22 novembro 2010

News Release 2277 : Vídeo LUISFER 131


Faro [Portugal], 22.11.2010, Semana 47, segunda-feira, 18:39

Foi editado hoje no nosso canal LUISFERTV no YouTube, um vídeo com a referência " LUISFER 131 - LIGA ZON SAGRES - 12ª Jornada 2010/2011 " e que nos mostra os trajetos ferroviários mais aconselháveis que os adeptos de futebol da Liga Zon Sagres, a nível de clubes visitantes podem e devem fazer para a próxima jornada, que é a décima segunda do calendário 2010/2011 e que acontece no próximo fim-de-semana.

O respetivo vídeo pode ser conferido assim:



Pelo visionamento, comentários ou votação que queiram fazer, agradecemos desde já a todos os nossos amigos leitores.


Luís Moreira


News Release 2276 : LGV EST (2ª fase) já arrancou


Faro [Portugal], 22.11.2010, Semana 47, segunda-feira, 11:22

Porque importante, e porque exemplo também, não queremos deixar de informar que enquanto nós (leia-se Portugal), não sabemos o que andamos a fazer há anos, em matéria de TGV e que a LUISFER sempre denunciou há muitos anos também, os franceses mais uma vez nos dizem como se devem fazer as coisas, pois pela enésima vez, a França, decide construir e constrói, sem erros, uma LGV (Ligne à Grande Vitesse). Vejamos então.

Na passada quinta-feira, dia 18, em cerimónia discreta, deu-se início de forma oficial ao arranque das obras para a 2ª fase da LGV Est, que como os leitores sabem, liga(rá) Paris a Strasbourg. A primeira fase já está em exploração há vários anos e prevê a RFF (congénere da REFER em França), colocar mise em service em 2016 esta 2ª fase e ficar assim completo todo o projeto.

Esta 2ª fase, compreende o troço entre Baudrecourt e Vendenheim, com 106 km de extensão. Quando tudo estiver em serviço, os TGV que fazem Paris a Strasbourg vão passar a fazer 1h50m em lugar das atuais 2h20m, ou seja, ganha-se 30 minutos. Mas o principal benefício relativo a esta 2ª fase, é o tempo que se ganha em relação transversal, como é o caso Luxembourg a Strasbourg que hoje se faz em 2h10m e passará a fazer-se em 1h25m, ou seja, ganha-se 45 minutos.
A terminar, voltamos a lembrar que lá fora não existem parcerias-público-privadas feitas em cima do joelho e sem pensar, como nós cá fazemos (exemplo ELOS para Poceirão-Caia) e aqui vai a necessária junção de capitais que vão ser investidos para esta 2ª fase, a saber:

Custo total do projeto: € 2 biliões, sendo € 680 milhões do governo francês (correcto), € 532 milhões por parte da RFF (correcto), € 236 milhões por parte da Região Alsace (correcto, em França existem regiões com autonomia financeira) e finalmente € 118 milhões por parte dos fundos da União Europeia (igualmente correcto).


Luís Moreira


News Release 2275 : Tribunal esvazia polémica e ordena circulação de comboios


Faro [Portugal], 22.11.2010, Semana 47, segunda-feira, 11:16

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos média na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Jornal de Negócios
Autor:  Catarina Almeida Pereira
Data: 2010.11.22




Luís Moreira