17 fevereiro 2010

News Release 1558 : Almoço Convívio do 44º Aniversário dos aprendizes da CP de 1966


Faro [Portugal], 17.02.2010, Semana 08, Quarta-feira, 21:03

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Entroncamento Online, publicada anteontem na sua página, com informação ferroviária relevante.

Realizou-se no passado dia 6 de Fevereiro na linda aldeia das Virtudes, o encontro de convívio e de comemoração do 44ª Aniversário dos Aprendizes da CP da Escola do Bairro Camões.



Lamentamos que esta Escola que formou tantos Jovens Ferroviários esteja no estado que todos nós conhecemos. A Escola do Bairro Camões da CP “ FORMOU HOMENS PARA A VIDA.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Entroncamento Online.


Paulo Almeida


News Release 1557 : Utentes reivindicam mais condições à CP


Faro [Portugal], 17.02.2010, Semana 08, Quarta-feira, 20:51

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Setubalense, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A comissão de utentes da “Linha do Sado” volta a pedir mais condições à CP.

Em carta dirigida, na semana passada, ao conselho de gerência da CP, a comissão de utentes da “Linha do Sado” explica que “o não funcionamento de elevadores e a inexistência de uma máquina para aquisição do título de transporte em cada cais dos apeadeiros entre Pinhal Novo e Barreiro, não diz respeito apenas a Alhos Vedros, mas a todos os apeadeiros de troço em referência, a partir do início da electrificação do troço ferroviário acima referido.”

Ainda segundo a missiva, “o não funcionamento de elevadores e a inexistência de máquina para aquisição de bilhete em cada um dois cais, obriga a que diariamente os utentes tenham que utilizar as escadas, com claras desvantagens para os utentes.”

As casas de banho também são motivo de reparo desta comissão: “Os WC não funcionam, é uma situação extremamente desumana e motiva forte contestação verbal dos utentes,” lê-se no comunicado enviado à CP, que finaliza da seguinte forma: “as estruturas de apoio indispensáveis não estão operacionais, pelo que fazemos um apelo à sua reposição.”



Paulo Almeida


News Release 1556 : UE nega responsabilidade por atrasos no sistema ferroviário de travagem automática


Faro [Portugal], 17.02.2010, Semana 08, Quarta-feira, 20:51

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da SIC, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A Comissão Europeia refutou hoje, em Bruxelas, acusações de ser responsável por atrasos na instalação de sistemas de travagem automática na rede ferroviária belga.

"As acusações que lemos esta manhã são completamente infundadas", disse hoje Helen Kearns, porta-voz do comissário europeu para os Transportes, Siim Kallas.

A imprensa belga reproduz hoje declarações do diretor do ramo flamengo dos caminhos de ferro belgas (SNCB), Marc Descheemaecker, alegando que o processo de harmonização das regras europeias sobre travagem automática atrasou a instalação do sistema na Bélgica.

Também Luc Lallemand - administrador delegado da Infrabel, que gere a rede ferroviária - disse hoje à cadeia de televisão pública francófona RTBF que tiveram que aguardar "durante muito tempo que a Europa chegasse a acordo sobre uma norma inter operacional".

Causas da colisão de comboios na Bélgica investigadas por grupo de peritos

Só em 2006, adiantou Lallemand, começaram a ser instalados aparelhos que irão suportar, no futuro, o "software" do sistema europeu de gestão do tráfego ferroviário, processo que deverá estar concluído em 2013, estimou o responsável.

As afirmações de Descheemaecker vão no mesmo sentido: "Em 2005 optámos por um sistema próprio e decidimos equipar todos os comboios, mas isso não pode ser feito de uma vez".

Até agora, um terço dos comboios está equipado com um descodificador de um sinal emitido por uma caixa instalada nas linhas e que aciona o sistema de travagem automática em caso de necessidade.

Um dos comboios envolvidos no choque de segunda feira nos arredores de Bruxelas, que causou - segundo o último balanço - 18 mortos e 171 feridos, não tinha este equipamento instalado.

Um perito da Comissão Europeia em transportes ferroviários garantiu hoje que Bruxelas "não impediu o Estado belga ou a SNCB de instalar um sistema nacional de segurança".

"A rede ferroviária belga usa um sistema chamado TBL1 Plus, desenvolvido nos anos 1990", que utiliza uma "euro baliza" colocada na via e que transmite informação para o comboio.

A colisão de dois comboios, em Hal, a 15 quilómetros de Bruxelas, na segunda feira às 08:30 (07:30 de Lisboa), em plena hora de ponta, causou 18 mortos confirmados, dos quais um maquinista, e 171 feridos.


Paulo Almeida


News Release 1555 : Comboio Real está em restauro e pode ser visitado


Faro [Portugal], 17.02.2010, Semana 08, Quarta-feira, 20:43

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Torrejano, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A Fundação Museu Nacional Ferroviário promove de 19 de Fevereiro a 5 de Março um ciclo de visitas especiais ao Comboio Real, que se encontra a ser restaurado nas oficinas da EMEF, no Entroncamento. O Comboio Real – Locomotiva D. Luís, Salão D. Maria Pia e Carruagem do Príncipe – figurará na exposição Royal Class Regal Journeys, no Spoorwegmuseum, em Utrecht, na Holanda, uma mostra que pretende divulgar o mais importante património ferroviário real e imperial europeu.

A exposição, que estará patente no Spoorwegmuseum, de 14 de Abril a 10 de Setembro, albergará os mais importantes comboios reais e imperiais europeus, bem como outro tipo de peças que ajudarão a retratar as viagens reais, tais como fotografias, uniformes, modelos, roupas, entre outros. A exposição pretende ainda mostrar como os monarcas europeus utilizaram os caminhos-de-ferro na representação dos seus países.

O Comboio Real português encontra-se assim em restauro, nas oficinas da EMEF, no Entroncamento e, partir do dia 19 de Fevereiro, o Museu Nacional Ferroviário proporcionará um conjunto de visitas especiais a este comboio. As visitas decorrerão de terça a domingo, sendo que, poderão integrar estas visitas grupos com um máximo de dez pessoas.



Paulo Almeida


News Release 1554 : 5º Aniversário da FMNF-AGM


Faro [Portugal], 17.02.2010, Semana 08, Quarta-feira, 13:04

Faz hoje 5 anos, que o Estado Português, mais a Câmara Municipal do Entroncamento, e ainda com a CP e com a REFER e mais alguns privados, fez constituir no Entroncamento a FMNF-AGM Fundação Museu Nacional Ferroviário-Armando Ginestal Machado, por força do Decreto-Lei nº 38/2005, de 17 de Fevereiro.

A LUISFER deseja felicitar a FMNF-AGM por este aniversário significativo.


Luís Moreira


News Release 1553 : 2 anos da reabertura do Túnel do Rossio


Faro [Portugal], 17.02.2010, Semana 08, Quarta-feira, 13:04

Faz hoje 2 anos, que a REFER procedeu à reabertura do Túnel do Rossio e da respectiva estação terminal do Rossio, que como se sabe, são infra-estruturas da Linha de Sintra. O seu encerramento, anos antes, deveu-se às grande obras que foram necessárias fazer, a fim de consolidar toda a segurança deste túnel já centenário.


Luís Moreira