14 outubro 2009

News Release 1075 : Linha de Évora vai fechar (outra vez)


Faro [Portugal], 14.10.2009, Semana 42, Quarta-feira, 20:08 - O regionalista Diário do Sul, aborda na sua página on-line, uma notícia ferroviária, que com cortesia reproduzimos na íntegra, sobre o encerramento futuro da Linha de Évora, para receber novas melhorias (electrificação e outros trabalhos), que poderiam ter sido realizados aquando dos trabalhos de renovação completa da via, que como todos os nossos amigos sabem, se realizou há poucos anos atrás.

O texto é então o seguinte:

"A linha férrea de Évora vai encerrar a partir de Maio de 2010 durante pelo menos um ano para electrificar 26 quilómetros do ramal Casa Branca-Évora, influenciando a ligação a Lisboa.

Na notícia avançada na edição de ontem do jornal Público, pode ler-se que as obras implicam um transbordo na estação de Casa Branca entre o comboio e autocarros de substituição colocados pela REFER ao serviço da CP.

A empresa Comboios de Portugal, em declarações ao diário nacional, considera "completamente exagerado" a duração de execução das obras uma vez que as ligações intercidades já haviam sido melhoradas em 2006. As intervenções na linha implicam ainda a suspensão dos troços directos entre Beja e Évora. As obras vão permitir também a modernização do caminho entre Bombel e Casa Branca, a beneficiação de estações e a construção de passagens desniveladas.

Três anos depois de a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, ter reinaugurado a Linha de Évora, que tem uma taxa de ocupação de 30 por cento, os utilizadores deverão optar por um expresso da Rodoviária directo a Lisboa, ao invés de preferirem o transbordo.

Recorde-se que a linha mantém uma periodicidade diária com quatro comboios regionais e três intercidades."

Luís Moreira


News Release 1074 : HUGO REGO é o novo colaborador permanente no Blogue da LUISFER


Faro [Portugal], 14.10.2009, Semana 42, Quarta-feira, 18:35 - A já editada nossa News Release nº 1000, anunciava que era intenção e desejo da LUISFER, dar a possibilidade de outras pessoas poderem editar no nosso blogue oficial, claro está, sobre matéria ferroviária. Ainda que está em aberto, a possibilidade de outras pessoas poderem ser aceites na nossa equipa (ler NR 1000), a LUISFER, com prazer, anuncia através desta News Release, o seu novo colaborador permanente para o sul do país, em especial para a zona do Algarve. Trata-se do Senhor Hugo Rego, que de forma amável e simpática, aceitou o nosso convite e irá escrever de forma regular e ver editados os seus post's neste blogue da LUISFER.


A LUISFER deseja agradecer uma vez mais a disponibilidade deste nosso amigo Hugo Rego, que nos disseram ser um grande estudioso e fã dos comboios, e então dá-lhe as boas-vindas e faz votos para que ele próprio fidelize os seus próprios leitores neste nosso e vosso blogue, através das lindas histórias que certamente tem para nos contar. Pedimos então a atenção dos nossos amigos leitores, pois nos próximos dias, será editada a sua primeira News Release.

Luís Moreira


News Release 1073 : EMEF recebe visita da APAC (próximo sábado)


Faro [Portugal], 14.10.2009, Semana 42, Quarta-feira, 18:23 - Informamos todos os nossos amigos leitores, especialmente aqueles que são sócios da APAC, que a mesma associação de amigos dos comboios, está a organizar uma visita às instalações da EMEF em Contumil, na cidade do Porto, pelo que ainda estão abertas as inscrições, que são limitadas.

Esta visita vai acontecer no próximo sábado, dia 17 de Outubro, pelas 14:45 e devem os interessados, contactar o nosso amigo e vice-presidente da APAC, o Senhor Coelho Lemos, pelo telefone 938605273, a fim de se organizar de forma devida, esta visita sempre interessante.



Crédito: Pela reprodução do banner, agradecimento à APAC.

Luís Moreira


News Release 1072 : 21 Anos de Metro na Cidade Universitária


Faro [Portugal], 14.10.2009, Semana 42, Quarta-feira, 10:50 - Faz hoje 21 anos, que o Metropolitano de Lisboa, fez inaugurar os seguintes troços na sua rede:

Na Linha Amarela

- Entre Campos / Cidade Universitária

Na Linha Azul

- Sete Rios (hoje Jardim Zoológico) / Colégio Militar-Luz

Luís Moreira