20 maio 2009

News Release 766 : VISITA LUISFER A SEVILLA (ADIF/RENFE e ASAF)



Olhão [Portugal], 20.05.2009, Semana 21, Quarta-feira, 23:53 - Ontem, deslocamo-nos pela 14ª vez até à capital andalús. Com efeito, na cidade de la Giralda, Sevilla, fomos fazer mais uma visita de trabalho e cortesia, à ADIF, RENFE e ASAF. Como já tinhamos programado esta visita há algumas semanas, quisemos, por antecipação, visitar e dar os parabéns à ASAF Asociación Sevillana Amigos del Ferrocarril, que cumpre no próximo dia 29 de Setembro, 50 anos de existência.



Desejamos mais uma vez agradecer a simpatia e as facilidades concedidas, com que mais uma vez fomos presenteados, por parte da ADIF/RENFE e também de modo especial, pelo Senhor Presidente da ASAF, que avisado por nós da nossa presença em Sevilla, fez o favor de se comunicar connosco por e-mail, confirmando o propósito de nos receber na associação a que preside, junto com a sua restante direcção.

Como os nossos amigos leitores sabem, no nosso país existem, um número muito reduzido de associações de amigos dos comboios, mas em Espanha, elas são quase 80, segundo nos disseram e também muito activas havendo uma relação muito estreita entre elas e as mesmas associações com a ADIF/RENFE/FEVE. Aproveitamos a ocasião para falarmos dos nossos comboios e também para falarmos e darmos a conhecer uma vez mais as associações portuguesas, também convidando os associados da ASAF a virem até Portugal, e conhecerem melhor nuestros ferrocarriles. Também nos referiram como grandes associações em Espanha, aquelas que gravitam em volta de Madrid e Barcelona, assim como noutras importantes cidades espanholas.

A ASAF, tem um efectivo de pouco mais de 100 sócios e o seu Presidente é o Senhor Miguel Caño Lopez, que exerce esta função desde 1978 e tem a particularidade não menos importante de ser sócio fundador da ASAF e ter no seu cartão de sócio, o número 1, o que é marcante e assinalável. A restante direcção é composta pelo Senhor Luís Vergara, que é o secretário da ASAF e está no cargo desde 2005 e por fim, o tesoureiro é o Senhor José António Martín Cerezo, que desempenha a função desde 1987 e é sócio da ASAF, desde 1966. Tivemos oportunidade de deixar alguma documentação à ASAF, nomeadamente os nossos estatutos, a fim de compreenderem melhor o que é a LUISFER, pois tivemos oportunidade de lhes afirmar a diferença que existe entre a LUISFER (de direito privado, mas a mais antiga) e as outras associações (de direito público e associativo, posteriores) portuguesas, assim como a ASAF, nos ofereceu também alguma documentação que agradecemos.



Depois da apresentação de boas-vindas, fizemos uma visita às instalações da ASAF, que se situam na plataforma (andén) que serve as linhas 8 e 9 da estação de Sevilla Santa Justa, sempre na companhia do seu Presidente, onde pudemos verificar a espectacular maquete (na principal escala H0 e outras também), de enormes dimensões, que demorou 5 anos a ser construída, e que oferece uma visão quase "real" do caminho de ferro no país irmão, nas mais variadas épocas, desde o vapor até ao AVE.



Não desejamos terminar, sem antes referir que os nossos amigos leitores podem na LUISFER FOTOPIC, visionar nas pastas C0000, C0062.1 e C0082, algumas fotos que fizemos na tarde de ontem, assim como alguns videos que estão a ser preparados, para alguns deles também serem mostrados, mediante as condições e nossa argumentação contida na nossa anterior News Release, com o nº 765. Alguma desta nossa produção (foto/video), feita quer na estação de Sevilla Santa Justa, quer também nas instalações da ASAF, vai ser enviada e oferecida pela LUISFER a esta associação quase cinquentenária, em sinal de amizade e reconhecimento pela forma como nos receberam e trataram.

Luís Moreira



««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-