20 outubro 2009

News Release 1104 : CIN RE-MAKE'09


Faro [Portugal], 20.10.2009, Semana 43, Terça-feira, 17:18 - Repetindo edições anteriores, e citando a CIN Corporação Industrial do Norte, eis que esta empresa nortenha volta neste ano de 2009 a transformar os espaços públicos através da cor. Fazendo um RE-MAKE na cidade. Os transportes movem-se pela energia criativa que nos faz viajar por novas formas de arte.

Em 2009 o CIN RE-MAKE mistura a cor e a música criando um novo ritmo para o olhar. Formas e sons fundem-se num ambiente que se torna único e pronto a ser descoberto. E então as formas e os sons movem-se. Muito para além do fim da linha. Até ao limite da imaginação.


Com o objectivo de promover novos talentos, este ano o desafio foi lançado aos alunos de várias faculdades de arquitectura e design do Porto e de Lisboa:

• Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
• Restart
• IADE
• ETIC
• Faculdade de Belas Artes do Porto
• UCP – Escola das Artes
• ESAD
• ESAP

CIN RE-MAKE é a oportunidade para que os alunos deixem a sua marca na paisagem urbana. Para pintarem a música ou para sonorizarem a cor. Para terem a sua primeira exposição. Colectiva e em movimento.

A CIN une-se ao Metro de Lisboa, Carris, Metro do Porto e STCP numa parceria da qual resulta uma intervenção criativa única. Que revoluciona o espaço da cidade.

Luís Moreira


News Release 1103 : AVISO CP



Faro [Portugal], 20.10.2009, Semana 43, Terça-feira, 17:18 - Recebemos nos nossos serviços, o seguinte aviso da CP, que informa sobre alteração ao tráfego, com a alteração da plataforma de embarque para o comboio 3400, com efeitos desde o passado dia 19 e até ao dia 31 de Outubro.

Sendo assim, a CP informa que, por trabalhos de modernização na Linha do Norte, a cargo da REFER, serão necessárias as seguintes alterações ao local de embarque/desembarque de clientes:



Para informação adicional ou complementar, queiram s.f.f., em links ferroviários, clicar em 03 - Rail CP Portugal.

Luís Moreira


News Release 1102 : DIRECTIVA 2009/131/CE DA COMISSÃO EUROPEIA


Faro [Portugal], 20.10.2009, Semana 43, Terça-feira, 14:51 - Por ser de interesse relevante, editamos na presente News Release, a Directiva 2009/131/CE da Comissão Europeia, de 16 de Outubro de 2009, que altera o anexo VII da Directiva 2008/57/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à interoperabilidade do sistema ferroviário na Comunidade Europeia.

O diploma, argumenta então assim:

A COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia,

Tendo em conta a Directiva 2008/57/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Junho de 2008, relativa à interoperabilidade do sistema ferroviário na Comunidade (1), nomeadamente o artigo 27º, nº 4,

Tendo em conta a Recomendação nº ERA/REC/XA/01-2009, de 17 de Abril de 2009, da Agência Ferroviária Europeia,

Considerando o seguinte:

(1) O artigo 9º-B, nº 2, do Regulamento (CE) nº 881/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho (2) estabelece que a Agência Ferroviária Europeia (a seguir denominada «a Agência») deve rever, até 19 de Janeiro de 2009, a lista de parâmetros do anexo VII, secção 1, da Directiva 2008/57/CE e dirigir à Comissão as recomendações que considerar adequadas.

(2) Dado que o actual anexo VII, secção 1, da Directiva 2008/57/CE contém elementos que não são parâmetros de veículo, tais elementos devem ser removidos.

(3) O anexo VII, secção 1, contém também parâmetros que dizem essencialmente respeito à parte do subsistema «material circulante» dos veículos. É necessário que a lista dos parâmetros contenha todos os parâmetros dos veículos que devem ser verificados no contexto da autorização de entrada em serviço e da classificação das regras nacionais. Por conseguinte, os parâmetros de outros subsistemas que fazem parte dos veículos devem ser incluídos.

