22 julho 2009

News Release 881 : FICHA LUISFER DO APEADEIRO DE MIRAMAR (4ª Ficha)



Olhão [Portugal], 22.07.2009, Semana 30, Quarta-feira, 22:34 - Nesta News Release, edita o Departamento de Estudos da LUISFER, mais uma Ficha das Estações e Apeadeiros da REFER, neste caso, relativa ao Apeadeiro de MIRAMAR, que faz parte da Linha do Norte, com o propósito de serem colecionáveis (fazer download) por parte dos nossos amigos leitores.



Em próximas News Releases, editaremos outras fichas, representativas das estações ferroviárias do nosso país.

As fichas referentes a esta colecção e já editadas neste blog, estão nas seguintes News Releases:

• DARQUE (Ficha 003 na NR 866)
• FARO (Ficha 002 na NR 854)
• MIRAMAR (Ficha 004 na NR 881)
• PAMPILHOSA (Ficha 001 na NR 850)

Luís Moreira




News Release 880 : DESPACHO n.º 16805/2009



Olhão [Portugal], 22.07.2009, Semana 30, Quarta-Feira, 14:18 - Edita-se nesta News Release e na íntegra, o Despacho n.º 16805/2009, emanado pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, publicado no Diário da República, II Série, nº 140, de hoje, 22 de Julho de 2009, que argumenta sobre a Declaração de utilidade pública para expropriação de parcela de terreno, na zona do Concelho de Belmonte, que confina com a Linha da Beira Baixa.

O texto do despacho, publicado pelo MOPTC é então o seguinte:

Nos termos do Decreto-Lei n.º 104/97, de 29 de Abril, com as alterações introduzidas pelos Decretos -Leis n.os 394-A/98, de 15 de Dezembro, 270/2003, de 28 de Outubro, 95/2008, de 6 de Junho, e 141/2008, de 22 de Junho, a REFER, E. P. E., tem por objecto principal a prestação do serviço público de gestão da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional.

Para a prossecução deste objecto, a REFER, E. P. E., conserva os direitos e assume as responsabilidades atribuídas ao Estado relativamente ao domínio público ferroviário nas disposições legais e regulamentares aplicáveis.

Nesta qualidade e com vista ao prosseguimento da remodelação das linhas-férreas nacionais em exploração, a expansão e modernização do caminho-de-ferro assume carácter prioritário.

Tal é o caso da renovação integral de via entre os km 178,400 a 188,500, do Troço Covilhã -Guarda, da Linha da Beira Baixa, no município de Belmonte, projecto de relevante interesse público, possibilitando a melhoria das acessibilidades, a articulação com os diferentes sistemas de transporte em áreas de significativa densidade populacional, a viabilização de novas actividades económicas potenciadoras de maior riqueza e bem-estar social das populações envolventes, bem como o aumento da segurança na circulação dos vários meios de transporte.

Nesse sentido, vai proceder-se à renovação integral da via, numa extensão de cerca de 10 km, abrangendo o apeadeiro de Caria e a estação de Belmonte, através do aproveitamento do actual corredor ferroviário, para a construção da nova infra-estrutura ferroviária em bitola ibérica (1688 mm) e do novo layout na estação de Belmonte, adaptado às novas exigências de exploração ferroviária, e a construção de novas plataformas de passageiros, para melhoria do serviço comercial e de passageiros.

Assim, atenta a natureza da obra, que visa a renovação da supracitada infra-estrutura ferroviária, bem como o seu inequívoco interesse público, e constatando-se a necessidade de ocupar, com urgência, terrenos não pertencentes ao domínio público ferroviário, mostra-se justificado o recurso ao instituto da expropriação por utilidade pública dos mesmos.

Por outro lado, tendo em conta os objectivos temporais fixados, mostrando-se também necessário que tais terrenos se encontrem atempadamente disponíveis, de forma a permitir, sem quaisquer constrangimentos, a intervenção do adjudicatário da obra de acordo com o plano de trabalhos, justifica-se, ainda, que à presente expropriação seja atribuído carácter de urgência.
Face ao exposto, é manifesto o interesse público da obra a realizar, conforme fundamentação constante da resolução de requerer a declaração de utilidade pública de expropriação.

Assim, a requerimento da Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E., e tendo em vista o início imediato dos respectivos trabalhos, nos termos e ao abrigo dos artigos 1.º, 3.º, 14.º e 15.º, todos do Código das Expropriações, e no exercício da delegação de competências constante do despacho n.º 26 681/2007, de 21 de Novembro, publicado no Diário da República, n.º 224, 2.ª série, de 21 de Novembro de 2007, determino o seguinte:

1 — A declaração de utilidade pública, com carácter de urgência, das expropriações dos bens imóveis e dos direitos a eles inerentes, constantes das plantas anexas com os números 10002176039, 10002176040, 10002176041, 10002176042, 10002176043, 10002176044, 10002176045, 10002176046, 10002176047, 10002176048, 10002176049 e 10002176050 e dos respectivos mapas de áreas também anexos, os quais se destinam a integrar imediatamente o domínio público ferroviário da titularidade do Estado, cuja gestão se encontra actualmente atribuída à empresa requerente acima identificada.

