08 fevereiro 2010

News Release 1511 : Uma morte em PN na Linha do Algarve


Faro [Portugal], 08.02.2010, Semana 07, Segunda-feira, 21:34

Ocorreu na tarde de hoje, mais um acidente trágico, mais rigorosamente uma colhida de um veículo rodoviário em PN, desta vez, no extremo da Linha do Algarve, em Vila Real de Santo António.

Embora socorrido pelo INEM, um homem de cerca de 60 anos, veio a falecer em consequência dos ferimentos sofridos, pese embora a colisão tenha ocorrida a baixa velocidade, pois o Regional estava a sair da estação de Vila Real de Santo António e dirigia-se para Faro. Como é normal fazermos, juntamos a ficha Rail Safety Notice relativa ao acidente.




Luís Moreira


News Release 1510 : RAVE vende TGV português a Obama e Putin


Faro [Portugal], 08.02.2010, Semana 07, Segunda-feira, 14:59

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Projecto nacional de alta velocidade é considerado um exemplo no capítulo da transferência de riscos.

O projecto português de alta velocidade ferroviária está a ser alvo do interesse dos responsáveis dos governos dos Estados Unidos e da Rússia.

A partir de hoje Carlos Fernandes, administrador da RAVE - Rede de Alta Velocidade, vai iniciar uma semana de contactos com cerca de cinco centenas de membros da administração federal de Barack Obama e de responsáveis por vários governos estaduais norte-americanos. Até ao final do mês, este responsável da RAVE irá ainda deslocar-se à Rússia, a convite da empresa estatal de caminhos-ferro, responsável pelo arranque do projecto de TGV entre São Petersburgo e Moscovo.


Paulo Almeida


News Release 1509 : Ramal ferroviário da mina Neves-Corvo reabre a 15 de Abril


Faro [Portugal], 08.02.2010, Semana 07, Segunda-feira, 14:57

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Correio Alentejo, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A circulação ferroviária no ramal da mina de Neves-Corvo, que foi suspensa em Dezembro por falta de condições de segurança provocadas pelo mau tempo, deverá reabrir a 15 de Abril, anunciou a REFER.

Segundo a empresa, os trabalhos de reposição e estabilização do talude do aterro existente ao quilómetro 14,100 do ramal e de reposição da superstrutura da via, num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, arrancaram quarta-feira e deverão durar dois meses.

"Até à primeira semana de Abril", prevê a REFER, o aterro e novas passagens hidráulicas deverão estar "executados", o que irá permitir a reposição da via-férrea e a reabertura do ramal à circulação ferroviária no "próximo dia 15 de Abril".

Com uma extensão de cerca de 30 quilómetros, o ramal ferroviário, que liga Ourique à mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, é usado apenas por comboios de mercadorias.


Paulo Almeida


News Release 1508 : Boas Festas de Natal recebidas (MTS)


Faro [Portugal], 08.02.2010, Semana 07, Segunda-feira, 14:50

Recebemos nos nossos serviços, Boas Festas de Natal e de Bom Ano Novo, remetidas pelo MTS Metro Transportes do Sul, na pessoa do seu Presidente, José Luís Brandão, que agradecemos.




Luís Moreira


News Release 1507 : Aviso de Procedimento nº 401/2010 (REFER)


Faro [Portugal], 08.02.2010, Semana 07, Segunda-feira, 12:37

Informamos os nossos amigos leitores, de que, a REFER fez publicar no Diário da República, II Série, nº 26, de hoje, 8 de Fevereiro de 2010, um anúncio de procedimento com o nº 401/2010 e que observa assim:

- OBJECTO DO CONTRATO

Designação do contrato: "Aquisição de Aparelhos de Via - Sistema de Mobilidade do Mondego"

Descrição sucinta do objecto do contrato: Constitui objecto do concurso, a aquisição de 40 aparelhos de via que se identificam de seguinte maneira: 30 Aparelhos de Mudança de Via Simples, 9 Comunicações e 1 Feixe. São também objecto do concurso a aquisição 16 aparelhos de dilatação (7 unidireccionais e 9 bidireccionais).

Tipo de Contrato: Aquisição de Bens Móveis

- LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

Ramal da Lousã
País: PORTUGAL
Distrito: Coimbra
Concelho: Lousã
Código NUTS: PT162

- PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Empreitadas de obras públicas
Prazo contratual de 8 meses contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP

- IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO

Nome: Luís Filipe Pardal
Cargo: Presidente do Conselho de Administração


Luís Moreira