17 março 2010

News Release 1703 : CP Carga recebe certificado de qualidade


Faro [Portugal], 17.03.2010, Semana 12, quarta-feira, 15:48

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Cargo Edições, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A CP Carga, S.A. é desde Fevereiro o primeiro operador ferroviário de mercadorias em Portugal a receber o certificado de qualidade NP EN ISO 9001:2008. Oito meses após a sua constituição, a CP Carga reforça assim o compromisso com a qualidade das suas operações, tendo como foco principal a satisfação do cliente.

O sistema de gestão de qualidade, submetido a uma rigorosa auditoria, que culminou com a atribuição do certificado de conformidade pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), está em fase consolidada de implementação e abrange todos os processos e actividades desenvolvidos no âmbito da CP Carga.

Com a implementação deste sistema, a CP Carga passa a dispor de uma ferramenta de gestão que lhe permite monitorizar os seus processos, gerir os recursos humanos e materiais necessários para a operação do negócio, definir indicadores e quantificar objectivos, com vista à melhoria contínua, consolidação e partilha do conhecimento dentro da CP Carga.

Para Rocha Soares, Presidente do Conselho de Administração CP Carga, “este certificado é o reconhecimento de um esforço que vem sendo desenvolvido no sentido de criar um programa de melhoria contínua dos nossos serviços, indo ao encontro das expectativas dos nossos clientes”.
Além de representar um “selo” de qualidade, este certificado oferece mais credibilidade e prestígio à CP Carga que desta forma “dá mais um passo na sua afirmação no mercado nacional e ibérico enquanto um operador logístico de referência, que disponibiliza as melhores soluções de transporte de mercadorias, assentes numa estratégia que privilegia a oferta de serviços de alta qualidade”, afirma o Presidente.

Sobre a ISO A ISO (International Organization for Standardization, em português Organização Internacional de Normalização) é uma organização não governamental, criada em 1947, que promove a normalização de produtos e serviços, com o objectivo de os melhorar.

A CP Carga dispõe de 75 locomotivas eléctricas e diesel e 2700 vagões para os mais variados serviços e tipos de transporte.


Paulo Almeida



News Release 1702 : PEC e CP


Faro [Portugal], 17.03.2010, Semana 12, quarta-feira, 15:14

Desde há algum tempo, que por força da complicada situação financeira que o país vive e com apresentação do PEC 2010-2013, que a LUISFER vinha pensando que o governo iria tocar naquilo que não deve tocar.

Agora, que estamos numa situação de aperto, afigura-se como fundamental ir buscar receitas, de forma célere e com respectivas mais-valias a nível de outros interesses, desvalorizando o papel fundamental que os estados europeus devem ter - não estamos na terra do tio Sam -, em relação às empresas aéreas de bandeira, vulgo no nosso país a TAP, e as empresas ferroviárias estatais, como a nossa CP. Só que as pessoas esquecem-se que não se trata de alienar, aquilo que é de todos nós, passando depois esses mesmos activos a nível de património de identidade nacional, para mãos menos recomendadas.

Certamente, os leitores, podem pensar que perante esta nossa argumentação, estamos fechados à modernização (não), e á liberalização (sim), revelando tiques próprios da esquerda comunista e sindicalista. Não, antes pelo contrário, nunca os aceitamos nem aceitamos nas suas lutas mais ou menos mal amanhadas, mas defendemos sempre e sempre assim pensamos, que a TAP não deve ser privatizada, pois não nos esquecemos dos esquemas liberais de privatização que a Europa nos vai obrigando a fazer no sector dos transportes, com as consequências que daí aconteceram num passado muito recente, como por exemplo, não nos esquecemos da morte da Sabena, uma bandeira da Bélgica, como da quase morte da TAP, quando associada à defunta Swissair, ressucitada mais tarde e de um dia para o outro como Swiss Air International.

Conhecemos o sector dos transportes (marítimo e rodoviário) muito bem, assim como a nível aéreo também há muitos anos, mas a nossa especialidade é a área ferroviária, onde estamos há 33 anos. A CP, segundo o que o PEC anuncia, está nos planos do governo, para ser motivo de partições, o problema não é de alienar esta parte (EMEF), ou esta linha (CP Longo Curso/Urbanos), ou este ou aquele nicho potencial, não, o problema é que quem tem a faca (governo), não sabe cortar pão, por isso, não é de fiar que o bolo seja bem cortado a fim de defender as crianças, pois será certamente mal divido, perante gulosos mal afamados e adultos.

Por isso, certamente como muitos de certeza não vão perceber por agora porque ainda não chegou o tempo, dizemos agora num discurso mais singular à CP, que ela espere um pouco mais por mim, embora já esteja preparado há muito tempo, para fazer aquilo que quero fazer, e depois perceberá a mesma CP, que não podia encontrar melhor aliado, porque sempre fiel naquilo que a CP tem que ter sempre no nosso país, embora hoje, tenhamos um mercado aberto e desonesto de capitais, de interesses e de afirmação a qualquer custo, sujeito a interesses nada ligados à área ferroviária e tendo este negócio como complementar à sua principal actividade. Sei, que a CP comigo, nunca me verá, como se fosse outro, porque interesses diferentes mas iguais.