(4) A Directiva 2008/57/CE deve, portanto, ser alterada em conformidade.

(5) As medidas previstas na presente directiva são conformes com o parecer do comité a que se refere o artigo 29º , nº 1, da Directiva 2008/57/CE,

ADOPTOU A PRESENTE DIRECTIVA:

Artigo 1º

O anexo VII, secção 1, da Directiva 2008/57/CE é substituído pelo texto que consta do anexo à presente directiva.

Artigo 2º

Os Estados-Membros colocarão em vigor até 19 de Julho de 2010 as disposições legislativas, regulamentares e administrativas necessárias para darem cumprimento à presente directiva.

Do facto informarão imediatamente a Comissão.

As disposições adoptadas pelos Estados-Membros devem fazer referência à presente directiva ou ser acompanhadas da referida referência na sua publicação oficial. As modalidades dessa referência são determinadas pelos Estados-Membros.

Artigo 3º

A presente directiva entra em vigor no vigésimo dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Artigo 4º

Os Estados-Membros são os destinatários da presente directiva.

Feito em Bruxelas, em 16 de Outubro de 2009.

Pela Comissão

Antonio TAJANI
Vice-Presidente

L 273/12 PT Jornal Oficial da União Europeia 17.10.2009

( 1 ) JO L 191 de 18.7.2008, p. 1.
( 2 ) JO L 164 de 30.4.2004, p. 1.

ANEXO

«1. Lista de parâmetros

1.1. Documentação geral

Documentação geral (incluindo a descrição do veículo novo, renovado ou adaptado e da sua utilização prevista, informações sobre a concepção, a reparação, a exploração e a manutenção, o dossier técnico, etc.)

1.2. Estrutura e partes mecânicas

Integridade mecânica e interface entre veículos (incluindo órgãos de tracção e choque, intercomunicações), solidez da estrutura do veículo e seus acessórios (por exemplo, assentos), capacidade de carga, segurança passiva (incluindo a resistência interior e exterior ao choque)

1.3. Interacção com a via e gabaris

Interfaces mecânicas com a infra-estrutura (incluindo o comportamento estático e dinâmico, folgas e ajustamentos, gabari, órgãos de rolamento, etc.)

1.4. Sistema de frenagem

Elementos relativos ao sistema de frenagem (incluindo dispositivo anti-patinagem, comando de frenagem e eficiência da frenagem em modos de serviço, de emergência e de estacionamento)

1.5. Elementos relativos aos passageiros

Instalações destinadas aos passageiros e ambiente dos passageiros (incluindo janelas e portas, requisitos das pessoas com mobilidade reduzida, etc.)

1.6. Condições ambientais e efeitos aerodinâmicos

Impacto do meio ambiente no veículo e impacto do veículo no meio ambiente (incluindo condições aerodinâmicas, a interface entre o veículo e a parte “via” do sistema ferroviário e a interface com o meio externo)

1.7. Dispositivos exteriores de aviso, marcações, funções e requisitos de integridade do software

Avisos exteriores, marcações, funções e integridade do software, por exemplo funções de segurança com impacto no comportamento do comboio, incluindo o bus do comboio

1.8. Sistemas de alimentação eléctrica e de controlo a bordo

Sistemas de propulsão, alimentação eléctrica e controlo a bordo, bem como a interface do veículo com a infra-estrutura de alimentação eléctrica e todos os aspectos da compatibilidade electromagnética

1.9. Instalações, interfaces e ambiente do pessoal

Instalações, interfaces e condições de trabalho e ambientais a bordo para o pessoal (incluindo cabinas de condução, interface maquinista-máquina)

1.10. Protecção contra incêndios e evacuação

1.11. Assistência ao comboio

Instalações e interfaces de bordo para assistência ao comboio

1.12. Equipamento de controlo-comando e sinalização a bordo

Todo o equipamento de bordo necessário para garantir a segurança e o controlo-comando da circulação de comboios autorizados a transitar na rede e dos seus efeitos na parte “via” do sistema ferroviário

1.13. Requisitos operacionais específicos

Requisitos operacionais específicos para os veículos (incluindo o funcionamento em modo degradado, a recuperação de veículos, etc.)