2 — Autorizar a REFER, E. P. E. a tomar posse administrativa dos referidos bens, ao abrigo do n.º 1 do artigo 19.º do citado Código.

3 — Os encargos com as expropriações são da responsabilidade da REFER, E. P. E., que para os mesmos dispõe de cobertura financeira.

10 de Julho de 2009 — A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Mendes Vitorino.

Nota: As plantas e o mapa de áreas referido no diploma, não se encontra editado nesta News Release.

Luís Moreira




News Release 879 : DESPACHO n.º 16804/2009



Olhão [Portugal], 22.07.2009, Semana 30, Quarta-Feira, 14:06 - Edita-se nesta News Release e na íntegra, o Despacho n.º 16804/2009, emanado pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, publicado no Diário da República, II Série, nº 140, de hoje, 22 de Julho de 2009, que argumenta sobre a Declaração de utilidade pública para expropriação de parcela de terreno, na zona da estação do Fundão, na Linha da Beira Baixa.

O texto do despacho, publicado pelo MOPTC é então o seguinte:

Nos termos do Decreto-Lei n.º 104/97, de 29 de Abril, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Leis n.os 394-A/98, de 15 de Dezembro, 270/2003, de 28 de Outubro, 95/2008, de 6 de Junho, e 141/2008, de 22 de Junho, a REFER, E. P. E., tem por objecto principal a prestação do serviço público de gestão da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional.
Para a prossecução deste objecto, a REFER, E. P. E., conserva os direitos e assume as responsabilidades atribuídas ao Estado relativamente ao domínio público ferroviário nas disposições legais e regulamentares aplicáveis.

Nesta qualidade, compete-lhe dar cumprimento aos objectivos estabelecidos no Decreto-Lei n.º 568/99, de 23 de Dezembro, promovendo, ao longo do território nacional, um programa de supressão e reconversão de passagens de nível, as quais constituem uma das componentes mais perturbadoras do sistema de exploração ferroviária, como pontos de conflito geradores de permanente insegurança.

Inserido neste programa, foram desenvolvidos vários projectos para a Linha da Beira Baixa, nos quais se insere a modernização da estação do Fundão e a supressão das nove passagens de nível existentes aos km 146 + 872, 147 + 107, 147 + 183, 147 + 520, 148 + 416, 148 + 516, 149 + 127, 149 + 298 e 149 + 695, na freguesia e concelho de Fundão, através da construção de uma passagem superior rodoviária ao km 146 + 685 e restabelecimentos, duas passagens inferiores rodoviárias aos km 147 + 806 e 148 + 911 e restabelecimentos, duas passagens superiores pedonais aos km 146 + 871 e 148 + 373 e uma passagem inferior pedonal ao km 147 + 305, a qual permitirá, igualmente, a acessibilidade entre as plataformas da estação, bem como de diversos caminhos paralelos, criando desta forma alternativas seguras ao atravessamento da via férrea.

Para o efeito, foi assinado, em 21 de Janeiro de 2005, o 2.º aditamento ao protocolo assinado em 16 de Setembro de 1999 entre a REFER, E. P. E., e a Câmara Municipal do Fundão.
Assim, atenta a natureza das obras que visam a maior segurança da infra-estrutura ferroviária, bem como o seu inequívoco interesse público, e constatando-se a necessidade de ocupar, com urgência, terrenos não pertencentes ao domínio público ferroviário, mostra-se justificado o recurso ao instituto da expropriação por utilidade pública dos mesmos.

Por outro lado, tendo em conta os objectivos temporais fixados, decorrentes do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 77/2008, de 29 de Abril, e no n.º 1 do artigo 4.º do referido Decreto-Lei n.º 568/99, de 23 de Dezembro, justifica-se, ainda, que à presente expropriação seja atribuído carácter de urgência.

Face ao exposto, é manifesto o interesse público da obra a realizar, conforme fundamentação constante da resolução de requerer a declaração de utilidade pública de expropriação.
Para a materialização das obras de modernização da estação do Fundão e de construção de uma passagem superior rodoviária ao km 146 + 685 e restabelecimento, duas passagens inferiores rodoviárias aos km 147 + 806 e 148 + 911 e restabelecimentos, duas passagens superares pedonais aos km 146 + 871 e 148 + 373 e uma passagem inferior pedonal ao km 147 + 305, bem como de diversos caminhos paralelos, mostra-se indispensável a utilização de terrenos para além dos limites do domínio público ferroviário.

