18 maio 2010

News Release 2076 : 20 Anos do Recorde 515,3 km/h (TGV)


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 16:54

Faz hoje 20 anos que a SNCF estabeleceu um novo recorde do mundo de velocidade ferroviária pura, em linha de caminho-de-ferro convencional, ou seja, não maglev.



Foi então a unidade 325 da frota TGV Atlantique (301 a 405, ou seja 105 TGV's), que em 18 de Maio de 1990, atingiu a marca de 515,3 km/h, a sul da estação de Vendôme, na LGV entre Paris e Tours.


Luís Moreira


News Release 2075 : CP deixa na gaveta estudo de 380 mil euros para melhorar os horários dos comboios


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 16:08

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Público
Autor: Carlos Cipriano
Data: Ontem

Este trabalho - designado Impulso e realizado em parceria com a Ferbritas (afiliada da CP) - foi adjudicado no início de 2009 e pretendia "uma reformulação geral da rede para melhorar as correspondências e ter uma perspectiva mais comercial, numa lógica de oferta geral do serviço e mais de acordo com a procura", segundo dizia o presidente da CP, Cardoso dos Reis, ao PÚBLICO em Agosto do ano passado.

Na prática, isso traduzia-se em menos transbordos e na optimização da relação directa Porto-Faro (que pode ser feita em menos tempo do que as actuais seis horas), na introdução de horários cadenciados (sempre aos mesmos minutos nas estações) e na fiabilidade da relação Tomar-Lisboa. Pretendia-se ainda melhorar o serviço suburbano na linha de Cintura, onde coexistem comboios da CP e da Fertagus.

O modelo do Impulso baseava-se nos caminhos-de-ferro suíços, onde existe um horário em rede com um mínimo de transbordos, acabando assim com inúmeras rupturas nas viagens da CP em que as pessoas têm de apanhar vários comboios para percursos relativamente curtos.

A empresa esperava introduzir estas alterações já em Dezembro do ano passado, mas adiou a nova oferta para Abril deste ano, acabando, contudo, por não a pôr em prática. O seu gabinete de comunicação não explicou as razões deste cancelamento ou adiamento, mas o PÚBLICO apurou que decorre uma auditoria interna para averiguar as condições em que este estudo foi adjudicado.

Não é, pois, de esperar grandes melhorias nos horários da CP nos próximos tempos, até porque, do lado da infra-estrutura, há poucos investimentos em curso que permitam reduzir os tempos de percurso. As excepções são as variantes da Trofa (que vão permitir o reforço da oferta entre o Porto e o Minho) e de Alcácer, que poupará alguns minutos na relação Lisboa-Algarve.

E entre Lisboa e o Porto? Uma das primeiras medidas do primeiro governo de Sócrates foi parar as obras de modernização da Linha do Norte, tendo em conta as decisões tomadas acerca do avanço do TGV Lisboa-Porto, entretanto adiado dois anos (de 2015 para 2017).

Uma terça parte deste corredor permanece, assim, com carris e travessas antigos, fazendo da viagem entre as duas cidades um autêntico rali, sobretudo para o Alfa Pendular e Intercidades, obrigados a adaptar a sua velocidade ao mau estado da linha.

O PÚBLICO também questionou a Refer sobre o reinício da modernização da Linha do Norte, mas não obteve resposta. Sabe-se, contudo, que alguns dos investimentos previstos estão a ser reanalisados à luz da nova realidade do Plano de Estabilidade e Crescimento.


Paulo Almeida



News Release 2074 : CAF fornece 36 comboios para a CPTM


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 15:43

Segundo informa a Transportes em Revista e citando, a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos adjudicou 36 comboios à CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles, SA) para a Linha 8 dos caminhos de ferro de São Paulo, Brasil. O contrato, no valor de 800 milhões de euros, pressupõe ainda a manutenção desta linha pelo prazo de vinte anos. O primeiro comboio deverá ser entregue em Março de 2011.

