15 fevereiro 2010

News Release 1551 : CP e Renfe assinam acordo para explorar rede ibérica do TGV


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 21:02

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A CP e a espanhola Renfe assinaram hoje, em Madrid, um acordo para a exploração conjunta da futura rede ferroviária ibérica de Alta Velocidade.

O protocolo, que foi assinado hoje pelos presidentes da CP, Francisco Cardoso dos Reis, e da Renfe, Teófilo Serrano Beltrán, "prevê o desenvolvimento de um processo em três fases", segundo um comunicado da empresa portuguesa.

A primeira fase consiste na assinatura do protocolo e a segunda na "negociação e definição da forma de cooperação, bem como das etapas reguladoras e legais inerentes à operação conjunta e à prestação dos serviços que lhe estão associados".

A terceira fase incide na "análise técnica e pormenorização das condições da cooperação conjunta, nomeadamente, modelo de exploração, conceito e coordenação de serviços, partilha de receitas e de custos e recursos humanos".

Estas três fases deverão estar concluídas até 31 de Dezembro, "sendo expectável que no segundo semestre deste ano esteja definido o modelo de exploração da rede ferroviária ibérica da alta velocidade", de acordo com o comunicado.

"Tanto a Renfe como a CP subscrevem neste acordo o compromisso de assegurar a interoperabilidade técnica e de exploração, designadamente no que se refere ao material em circulação e aos sistemas de apoio ao transporte e à operação", lê-se no comunicado.



Luís Moreira


News Release 1550 : Grave acidente ferroviário na Bélgica


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 12:21

Na manhã de hoje, cerca das 08:30, ocorreu um grave acidente ferroviário na Bélgica, mais rigorosamente em Buizingen (HAL), na Linha 96 que liga Bruxelas a Mons. Calcula-se que o balanço da tragédia se cifre entre 8 a 25 mortos, 11 feridos graves e 150 ligeiros. A causa do acidente deve-se a um comboio que não respeitou a sinalização luminosa (sinal vermelho, que fechado), foi ultrapassada e provocou uma colisão pela cauda noutro comboio. Um dos comboios procedia de Louvaine e ia para Braine-Le-Comte (que foi o que causou a tragédia) e o outro comboio procedia de Quiévrain e destinava-se a Liège. Como os amigos leitores sabem, a operadora principal e estatal belga (a CP belga) é a NMBS SNCB e a operadora congénere da REFER na Bélgica é a Infrabel.



Editamos de seguida a habitual Rail Safety Notice, relativa a este acidente:



Créditos: Pela foto, agradecimento ao jornal La Libre.


Luís Moreira


News Release 1549 : Anúncio de Procedimento nº 520/2010 (REFER)


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 11:56

Informamos os nossos amigos leitores, de que, a REFER, fez publicar no Diário da República, II Série, nº 31, de hoje, 15 de Fevereiro de 2010, um anúncio de procedimento com o nº 520/2010 e que observa assim:

- OBJECTO DO CONTRATO

Designação do contrato: Empreitada de Execução de Barra longa Soldada (BLS) - Pk 318,375 a 318,705VA e 318,740VD - Linha do Norte.

Descrição sucinta do objecto do contrato: Substituição das travessas de madeira por travessas de betão monobloco polivalentes e do carril 54E1 por carril 60E1 no troço de barra curta em apreço, entre os km 318,375 a 318,705 na Via Ascendente e 318,375 a 318,740 na Via Descendente.

Tipo de Contrato: Empreitada de Obras Públicas

Valor do preço base do procedimento: 713.767,00 EUR

- LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

Linha do Norte - Pk's 318,375 a 318,705VA e 318,740VD
País: PORTUGAL
Distrito: Aveiro
Concelho: Espinho
Código NUTS: PT114

- PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Empreitadas de obras públicas
Prazo contratual de 120 dias contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP

- IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO

Nome: Luís Filipe Pardal
Cargo: Presidente do Conselho de Administração


Luís Moreira


News Release 1548 : Junta de Freguesia está a recuperar edifício da estação de Afife


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 11:48

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Blogue Afife Digital, publicada no passado dia 13 na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A Junta de Freguesia de Afife, iniciou já as obras para a recuperação dos baixos do antigo edifício da estação dos caminhos-de-ferro. Este edifício, esteve já alugado pela Associação Desportiva Afifense, onde funcionou a sua sede, até à construção do pavilhão gimnodesportivo, no entanto a parte superior do edifício, já estava cedida à Junta de Freguesia, onde tinha o seu arquivo. Após a saída da ADA da estação para o pavilhão, a Junta de Freguesia através de protocolo firmado com a REFER, foi-lhe cedida a parte inferior do edifício, com o objectivo de para aí ser transferido o serviço de atendimento público da autarquia, assim como o serviço de correios, caso este venha a passar para a Junta. A Junta de freguesia, já havia firmado outros protocolos com a REFER, para a cedência das casas das vigias de S. Roque e Cabriteira, edifícios estes que a autarquia cedeu para as sedes do Grupo Folclórico de Afife e para a Associação dos Caçadores da Encosta de Santa Luzia.



Agora a autarquia, está a proceder a obras na parte inferior do edifício, a fim de dotar este com as condições necessárias a poder efectuar aí o atendimento público, dos serviços autárquicos. O espaço vai ter instalações sanitárias, uma sala de atendimento e um espaço administrativo. Os trabalhos de momento, estão a ser executados pelos trabalhadores da autarquia, para depois serem entregues a empresas especializadas, para os trabalhos de recuperação de tectos, paredes e divisórias, entre outros. Para a autarquia Afifense, o atendimento neste espaço irá favorecer a população, dado este ser um local central e onde não há escadas, como acontece no edifício da Junta. Esta obra é de momento uma prioridade da autarquia, que pretende conclui-la ainda durante o primeiro trimestre do ano.


