22 dezembro 2009

News Release 1372 : Boas Festas de Natal recebidas (MOPTC)


Faro [Portugal], 22.12.2009, Semana 52, Terça-feira, 15:34

Recebemos nos nossos serviços, Boas Festas de Natal, remetidas pelo MOPTC Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, na pessoa de Sua Exª o Senhor Ministro António Mendonça, que agradecemos.




Luís Moreira



News Release 1371 : Märklin comemora 150 anos de existência


Faro [Portugal], 22.12.2009, Semana 52, Terça-feira, 10:42

Está quase a acabar este ano de 2009, e não queremos deixar de fazer alusão a um aniversário importante e que é sempre mítico, pois trata-se de 150 anos, e são os 150 anos do conhecido fabricante de modelismo ferroviário Gebr. Märklin & Cie. GmbH, baseado em Göppingen, na Alemanha.

Nunca fomos grandes adeptos desta marca de qualidade alemã, por força do seu sistema de funcionamento, seja nas linhas "penteadas" como nos próprios modelos concebidos ao princípio para circular em exclusivo nessas mesmas vias.



Como certamente os nossos amigos leitores sabem, especialmente aqueles que mais estão ligados ao modelismo à escala, a Märklin declarou falência no passado dia 4 de Fevereiro de 2009, no preciso ano que celebra 150 anos de existência, apesar de a Märklin tudo fazer para sair dessa situação perante os credores da mesma.


Luís Moreira



News Release 1370 : Livro Verde sobre Segurança em Passagens de Nível


Faro [Portugal], 22.12.2009, Semana 52, Terça-feira, 10:42

Na passada Quinta-feira, dia 17 de Dezembro, a REFER lançou o seu Livro Verde sobre Segurança em Passagens de Nível, e que faz parte da Campanha “PARE ESCUTE OLHE” (apresentada pela REFER no passado dia 25 de Junho de 2009 – Dia Europeu para a Segurança em Passagens de Nível) e tem como objectivo lançar o debate público sobre esta problemática e colher contributos para a implementação de novas medidas que permitam combater a sinistralidade nestes atravessamentos da linha férrea.



Continuando a citar a nota informativa da REFER, o Livro Verde, que pode ser consultado aqui, inclui um enquadramento legislativo, um diagnóstico da situação e uma descrição das principais medidas tomadas e a tomar para reforçar a segurança nas passagens de nível, e coloca à Consulta Pública um conjunto de questões para análise e reflexão, sendo convidadas as associações, empresas, autoridades e os cidadãos a contribuir e a participar no debate.

A Consulta Pública decorrerá até ao dia 31 de Março de 2010, e todas as partes interessadas deverão remeter à REFER as suas respostas às questões suscitadas no Livro Verde, por correio electrónico ou via postal, podendo também apresentar comentários, sugestões e exemplos de boas práticas.


Luís Moreira



News Release 1369 : Serviço Especial de Natal na MP


Faro [Portugal], 22.12.2009, Semana 52, Terça-feira, 10:40

Recebemos nos nossos serviços, um aviso da MP, relativo ao Serviço Especial de Natal, que a operadora do Metro do Porto irá praticar nos próximos dias.

Sendo assim, e citando, a Metro do Porto já está em modo Natal/Passagem de Ano, com diversas alterações no serviço disponibilizado e a garantia de operação em contínuo na entrada em 2010.

Na véspera e no Dia de Natal, a procura das cinco linhas da rede regista um natural decréscimo. Assim, a partir das 19:00 de dia 24 de Dezembro, a Linha Vermelha (B) adopta um horário semelhante ao disponibilizado aos domingos (o serviço Expresso tem um última partida da Estação da Trindade às 19:02 e uma última viagem com saída da Póvoa de Varzim às 19:11). O mesmo sucede na Linha Verde (C). Na Linha Violeta (E), a frequência reduz-se para 30 minutos (em vez dos habituais 20). No dia 25 de Dezembro, as linhas Vermelha, Verde e Violeta (neste caso, após as 13:00) voltam a praticar o horário de Domingo. As linhas Azul (A) e Amarela (D) mantêm o serviço habitual. No sábado, 26 de Dezembro (tal como a 2 de Janeiro), todas linhas terão horários e frequências de Domingo.


Já na Passagem de Ano, a tradição de funcionamento do Metro do Porto durante toda a noite está instituída e tem cada vez mais adeptos. À excepção da Linha Violeta, toda a rede fica em operação ininterrupta no «Reveillón». No dia 1 de Janeiro de 2010, a oferta, tal como no Natal, volta a ser de um Domingo.


Luís Moreira



News Release 1368 : CP Porto (Aviso)


Faro [Portugal], 22.12.2009, Semana 52, Terça-feira, 10:31

Recebemos nos nossos serviços, um aviso da CP, relativa à supressão de comboios que se vai verificar neste Natal, na oferta que a CP Porto (comboios urbanos da zona do Porto) coloca à disposição dos seus clientes. Sendo assim, temos:

Comboios das Linhas de Braga, Guimarães e Caíde
Comboios da Linha de Aveiro
Comboios da Linha de Leixões


Luís Moreira