplo na CP ou na RENFE, ou outra, se for distinguido como aficionado, recebe por aqui e não lhe é atribuído prémio por força do mesmo artigo 10º do presente Regulamento.

12 - Estação Ferroviária do Ano 2007

A LUISFER, irá atribuir este prémio à infra-estrutura ferroviária, designada como ESTAÇÃO e quando o for, para ser evidenciada em cada ano de modo prestigiante para todos quanto exercem funções nessa estação. Estão a ser observadas e são consideradas, estações da REFER e ADIF, FEVE, assim como dos Metros ibéricos e outras consideradas como tal. Deseja a LUISFER, que seja observado ainda o seguinte, sobre este prémio, ou seja, a estação x ou y, vence, mas esta estação é património e pertence à REFER ou ADIF, ou outra entidade. Desejamos então, que o troféu esteja à guarda do Controlador de Circulação Titular dessa estação designada como vencedora, que ficará responsável pela guarda desse prémio (e exibição pública) perante a sua empresa que é sempre e como é evidente legítima dona do referido prémio (Troféu e Certificado).

13 - Site do Ano 2007

Nesta categoria é atribuído o prémio ao site, que seja de operador ou amigo dos comboios, se julge por nós o melhor neste ano de 2007 e que esteja on-line na web (sem estar modificado) à altura da entrega do respectivo prémio. São observados e convidados, todos os sites que a LUISFER conhece e nos venham a ser dados a conhecer até 30 de Setembro de 2007.

14 – Fotografia do Ano 2007

Será entregue também um prémio à melhor fotografia ferroviária do ano 2007. São factores determinantes de escolha, pela seguinte ordem, para a escolha da melhor foto:

40% - Motivo
30% - Qualidade
20% - Enquadramento
10% - Cor

São todas as pessoas colectivas e singulares, convidadas a participarem, mediante os seguintes condicionalismos e exigências:

a) as fotos podem ser a cor ou preto e branco

b) as fotos podem ser enviadas em suporte de papel ou digital

c) as fotos podem ser actuais ou anteriores ao ano de 2007

d) as fotos enviadas, ficam na posse da LUISFER, que não as devolve, nem as usa em seu proveito, porque titulares de quem as envia, ou seja, depois da realização do evento, as fotos recebidas por meio digital, são guardadas em CD e as enviadas em suporte de papel, guardadas em envelope e serão depois nosso arquivo, excepto a foto vencedora, que será depois propriedade da LUISFER/Luís Moreira, com todos os direitos, que serão transferidos pelo vencedor (que será sempre referenciado), quando receber o seu prémio e mediante assinatura testemunhal de palavra e honra.

e) para cada foto enviada (cada concorrente pode enviar a quantidade que quiser), tem que ser conhecida e referenciada junto da mesma, o nome do seu autor, que tem que coincidir com quem envia, o local, a data e o motivo dessa mesma foto, que tem que estar sempre limpa de inscrições, além do contacto de quem envia. A LUISFER, ou Luís Moreira, não é responsável, por actos ilegais, por parte dos concorrentes, que venham a submeter, fotos que não são suas, ou que estão protegidas pelo Direito de Autor.

f) se a LUISFER, declarar a foto x ou y vencedora, e essa foto ter sido feita por alguém, que está munido de credencial de autorização passada pelo operador respectivo, recebe o prémio sem qualquer problema. Ao contrário, se não está munido de credencial que autoriza a fazer fotografia ferroviária (por exemplo, emitida pela CP, RENFE, REFER ou ADIF), só receberá o prémio, se não houver oposição dos respectivos operadores. Dito de outra forma, e a título de exemplo, uma pessoa sem estar autorizada, faz uma foto numa estação qualquer e depois é premiada pela LUISFER, e a mesma LUISFER pede ao vencedor que revele ter credencial e este não a possuir e o operador, não desejar que essa pessoa seja vencedora, em detrimento de outros possíveis vencedores, que possuem credencial, a LUISFER atenderá esse desejo do operador, se o manifestar e declarará como foto vencedora, outra (segunda melhor) em lugar daquela que estava prevista ser vencedora. Ou seja, a LUISFER, recomenda que quem envia foto, tenha credencial, a fim de não haver conflito entre as partes (fotógrafos e operadores), que a LUISFER não deseja que aconteça, como é evidente. Se por exemplo, a LUISFER, escolher como foto vencedora uma foto antiga, feita no tempo, em que não era necessário ter credencial, não ouvirá o respectivo operador e a pessoa em causa, recebe o seu prémio, sem problema algum, como também é evidente perceber.

g) as fotos recebidas em formato de papel (fotografia ou equiparado) devem ter o formato mínimo de bilhete postal e máximo de A4, enquanto que as recebidas em formato digital (via CD/DVD) ou e-mail, devem vir sempre em formato jpeg e com o máximo de 1 MB por cada foto.

h) a morada de correio para envio de fotos em formato de papel ou CD/DVD é:

LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
(RAIL GRATITUDE AWARD)
Rua Padre Rebelo da Costa, 33-1E
4250-393 PORTO
PORTUGAL

i) o endereço de e-mail para envio de fotos (só jpeg e máximo de 1 MB, para cada foto) é:

luisfer.rail@yahoo.com

j) fotos que tenham como objecto, ofender e denegrir com imagens e inscrições, os operadores ferroviários, assim como a LUISFER, são pura e simplesmente recusadas e não serão observadas.

15 – Modelo do Ano 2007

Pela primeira vez, no âmbito do RAIL GRATITUDE AWARD, a LUISFER, irá premiar o modelo do ano 2007, em escala reduzida (H0 ou N), pelo que estão todos os fabricantes e modelos, conhecidos ou a revelar, nacionais e estrangeiros, a serem analisados e observados.

16 – Os 8 (oito) prémios a atribuir este ano, são todos iguais, e consistem num lindo troféu* e respectivo certificado, que valida e dá autenticidade ao respectivo vencedor, que depois beneficiará na medida que quiser, da importância que fará acrescer a este título.

VIII - Da Legitimidade

17 - A LUISFER, que é o mesmo que Luís Moreira, é quem vai escolher, atribuir e entregar ou fazer entregar, todos os prémios, pelo que quando forem anunciados os vencedores, não haverá nenhum recurso sobre a nossa decisão, que depois de anunciada, não será modificada, a não ser que se verifique alguma ilegitimidade e que esteja contrária ao presente regulamento, que para nós é fundamental ser assim observado, porque somos isentos e não permeáveis a qualquer influência ou pressão.

IX - Dos Limites de Actuação

18 - Todas as pessoas colectivas e singulares serão por nós consideradas sempre como candidatas e por nós observadas sobre a sua actividade, apenas no domínio percebido e público, sem nunca fazer investigação pessoal por nossa conta ou por terceiros. Durante mais de 30 anos, tivemos a oportunidade de conhecer muitas pessoas (colectivas e singulares), não precisamos de observar mais nada sobre muitas delas, sabemos aquilo que já fizeram e fazem, pelo que, somos julgados como isentos e não influenciáveis por ninguém.

X - Dos Contactos e Publicidade

19 – Qualquer dúvida ou esclarecimento, pode ser feito para o telefone (351) 914 665 159, ou pelo e-mail luisfer.rail@yahoo.com

20 – A LUISFER, na medida do possível, dará a máxima publicidade ao evento, seja a nível nacional como internacional.

Cidade do Porto, 28 de Janeiro de 2007

* A anunciar e revelar em breve

Pela LUISFER
Luís Manuel FC Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-