1.14. Elementos relativos às mercadorias

Requisitos e ambiente específicos das mercadorias (incluindo instalações especificamente necessárias para o transporte de mercadorias perigosas)

As explicações e os exemplos em itálico são dados apenas para fim informativo, não são definições dos parâmetros

Luís Moreira


News Release 1101 : UGTFER reuniu com a CP


Faro [Portugal], 20.10.2009, Semana 43, Terça-feira, 13:57 - Realizou-se no passado dia 8 de Outubro na sede da CP, na Calçada do Duque em Lisboa, uma reunião entre a Administração da CP e os sindicatos ferroviários filiados na UGT, ou seja, SINDEFER, SINFA e SINAVE.

Em consequência dessa reunião, os referidos sindicatos produziram um comunicado, que com cortesia, editamos na íntegra e que reza assim:

"Na reunião, de hoje, [08.10.2009] fomos recebidos pela Administração da CP que nos informou ir a CP Carga, na próxima semana, convocar todos os Sindicatos e que cessou a responsabilidade CP na comunicação com as Organizações dos Trabalhadores naquilo que, ao dia a dia da CP Carga, diz respeito.

Reafirmou a passagem para esta de todos os acordos sobre contratação colectiva e regalias sociais.

Os Sindicatos referiram que há matéria que continuará a estar dependente da CP, tal como a Gestão dos Terminais que se querem propriedade CP e dos investimentos na tracção Diesel, assim como a garantia que a Avaliação de Desempenho terá o mesmo tratamento que na CP e nos mesmos moldes de implementação.

A CP reafirmou que o processo de modernização do Equipamento irá prosseguir, nomeadamente, no material diesel e que professa as mesmas preocupações que os Sindicatos UGT na necessidade de manter os Terminais na esfera da CP ! em termos de material rebocado está a EMEF, neste momento, empenhada no fabrico de várias dezenas de vagões."

Luís Moreira


News Release 1100 : CAMINHO DE FERRO VALE DA FUMAÇA


Faro [Portugal], 20.10.2009, Semana 43, Terça-feira, 13:40 - Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque ao Blogue de Jorge Rego e que se denomina "CAMINHO DE FERRO VALE DA FUMAÇA".



Página: CAMINHO DE FERRO VALE DA FUMAÇA
Endereço URL: http://valefumaca.blogspot.com
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Jorge Rego
Classificação LUISFER
Page Screen: 5 em 10
Page Total: 5 em 10

Nota: Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Luís Moreira


News Release 1099 : Horário de Inverno 2009/2010 da AMTRAK


Faro [Portugal], 20.10.2009, Semana 43, Terça-feira, 12:45 - Acusamos a recepção nos nossos serviços em pacote de correio remetido pela AMTRAK, de um exemplar do horário de Inverno 2009/2010 da AMTRAK (o mesmo que CP nos Estados Unidos), que agradecemos, e que entra em vigor dentro de dias, mais rigorosamente a partir do dia 26 de Outubro (próxima segunda-feira), terminando o seu período de validade em Abril de 2010.



Tivemos já a oportunidade de fazer um pequeno estudo comparativo sobre a oferta de comboios que a AMTRAK faz para o novo horário, em relação à anterior e podemos referir que há um ligeiro reforço na oferta de comboios ACELA, no corredor Northeast, descontinuidade de alguns comboios nos corredores do Midwest e reforço da oferta no Pacífico, nomeadamente no Pacific Northwest e Amtrak Cascades.

Luís Moreira


News Release 1098 : LIGA SAGRES (os percursos ferroviários para a 8ª jornada)


Faro [Portugal], 20.10.2009, Semana 43, Terça-feira, 11:44 - Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes da Liga Sagres que nesta 8ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, ou seja, Olhanense, Naval, Braga, Paços de Ferreira, Leixões, Académica, Nacional e Sporting, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial, nas suas deslocações.

