18 março 2010

News Release 1708 : CARRIS em greve amanhã


Faro [Portugal], 18.03.2010, Semana 12, quinta-feira, 17:28

Segundo informa o Página 1 e citando, quatro estruturas sindicais convocaram para amanhã, entre as 08:00 e as 12:00, uma greve na Carris, alegando que a administração tem violado “sistematicamente” o acordo de empresa.


Luís Moreira


News Release 1707 : Despacho nº 4837/2010


Faro [Portugal], 18.03.2010, Semana 12, quinta-feira, 13:30

O Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes, fez publicar em Diário da República, II Série, com o nº 54, de hoje, 18 de Março, o Despacho nº 4837/2010, que argumenta assim:

Nos termos da alínea b) do n.º 2 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 147/2007, de 27 de Abril, prevê-se como receita do IMTT, I. P., uma percentagem, a fixar por despacho, sobre o montante global das
taxas de utilização percebidas pela REFER, E. P., pela disponibilização da infra-estrutura ferroviária.


A intervenção reguladora sobre esta empresa tem-se traduzido na imposição de contenção das taxas referidas, estando o actual modelo de financiamento da intervenção pública já diversificado relativamente aos últimos actos de fixação desta receita.

Nestes termos, ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 147/2007, de 27 de Abril, determina -se o seguinte:

É fixada, para os exercícios de 2008 e 2009, uma taxa de 3,75 % a aplicar pelo IMTT, I. P., nos termos legalmente fixados, sobre as receitas resultantes das taxas de utilização da infra-estrutura ferroviária nacional fixadas pela REFER, E. P.


12 de Março de 2010 — O Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca.


Luís Moreira


News Release 1706 : ADFER


Faro [Portugal], 18.03.2010, Semana 12, quinta-feira, 13:16

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da ADFER, que é uma associação ligada à área ferroviária, da qual a LUISFER  é membra na qualidade de associada, e que se denomina "ADFER".



Página: ADFER
Endereço URL: http://www.adfer.pt/
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Equipa ADFER
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 6 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima •

REFER • ADIF • RFF •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada)•

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic •


Luís Moreira


News Release 1705 : 4 anos de Metro na Póvoa de Varzim


Faro [Portugal], 18.03.2010, Semana 12, quinta-feira, 13:08

Faz hoje 4 anos, que foi inaugurado o troço da rede da Metro do Porto, entre as estações da Linha B (ou vermelha) de Pedras Rubras e da Póvoa de Varzim.


Luís Moreira


News Release 1704 : Refer adquire material para inspecção de carris


Faro [Portugal], 18.03.2010, Semana 12, quinta-feira, 13:03

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Transportes em Revista, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A Refer anunciou que adquiriu o seu primeiro equipamento de medição do desgaste ondulatório da mesa de rolamento do carril, “com vista a potenciar a análise evolutiva deste tipo de desgaste e melhor apoiar a tomada de decisão sobre onde e quando devem ser realizados trabalhos de esmerilagem de carril”. O modelo que foi adquirido está preparado para inspeccionar três bitolas distintas: métrica (1.000mm), europeia (1.435mm) e ibérica (1.668mm) - medindo qualquer irregularidade na mesa de rolamento do carril. “A medição realiza-se com recurso a transdutores digitais de alta precisão (0,01mm), que permitem avaliar com rigor a profundidade do desgaste ondulatório, comunicando online estas oscilações ao computador de gestão de dados, que integra o sistema de inspecção” refere a Refer.



A Refer está ainda a preparar a aquisição de um segundo sistema de inspecção do desgaste ondulatório, a instalar num veículo pesado de inspecção (EM120), que servirá para caracterizar genericamente a rede e de forma a garantir a cobertura da totalidade da Rede Ferroviária Nacional de via larga (bitola 1.668mm).


Paulo Almeida