16 junho 2009

News Release 820 : TGV EM PORTUGAL (novamente notícias menos felizes)



Olhão [Portugal], 16.06.2009, Semana 25, Terça-feira, 11:20 - Nos últimos dias, novamente é abordado e dado destaque pelos media, o possível adiamento da adjudicação provisória da construção do troço entre o Poceirão e Caia, relativo à linha entre Lisboa e Madrid do TGV.

Sabemos muito bem, como anda à deriva este projecto tão importante, desde os tempos do governo Guterres, até aos nossos dias, não por estarmos calados, pois já denunciamos os graves erros que já tiveram lugar e aqueles que ainda estão a acontecer, mas infelizmente, também sabemos, que a LUISFER não tem a força suficiente, nem se constitui como poderoso lobby, para poder influenciar, neste caso, positivamente falando, sobre como devia ser dirigido este projecto tão importante.

Infelizmente, as pessoas não percebem que quanto mais se atrasa, mais caro fica, mais tempo ficamos de fora desta rede transeuropeia e como o Eng. Sócrates, está refém da sua última má prestação eleitoral, pensa, segundo afirmam os mesmos media, - que também não podemos confiar plenamente-, então em adiar, para mais tarde, o projecto do TGV em Portugal. E mais, se o PSD de Manuela Ferreira Leite, ganhar as próximas legislativas, o que é bem provável, está estabelecido (e será dado o respectivo ênfase na campanha eleitoral), que o TGV não passará da fronteira e iremos devolver dinheiros europeus já aplicados no projecto. Quando acordarmos, será tarde demais e iremos perceber que mais uma vez, perdemos o comboio do desenvolvimento, e por culpa de quem, de nós mesmos e não de mais ninguém. A ADIF/RENFE (em Espanha), dentro de poucos mais anos, tem a sua rede construída e nós, nem sequer uma travessa monobloco colocamos em plataforma, mas continuamos a discutir, a discutir tudo como se estivessemos a ver um filme surreal. Cá, no nosso pobre país, que é aquilo que nós somos (não tenhamos ilusões), na vez de se continuar a discutir, devia era estar-se a fazer, ou seja, devia ser a REFER/CP (e não RAVE(REFER)/PRIVADOS (disparate e erro gravíssimo)) a fazer o mesmo que a ADIF/RENFE estão a fazer, mas não, continuamos à deriva e prometemos continuar.



Como os amigos leitores sabem, a LUISFER, não tem cor partidária, por isso estamos à vontade, para dizer, que o PSD de ontem, era a favor (e bem) do TGV em Portugal (por exemplo Durão Barroso e Pedro Santana Lopes) como se pode verificar nos vários encontros bilaterais (cimeiras) entre Portugal e Espanha, que ocorreram e ocorrem de forma regular entre as duas nações ibéricas. Pois bem, o PSD de hoje, o PSD de Manuela Ferreira Leite, já é contra. Está tudo dito e não vale apresentar argumentações (crise) porque não colhem e eles mesmos sabem isso.

A LUISFER vai tentar fazer alguma coisa, de forma urgente, em benefício deste projecto tão importante (começamos a estudar o TGV em Portugal em 1981, até aos nossos dias, por isso, sabemos do que falamos), mas voltamos a dizer, que esta geração de políticos (e não só), não merecem ter o TGV em Portugal, já o dissemos e voltamos a dizer, Portugal, NÃO MERECE ter o TGV, pois já o tratou muito mal e isso não era provável que tivesse acontecido. Mais uma vez, fazemos figuras tristes e pior, de uma incompetência total. Será que a LUISFER está enganada!!! Sinceramente, pensamos que não.

Luís Moreira



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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
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News Release 819 : A CONCORDÂNCIA DE VERRIDE



Olhão [Portugal], 16.06.2009, Semana 25, Terça-feira, 10:55 - Depois de termos apresentado e descrito nas News Releases 800 e 807, as Concordâncias de Bombel e de São Gemil respectivamente, iremos nesta, descrever mais uma concordância, desta vez na zona centro do país (muito perto da Figueira da Foz) e que se designa por Concordância de Verride.

Esta Concordância de Verride, tem de extensão 3,1 kms, é em via 1 x 1668mm e está electrificada a 25Kv 50Hz ac e tem como função, permitir o enlace directo de comboios entre o Ramal de Alfarelos e a Linha do Oeste (sentido Louriçal) ou vice-versa, sem ter que haver procedimentos de manobras na Bifurcação de Lares, que não existem (teria que ser mais a montante, ou seja, na estação da Figueira da Foz), para as respectivas inversões de marcha, como se pode verificar no mapa esquemático abaixo.



Como se pode verificar também na foto de satélite abaixo, podemos perceber que a Concordância de Verride (a) tem o seu início na estação da Amieira (b) e termina na Bifurcação de Verride (c) e como se pode verificar também, a Linha do Oeste (d) e o Ramal de Alfarelos (e) confluem na Bifurcação de Lares (f), que além de ser uma Bifurcação, também é um apeadeiro.



Então, como se percebe, os comboios de passageiros ou mercadorias que percorrem esta concordância, são ligações regionais que permitem o enlace directo entre Leiria e Coimbra, por exemplo, para os comboios de passageiros, assim com no caso dos comboios de mercadorias, sejam eles cimenteiros ou madeireiros, que procedentes da Linha do Oeste (Pataias, Louriçal, etc.) e se destinam à Linha do Norte, além de Alfarelos, assim como outros, que fazem em sentido inverso o mesmo trajecto.

Créditos: Pela foto de satélite, agradecimento à Google / For satelite photo, thanks to Google.

Luís Moreira



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