Temos então:


Para os adeptos do OLHANENSE que vão a LISBOA (BELENENSES)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de OLHÃO;
2 - Apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de LISBOA ENTRECAMPOS, com transbordo na estação da REFER de FARO;
3 - Apanhar o metro do ML na estação de ROMA e sair na estação do ML de CAIS DO SODRÉ;
4 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação de LISBOA CAIS DO SODRÉ, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de LISBOA BELÉM.
5 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do NAVAL que vão a LEIRIA (UNIÃO LEIRIA)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER da FIGUEIRA DA FOZ;
2 - Apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de LEIRIA;
3 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do BRAGA que vão a VILA DO CONDE (RIO AVE)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de BRAGA;
2 - Apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de PORTO CAMPANHÃ;
3 - Mudar-se para a plataforma da estação do MP de CAMPANHÃ, apanhar o metro da MP (linha vermelha) e sair na estação da MP de VILA DO CONDE;
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.
Nota: Trajecto mais curto é fazer Braga a Famalicão de comboio e a partir daqui até Vila do Conde em solução rodoviária.


Para os adeptos do PAÇOS DE FERREIRA que vão à MADEIRA (MARÍTIMO)

1 - Partida do estádio em solução rodoviária de meia distância até à estação da REFER de PAREDES;
2 - Apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de PORTO CAMPANHÃ;
3 - Mudar-se para a plataforma da estação do MP de CAMPANHÃ, apanhar o metro da MP (linha violeta) e sair na estação do MP de AEROPORTO;
4 - Mudar-se para a plataforma aeroportuária do AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO da ANA, apanhar o avião da TAP e sair no AEROPORTO DO FUNCHAL da ANAM;
5 - Partida em direcção ao estádio em solução rodoviária de meia distância e fim de percurso.


Para os adeptos do LEIXÕES que vão a SETÚBAL (VITÓRIA SETÚBAL)

1 - Partida do estádio em direcção à estação do MP de ESTÁDIO DO MAR;
2 - Apanhar o metro do MP (linha azul) e sair na estação do MP de CAMPANHÃ;
3 - Mudar-se para a plataforma da REFER da estação de PORTO CAMPANHÃ, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de SETÚBAL, com transbordo na estação da REFER de LISBOA ORIENTE.
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.
Nota: Existe mais oferta, se a partir de Lisboa Oriente, apanhar o comboio da CP e sair na estação de Lisboa Roma-Areeiro e nesta estação, apanhar o comboio da FERTAGUS com destino a Setúbal.


Para os adeptos da ACADÉMICA que vão ao PORTO (FC PORTO)

1 - Partida do estádio em direcção à estação da REFER de COIMBRA;
2 - Apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de PORTO CAMPANHÃ, com transbordo na estação da REFER de COIMBRA-B;
3 - Mudar-se para a plataforma da estação do MP de CAMPANHÃ, apanhar o metro da MP e sair na estação da MP de ESTÁDIO DO DRAGÃO;
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do NACIONAL que vão a LISBOA (BENFICA)

1 - Partida do estádio em solução rodoviária de meia distância até ao AEROPORTO DO FUNCHAL da ANAM, apanhar o avião da TAP e sair no AEROPORTO DE LISBOA da ANA;
2 - Partir em direcção ao estádio em solução rodoviária por ser complicado estabelecer itinerário via Metro do ML que obriga a vários transbordos e fim de percurso.


Para os adeptos do SPORTING que vão a GUIMARÃES (VITÓRIA GUIMARÃES)

1 - Partida do estádio em direcção à estação do ML do CAMPO GRANDE, apanhar o metro do ML (linha verde), sair na estação da ALAMEDA, para fazer transbordo e apanhar novamente o metro (linha vermelha) e sair na estação do ML de ORIENTE;
2 - Mudar-se para a plataforma da REFER da estação de LISBOA ORIENTE e apanhar o comboio IC da CP e sair na estação da REFER de GUIMARÃES;
3 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.
Nota: Existe muito mais oferta de comboios, se optar por fazer Lisboa Oriente a Porto Campanhã (em AP ou IC), fazer transbordo nesta estação e depois apanhar os vários comboios urbanos até Guimarães.

Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

Luís Moreira