Assim, a requerimento da Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E., e tendo em vista o início imediato dos respectivos trabalhos, nos termos e ao abrigo dos artigos 1.º, 3.º, 14.º e 15.º, todos do Código das Expropriações, e no exercício da delegação de competências constante do despacho n.º 26 681/2007, de 21 de Novembro, publicado no Diário da República n.º 224, 2.ª série, de 21 de Novembro de 2007, determino o seguinte:

1 — A declaração de utilidade pública, com carácter de urgência, das expropriações dos bens imóveis e dos direitos a eles inerentes, constantes das plantas parcelares anexas com os n.os 10002183982, 10002183983, 10002183984, 10002183985, 10002183986, 10002183987, 10002183988, 10002183989, 10002183990, 10002183991, 10002183992 e 10002184248 e dos respectivos mapas de áreas também anexos, os quais se destinam a integrar imediatamente o domínio público ferroviário da titularidade do Estado, cuja gestão se encontra actualmente atribuída à empresa requerente acima identificada.

2 — Autorizar a REFER, E. P. E., a tomar posse administrativa aos referidos bens, ao abrigo do n.º 1 do artigo 19.º do citado Código.

3 — Os encargos com as expropriações são da responsabilidade do município do Fundão e da REFER, E. P. E., na proporção de 80 % e 20 %, respectivamente, de acordo com o protocolo acima referido, que, para o efeito, dispõem de cobertura financeira.

10 de Julho de 2009. — A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Mendes Vitorino.

Nota: As plantas e o mapa de áreas referido no diploma, não se encontra editado nesta News Release.

Luís Moreira





News Release 878 : VII CONGRESSO DO SINFA



Olhão [Portugal], 22.07.2009, Semana 30, Quarta-Feira, 13:50 - Informamos os nossos amigos leitores e demais interessados, de que, se vai realizar no Clube Ferroviário de Portugal, no próximo dia 25 do corrente mês (sábado), o VII Congresso Ordinário do SINFA Sindicato Nacional de Ferroviários e Afins.

O programa do Congresso é o seguinte:

• 01 Recepção dos Congressistas
• 02 Abertura do Congresso
• 03 Eleição da Mesa do Congresso
• 04 Discussão e Votação do Regimento do Congresso
• 05 Proposta de Alteração de Estatutos
• 06 Debate e Votação das propostas alusivas ao SLOGAN do VII Congresso Ordinário do SINFA, “O FUTURO DO SINDICALISMO EM PORTUGAL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO”, numa perspectiva de aumentarmos a capacidade de intervenção sindical e defesa dos direitos dos trabalhadores ferroviários.
• 07 Apresentação do Programa de Acção Sindical
• 08 Apresentação das Listas Concorrentes aos Órgãos Nacionais.
• 09 Eleição dos Órgãos Nacionais
• 10 Encerramento do Congresso.

Luís Moreira




News Release 877 : FICHA LUISFER DAS LOCOMOTIVAS ELÉCTRICAS DA SÉRIE 2620 DA CP (15ª Ficha)



Olhão [Portugal], 22.07.2009, Semana 30, Quarta-Feira, 13:11 - Nesta News Release, edita o Departamento de Estudos da LUISFER, mais uma Ficha do Material Circulante da CP, relativa às Locomotivas Eléctricas da série 2620, com o propósito de serem colecionáveis (fazer download) por parte dos nossos amigos leitores.



Em próximas News Releases, editaremos outras fichas, representativas do parque de Material Circulante da CP.

As fichas referentes a esta colecção e já editadas neste blog, estão nas seguintes News Releases:

• Ficha 001 na NR 786 - CP LD 1400
• Ficha 013 na NR 855 - CP LD 1800
• Ficha 008 na NR 821 - CP LD 1930
• Ficha 010 na NR 834 - CP LE 2500
• Ficha 006 na NR 805 - CP LE 2550
• Ficha 014 na NR 873 - CP LE 2600
• Ficha 015 na NR 877 - CP LE 2620
• Ficha 003 na NR 793 - CP LE 4700

• Ficha 012 na NR 847 - CP AD UTD 0600
• Ficha 011 na NR 838 - CP AD UTD 0650
• Ficha 009 na NR 829 - CP AD UDD 9600
• Ficha 002 na NR 790 - CP AE UTE 2200

• Ficha 004 na NR 797 - CP CF 22-40 000
• Ficha 007 na NR 813 - CP VG 356 0 000 Rgs
• Ficha 005 na NR 801 - CP VG 694 0 000 Facs

Luís Moreira