Créditos: Pela foto, agradecimento ao Blogue Afife Digital.

Paulo Almeida


News Release 1547 : Anúncio de Procedimento nº 519/2010 (REFER)


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 11:34

Informamos os nossos amigos leitores, de que, a REFER, fez publicar no Diário da República, II Série, nº 31, de hoje, 15 de Fevereiro de 2010, um anúncio de procedimento com o nº 519/2010 e que observa assim:

- OBJECTO DO CONTRATO

Designação do contrato: Prestação de Serviços de Inspecção Ultra Sónica de Carril por meios pesados em contínuo.

Descrição sucinta do objecto do contrato: Serviço de detecção de defeitos internos de carril em linhas de via larga (bitola 1.668mm), da Rede Ferroviária Nacional (de 2.500Km a 3.000KM de extensão de via por campanha), por meio de inspecção ultra sónica em contínuo com equipamentos pesados.

Tipo de Contrato: Aquisição de Serviços

Valor do preço base do procedimento: 800.000,00 EUR

- LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

Ao longo da Rede Ferroviária Nacional
País: PORTUGAL
Distrito: Portugal Continental
Concelho: Todos
Código NUTS: PTZZZ

- PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Empreitadas de obras públicas
Prazo contratual de 24 meses contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP

- IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO

Nome: Luís Filipe Pardal
Cargo: Presidente do Conselho de Administração


Luís Moreira


News Release 1546 : 107 anos de comboios em Portimão


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 11:30

Faz hoje 107 anos, que foi aberto à exploração ferroviária, o troço em via única e bitola larga da actual Linha do Algarve entre Silves e Portimão.


Luís Moreira


News Release 1545 : Estação de São João do Estoril renovada até final do ano


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 11:25

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Público, publicada no passado dia 12 na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

«Câmara de Cascais justifica demora na construção de desnivelamento rodoviário à linha férrea com dificuldade em saber a quem pertencia terreno

As obras de reformulação das acessibilidades à estação de São João do Estoril devem arrancar em Março e ficar prontas até ao fim do ano, anunciou ontem a Rede Ferroviária Nacional (Refer). A empreitada permitirá encerrar a última passagem de nível rodoviária na Linha de Cascais, o que apenas acontecerá uns meses mais tarde com a conclusão de um novo desnivelamento a partir da Avenida Marginal.

O projecto da Refer, ontem apresentado em Cascais, prevê uma passagem inferior pedonal, a reformulação dos cais e das coberturas, a recuperação do actual edifício da estação, e a requalificação do espaço público envolvente, com a criação de três pequenas áreas comerciais. O atravessamento inferior à linha férrea será feito em escadas ou elevadores para pessoas de mobilidade reduzida. O acesso ficará situado junto à estação existente, que também será mantida e contará com um novo edifício de apoio, do lado sul (mar), com bilheteiras e sala de espera.

Os actuais quiosques serão substituídos por duas zonas comerciais no lado norte e uma a sul da via ferroviária. Um responsável da Refer salientou ao PÚBLICO que a concessão de alguns destes espaços terão a obrigação de manter em funcionamento sanitários de uso público. Dos dois lados da linha estão previstos lugares de estacionamento para tomada e largada de passageiros. Os cais, prolongados e com novas coberturas, terão o acesso condicionado aos utentes dos comboios. A empreitada deverá ser adjudicada por um valor "entre três e quatro milhões de euros", tendo em conta as propostas apresentadas a concurso.

Para salvaguardar o arvoredo junto à estação, a autarquia vai transplantar, entre 17 e 24 de Fevereiro, sete árvores para os viveiros municipais de Vale de Cavalos, para futura utilização em espaços verdes urbanos. Um plátano do lado sul será deslocado alguns metros, por uma empresa especializada, com acompanhamento da Polícia Municipal para garantir a segurança na zona.

Nova rotunda na Marginal

A última passagem de nível rodoviária da Linha de Cascais encerrará quando ficar pronta a passagem rodoviária inferior projectada a partir de uma nova rotunda na Marginal, junto ao forte de Santo António, que ligará à Rua Homem Cristo, perto do centro de saúde de São João, e à futura Via de Cintura Nascente a São João.

"Não posso dar prazos para a execução dessa via", disse ontem o presidente da autarquia, António Capucho, explicando que esteve "oito meses à espera" que o ministério da Defesa e a Estradas de Portugal descobrissem de quem era o terreno para a estrada.

O atravessamento rodoviário junto à estação será fechado com a abertura da alternativa a construir. O autarca congratulou-se com a melhoria das condições da estação e da anunciada renovação da linha e dos comboios.»



Paulo Almeida


News Release 1544 : 146 anos de comboios em Beja


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 11:12

Faz hoje 146 anos, que foi aberto à exploração ferroviária, o troço em via única e bitola larga da actual Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja.


Luís Moreira


News Release 1543 : Museu Ferroviário apresenta simulador de condução


Faro [Portugal], 15.02.2010, Semana 08, Segunda-feira, 10:31

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da imprensa, com informação ferroviária relevante.

Para assinar o seu aniversário, a Fundação Museu Nacional Ferroviário vai proporcionar a possibilidade de experimentar a sensação de conduzir um comboio. Assim, no próximo dia 17 de Fevereiro, vai estar presente nas instalações do Museu, no Entroncamento, um simulador de condução denominado MNF. Esta será a primeira experiência do MNF, realizada em parceria com a CP Virtual. A experiência, aberta a maiores de 8 anos, “irá permitir aos seus visitantes a experiência única de conduzir um comboio nas linhas de caminhos-de-ferro portuguesas, com material circulante pertencente ao espólio do Museu”, revela a fundação.


Paulo Almeida