Este contrato vem reforçar a presença do Grupo CAF no Brasil, que, em Janeiro passado, inaugurou uma nova unidade industrial na localidade de Hortolândia, no Estado de São Paulo. A CAF já tinha ganho outro contrato neste país, para o fornecimento de 65 comboios (17 para a rede de metro e 48 para a CPTM) para a rede ferroviária de S. Paulo, no valor de 626 milhões de euros. “A companhia recentemente iniciou a entrega das primeiras composições correspondentes a este contrato e finalizará a entrega da totalidade das composições durante 2010”, revela a empresa em comunicado.


Paulo Almeida



News Release 2073 : UE estuda prioridades da ferrovia na RTE-T


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 15:32

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Cargo Edições
Autor: Redacção
Data: Ontem

A UE vai determinar, no último trimestre deste ano, quais os projetos que ganham, ou mantêm, o estatuto de prioritários dentro da RTE-T, Rede Transeuropeia de Transporte. O corredor ferroviário do Mediterrâneo (incluindo o eixo Grande Ferrmed, ligando Algeciras a Estocolmo) é um dos que serão analisados. A activação do corredor do Mediterrâneo entre Algeciras e à fronteira francesa ascende a cerca de 41 mil milhões de euros, quase quatro vezes menos do que o previsto pela União Europeia para o eixo de toda a Europa, segundo revelou a Ferrmed.

O Comissário dos Transportes da Comissão Europeia, Siim Kallas, estima em 153 mil milhões de euros o custo dos corredores de transporte de mercadorias de alta capacidade Mediterrâneo Algumas das despesas já foram elencadas pelo gabinete de Kallas: 22 mil milhões destinam-se à resolução de estrangulamentes; 30.000 mil milhões irão garantir o comprimento máximo dos comboios (fixado em 750 metros); e 8.500 milhões garantirão o estabelecimento de um gabarito adequado para contentores de grande altura e transporte combinado.


Paulo Almeida



News Release 2072 : Metro de Lisboa dá boleia ao Rock in Rio


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 15:32

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: i
Autor: André Patrocínio
Data: Ontem

O Metropolitano de Lisboa (ML) vai reforçar o número carruagens por comboio até à estação da Bela Vista e prolongar o horário de funcionamento até às 4h da madrugada nos dias do festival Rock in Rio.

Esta medida abrange as linhas verde e vermelha que nos dias 21, 22, 27, 29 e 30 de Maio, entre a 1h e as 4h, vão ter ligações especiais entre a estação da Bela Vista e São Sebastião, com paragem nas estações do Oriente e Alameda, e entre a Alameda e o Cais do Sodré, com paragem no Campo Grande. O ML aconselha a compra antecipada de bilhetes, para evitar as filas no final dos concertos.



O Metropolitano anuncia ainda que vai proceder a um aumento de vigilância e reforço de informação com agentes do ML e da PSP neste período.

A linha amarela e a linha azul irão manter os horários habituais de funcionamento ao público até às 1:00 horas.

Cortesia: Pela foto, agradecimento ao jornal i


Paulo Almeida



News Release 2071 : Cerejas fresquinhas para a Selecção e para a CP


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 14:51

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Destak
Autor: Redacção
Data: Ontem

A cereja colhida na Serra da Gardunha vai ser oferecida diretamente nos hotéis em que a seleção está a estagiar, a poucos quilómetros, na vizinha cidade da Covilhã.

Apesar de a colheita estar atrasada cerca de três semanas, “a cereja ainda vai ajudar a marcar golos na África do Sul. Os produtores vão apanhar a melhor para entregar em quantidades a acertar diariamente”, explicou o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes.

O autarca falava hoje na conferência de imprensa de apresentação da campanha “Cereja do Fundão - O fruto da nossa Seleção” que envolve 200 produtores associados da empresa de embalamento e comercialização Cerfundão.

Durante os meses de junho e julho a região responsável por metade da cereja produzida em Portugal vai oferecer 10 toneladas do fruto em eventos em vários pontos do país e em Espanha.

A cereja vai ser oferecida no dia 1 de junho à entrada do jogo Portugal - Camarões, de preparação para o Campeonato do Mundo, na Covilhã, e no resto do mês em ações de rua da Vodafone, em três comboios Alfa Pendulares e na estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

Foram ainda estabelecidas parcerias para venda em eventos da rede Aldeias do Xisto, em 23 áreas de serviço de auto estradas da Eurest e em diversas feiras temáticas pelo país.