A terminar e aproveitando a edição desta News Release, podemos acrescentar que além de outros vídeos que estamos a preparar para editar na nossa LUISFERTV, de promoção à CP e às suas ofertas, tinhamos também o propósito de fazer e vamos fazer, um outro sobre esta matéria agora conhecida e revelada pelo governo através do seu PEC 2010-2013, pelo que esta News Release, antecipa um pouco aquilo que iremos dizer.


Luís Moreira


News Release 1701 : Governo avança mais um passo na privatização da CP


Faro [Portugal], 17.03.2010, Semana 12, quarta-feira, 14:44

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário Económico, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista Nuno Miguel Silva.

O sector ferroviário é a principal novidade no capítulo das privatizações apresentado hoje pelo PEC – Plano de Estabilidade e Crescimento.

O documento do Governo prevê a privatização de duas empresas participadas da Brisa, a EMEF e a CP Carga.

Está também prevista a concessão de linhas actualmente exploradas pela CP, empresa pública responsável pela gestão do transporte ferroviário em Portugal.

O actual ministro das Obras Públicas admitiu recentemente numa entrevista ao "Expresso" desmembrar e privatizar a CP. Esta medida do Governo deverá suscitar forte oposição por parte dos sindicatos do sector.

A CP Carga derivou de uma unidade de negócios da CP e transformou-se numa empresa participada do grupo presidido por Francisco Cardoso dos Reis, especializado no segmento de mercadorias.

Desde 1 de Janeiro de 2009, a CP Carga está a viver em sistema liberalizado, sofrendo a concorrência de operadores privados, designadamente da Takargo, do grupo Mota-Engil.

A EMEF é a empresa do grupo CP responsável pela manutenção da frota e pela construção de vagões e está a iniciar um processo de internacionalização, depois de uma operação bem sucedida na Bósnia.

A concessão de linhas da CP deverá incidir nos serviços urbanos e de longo curso. Diversos especialistas consideram que as linhas suburbanas de Lisboa (Cascais e Sintra, por exemplo) e do Porto, assim como os serviços Alfa e Intercidades são os mais rentáveis da CP e, portanto, os que despertam mais apetite junto dos potenciais interessados privados.

A alteração dos estatutos da CP, ocorrida em 2009, veio abrir espaço a estas privatizações e concessões, como o Diário Económico anunciou em primeira mão.



Paulo Almeida



News Release 1700 : Ferrovia gera mais emprego que rodovia, segundo estudos austríacos e alemães


Faro [Portugal], 17.03.2010, Semana 12, quarta-feira, 14:33

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Cargo Edições, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O investimento em infra-estrutura ferroviária gera dois terços mais empregos do que o investimento na rodovia, conclui um estudo da Universidade Técnica de Viena. Medido em número de postos de trabalho por cada mil milhões de euros investidos, a construção da auto-estrada gera cerca de 10.000 empregos. O mesmo montante investido na construção de estações ferroviárias cria à volta de 17.400 postos de trabalho. Se nos centrarmos nos gastos com construção da via, nos comboios de passageiros regionais e sobre as medidas de redução de ruído, poder-se-ão criar 16.000 postos de trabalho por mil milhões de euros.

Os números apresentados pelo Instituto de Estudos do Transporte da Universidade Técnica de Viena são baseados em dados primários emitidos pelo Instituto Austríaco de Pesquisas Económicas. Um estudo alemão também avaliou, com resultados comparáveis, a capacidade de criação de emprego da construção da ferrovia em cerca de 17.000 pessoas, um valor a que se deve acrescentar 25 000 postos de trabalho nas medidas de redução do ruído na verdade. A conclusão dos pesquisadores austríacos é que cada euro do dinheiro dos contribuintes cria 1,5 a 2,5 vezes mais empregos quando investidos em ferrovias, no transporte regional ou em modos não motorizados de transporte.



Paulo Almeida



News Release 1699 : Morte em Vale de Santarém


Faro [Portugal], 17.03.2010, Semana 12, quarta-feira, 13:55

Segunda noticia o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias, na manhã de hoje, uma mulher de 58 anos, foi colhida mortalmente por uma composição ferroviária junto da estação de Vale de Santarém, na Linha do Norte.



Como é hábito fazermos, edita-se junto a respectiva Rail Safety Notice relativa a este incidente.


Luís Moreira


News Release 1698 : EMEF


Faro [Portugal], 17.03.2010, Semana 12, quarta-feira, 13:28

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da EMEF, que é uma subsidiária da CP (pertence ao grupo CP) e que se denomina "EMEF".



Página: EMEF
Endereço URL: http://www.emef.pt/
Situação: Activa
Idioma: Português, Inglês e Castelhano
Autor: Equipa EMEF
Classificação LUISFER
Page Screen: 7 em 10
Page Total: 5 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima •

REFER • ADIF • RFF •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada)•

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic •


Luís Moreira