17 julho 2009

News Release 868 : RENOVAÇÃO DA VIA EM OLHÃO



Olhão [Portugal], 17.07.2009, Semana 29, Sexta-feira, 15:56 - Nos últimos dias, a LUISFER presenciou na zona de Olhão, os trabalhos que a REFER tem vindo a desenvolver na Linha do Algarve, no que toca à quase integral renovação da via.



Conforme se pode verificar na foto editada nesta mesma News Release, podemos ver a plena via da Linha do Algarve, já à saída da estação de Olhão, em direcção a Tavira, e como se pode verificar, está já a via renovada e devidamente compactada a mesma estrutura. Aquilo que verificamos então nos últimos dias, foi a retirada completa das travessas de madeira, retirado também parte do balastro antigo e adição de novo balastro e de travessas monobloco de betão, com fixação elástica do carril por meio de tirefonds, em que o mesmo carril não foi substituído, não optando então a REFER, por colocar barra longa e soldada.

Aliás, através do Directório da REFER para 2009, no que respeita às principais intervenções programadas, está referida a beneficiação dos troços desta mesma Linha do Algarve, entre Tunes e Lagos e entre Faro e Vila Real de Santo António, nomeadamente a Reabilitação da Superestrutura de Via, Drenagem, Estabilização de Taludes, Alteração de Layouts, tudo isto para garantir a qualidade e segurança da infra-estrutura. Estes trabalhos devem durar cerca de 10 meses, pois está previsto terminarem em Novembro próximo, depois de terem começado em Fevereiro deste ano.

Luís Moreira




News Release 867 : GE TRANSPORTATION VENDE LOCOMOTIVAS À PTKA



Olhão [Portugal], 17.07.2009, Semana 29, Sexta-feira, 15:35 - A subsidiária norte-americana do Grupo General Electric, a General Electric Transportation, acaba de fechar com a PTKA (PT Kereta Api, o mesmo que CP na Indonésia), um contrato para o fornecimento de 20 locomotivas diesel do tipo C20-EMP, que vão ser entregues entre o ano que vem e 2011. Foi também feito um memorando de entendimento, anexo a este contrato, que visa fornecer mais 150 locomotivas à PTKA, que poderá ser exercido, na opção de leasing ou compra por parte da operadora indonesiana. Aliás, a PTKA, conta no seu parque na actualidade, com 175 locomotivas deste construtor norte-americano, dadas como bem sucedidas ao longo de mais de 30 anos de bons serviços.

Recordamos que a GENERAL ELECTRIC, é um dos monstros da construção ferroviária na terra do tio Sam, especialmente na tracção térmica (Diesel), orgulhando-se de já ter entregue 17 mil locomotivas a operadores de mais de 50 países, além dos Estados Unidos, seu principal mercado-alvo.

Luís Moreira