A CP vai ainda criar o “Comboio da Cereja”, que decorrerá durante os domingos de junho, para promover visitas a pomares de cereja, à Aldeia Histórica de Castelo Novo e a Alpedrinha.

De 10 a 13 de junho a principal freguesia produtora de cereja, Alcongosta, organiza a Festa da Cereja, em que as ruas da aldeia são preenchidas com bancas de produtos locais à base de cereja.

Os novos pratos com o fruto do Fundão vão também estar em destaque no festival gastronómico “Fundão, aqui come-se bem” e no festival da escola profissional da cidade, de 25 a 27 de maio.

“Este ano fomos um pouco mais comedidos no orçamento, apostámos mais nas parcerias com privados”, referiu Manuel Frexes. A campanha está orçada em 20 mil euros.


Paulo Almeida



News Release 2070 : Mainroad torna-se parceiro tecnológico da Fertagus


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 14:51

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Rostos On-line
Autor: Redacção
Data: Ontem

A Fertagus, a empresa que assegura o comboio da Ponte 25 de Abril, em Lisboa, é profundamente orientada para o ambiente, tendo procedido à substituição do parque de servidores e networking por um mais eficiente, através de virtualização e consolidação com o total apoio da Mainroad. Assim, a Fertagus reduziu drasticamente o número de servidores, de oito para dois, e adquiriu equipamentos mais eficientes energeticamente

Ao diminuir o número de servidores, a Fertagus reduziu os custos de licenciamentos, o consumo de energia e, em última análise, viu diminuído o TCO do Datacenter. “Esta foi a forma que encontrámos para responder à premissa: como reduzir custos investindo? Ao apostar em novos equipamentos mais eficientes não só reduzimos os consumos de energia, como os custos acrescidos referentes à manutenção e operação do parque informático que estava a ficar obsoleto,” afirma António Soares, IT Manager, da Fertagus.

A virtualização, caminho seguido pela Fertagus, acarreta um conjunto de vantagens como sejam a redução do consumo energético - factor determinante para a empresa - o aumento da eficiência do datacenter, desmaterialização dos servidores e maior disponibilidade dos sistemas. Além disso, a complexidade de gestão dos servidores é menor e os upgrades futuros serão mais simples de realizar. “Ao optar pela Mainroad, enquanto parceiro tecnológico, conseguimos garantir toda a qualidade do serviço para o cliente final, e a equipa de IT interna da empresa pode dedicar-se ao verdadeiro core business da Fertagus,” afirma António Soares, IT Manager, da Fertagus.

“É muito gratificante para a Mainroad trabalhar com uma empresa com a Fertagus e sentir que respondemos eficazmente aos desafios colocados. O objectivo da Fertagus era reduzir custos, sem descurar a preocupação ambiental, e acreditamos que, com o percurso que está a ser seguido pela empresa, vai ser fácil cumprir e superar esta meta,” comenta João Paulo Fazendeiro, Director Comercial da Mainroad.


Paulo Almeida



News Release 2069 : Despacho nº 8364/2010


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 14:25

Foi publicado hoje em Diário da República, II Série, nº 96, de 18 de Maio de 2010, por intermédio do Ministério das Finanças e da Administração Pública / Gabinete do Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, o Despacho nº 8364/2010, que diz respeito à Concessão da garantia pessoal do Estado no âmbito do empréstimo a contrair pela Elos — Ligações de Alta Velocidade, S. A., junto do Banco Europeu de Investimento, e que argumenta assim.

Considerando que o Banco Europeu de Investimento se propõe conceder à Elos — Ligações de Alta Velocidade, S. A., um empréstimo para financiamento do projecto RAVE PPP Poceirão - Caia no montante de € 300 000 000;

Considerando que este empréstimo se destina a financiar parcialmente investimentos na sequência da adjudicação da concessão do troço Poceirão -Caia, integrado na ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid;

Considerando que o projecto de investimento a financiar tem uma importância estratégica para o País, ao promover o reforço da conectividade interna e internacional do território nacional (às escalas ibérica, europeia e global) e, bem assim, a competitividade da economia nacional, sendo que têm ainda um muito forte efeito positivo no relançamento do crescimento económico, na indução do investimento privado e na criação de emprego, revestindo-se assim de manifesto interesse nacional;

Considerando que nos termos do nº 1 do artigo 14º da Lei nº 112/97, de 16 de Setembro, o Secretário de Estado dos Transportes, por despacho de 22 de Abril de 2010, emitiu parecer favorável à concessão da respectiva garantia pessoal do Estado;

Considerando que foi ouvido o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, nos termos do disposto na alínea t) do nº 1 do artigo 6º dos respectivos Estatutos;

Instruído o processo pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, ao abrigo do disposto no artigo 15º da Lei nº 112/97, de 16 de Setembro, e no nº 1 do artigo 67º da Lei nº 3-B/2010, de 28 de Abril, e ao abrigo da delegação de competências proferida nos termos do nº 2.9 do despacho nº 383/2010, de 29 de Dezembro, do Ministro de Estado e das Finanças, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 4, de 7 de Janeiro de 2010:

Autorizo:

1 — A concessão da garantia pessoal do Estado para cumprimento das obrigações de capital e juros no âmbito do empréstimo a contrair pela Elos — Ligações de Alta Velocidade, S. A., junto do Banco Europeu de Investimento, no montante de € 300 000 000, cujas condições financeiras constam da ficha técnica anexa.

2 — A fixação da taxa de garantia em 1 % ao ano.

7 de Maio de 2010 — O Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Manuel Costa Pina

Ficha técnica

Projecto — o projecto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização, por todo o período da concessão de 40 anos, das infra-estruturas ferroviárias, com exclusão dos sistemas de sinalização e telecomunicações, do troço de 167 km entre o Poceirão e Caia, que é parte integrante da ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid; das infra-estruturas ferroviárias do troço da linha convencional entre Évora e Caia, que é parte integrante do corredor de linha de velocidade convencional Sines-Elvas-Caia; e da nova estação de Évora («concessão»).
Mutuário Elos — Ligações de Alta Velocidade, S. A.
Mutuante — Banco Europeu de Investimento.
Montante do Part B Loan da Facilidade BEI — € 300 milhões.
Maturidade — 20 anos após a data de assinatura do contrato de financiamento BEI.
Desembolsos — número máximo de desembolsos a acordar, até seis meses após a conclusão das obras.
Amortização — prestações semestrais de acordo com um plano de reembolso a definir.
Regime de taxa de juro — taxa variável acrescida de uma margem fixa revisível face à Euribor.
Pagamento de juros — mensal ou semestral e postecipadamente.
Garante — República Portuguesa.


Luís Moreira


News Release 2068 : CP Carga assina contratos com a indústria


Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 14:16

Segundo informa a Cargo Edições e citando, a CP Carga estabeleceu um contrato com a CIMPOR, por três anos, para o transporte de cimento (essencialmente) e venceu os concursos públicos realizados pela Petrogal para assegurar o fornecimento de “jet fuel” do aeroporto de Faro, bem como o transporte de biodiesel de Alhandra para Sines, revelou recentemente em Palmela o presidente da CP Carga, Rocha Soares.

Também na área da madeira a Cargo Logistics de Portugal – denominação comercial adoptada após a autonomização da transportadora nacional, em Agosto do ano passado – logrou estabelecer um contrato com a Soporcel para o transporte de madeira da Galiza para o Louriçal (Figueira da Foz) e um outro contrato com o grupo Sonae também para o transporte de madeira, mas neste caso proveniente de França.

A CP Carga SA opera atualmente em 10 terminais logísticos próprios espalhados por todo o território nacional, com serviços de e para os portos marítimos da costa atlântica portuguesa, ramais privados de grandes clientes empresariais. Além disso, disponibiliza uma oferta regular para os principais eixos Ibéricos, entre os quais Madrid, Barcelona, Tarragona, Valência, Saragoça e Bilbau, através de um quadro de pessoal de mais de 700 colaboradores nas mais variadas funções.


Luís Moreira