26 outubro 2009

News Release 1135 : ONCF NA SENDA DO PROGRESSO


Faro [Portugal], 26.10.2009, Semana 44, Segunda-feira, 22:56

O Conselho de Administração da ONCF Office National des Chemins de Fer reuniram-se em Rabat no passado 16 de Outubro, contando com a presidência do deputado Karim Ghellab, que é o ministro do Equipamento e Transportes do reino de Marrocos.

A LUISFER considera que em Marrocos com a ONCF, se podem ver os melhores e mais modernos comboios africanos, vindo logo a seguir, a África do Sul, Tunísia, Egipto e Argélia. Temos acompanhado o desenvolvimento e respectiva modernização da infra ferroviária marroquina, com electrificações e renovações constantes de via, seja também a nível das grandes estações terminais, que não ficam a perder em relação a uma grande terminal europeia ocidental.



Como se pode ver na foto que acompanha este texto, 2 empresas de construção portuguesas (Jaime Ribeiro e Conduril) ajudam na construção da infra marroquina. Em relação ao material circulante, também a ONCF fez uma aposta na modernização, como as recentes Automotoras Eléctricas de 2 pisos de fabrico italiano que foram adquiridas recentemente, assim como a nova locomotiva PRIMA da série II, que teve a ONCF como primeiro cliente firme a receber (ver News Release 1033) esta nova versão melhorada da primeira série da PRIMA da Alstom.

A finalizar, desejamos referir que nesta reunião do conselho de administração da ONCF, foi apreciado o contrato programa que acaba agora em 2009 e que começou em 2005, tendo-se verificado uma signficante melhoria no que toca a passageiros e carga transportada.



Está também preparado o novo contrato-programa (2010 a 2015), que aposta na melhoria da infra, e que, além disso, estão também inscritas verbas para se fazer entre Tânger e Casablanca, uma linha de grande velocidade, que a confirmar-se a sua execução, será a primeira em território africano.

Após esta reunião, o Conselho de Administração enviou uma mensagem de fidelidade e lealdade a Sua Majestade o Rei Mohammed VI que glorifica a Deus.


Luís Moreira


News Release 1134 : CP na 4ª Edição do FutebolShow 2009


Faro [Portugal], 26.10.2009, Semana 44, Segunda-feira, 21:08

A CP apoia com a sua oferta de transporte, a 4ª Edição do FutebolShow 2009, que de 28 de Outubro a 1 de Novembro, se irá realizar no Pavilhão Rosa Mota, na cidade invicta.



Acompanha a edição desta News Release, o flyer que a CP nos acaba de enviar, relativo a este evento.


Luís Moreira


News Release 1133 : Diário Económico refere mais 2 linhas TGV


Faro [Portugal], 26.10.2009, Semana 44, Segunda-feira, 12:57

O Jornal Diário Económico na sua edição em papel e electrónica na internet, aborda novamente o tema TGV, referindo que o governo está disponível para assumir, 2 "novas" relações que já tendo sido faladas, não tinham sido assumidas como essenciais, ou seja, Aveiro a Salamanca e Évora a Sevilla via Faro e Huelva.



Sobre esta matéria, gostariamos de referir que isto para a LUISFER não é novidade, visto que no projecto que fizemos em 2006, essas 2 relações estão consignadas nos estudos que elaboramos e que se ligam e intercalam com a outra rede de Grande Velocidade, nomeadamente entre Lisboa e A Coruña, via Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Vigo, como a relação Lisboa a Madrid, via Évora e Badajoz. Nos estudos que fizemos, a bifurcação para a LGV em direcção ao Algarve, não é em Évora como refere o DE, mas sim a montante.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao DE.


Luís Moreira


News Release 1132 : António Mendonça já tomou posse


Faro [Portugal], 26.10.2009, Semana 44, Segunda-feira, 12:25

O novo ministro dos Transportes, António Mendonça, acaba de tomar posse junto com os seus colegas, no XVIII governo constitucional "minoritário" de José Sócrates.



Como já referimos em News Release anterior, aguardamos com alguma expectativa para podermos perceber e compreender a acção de António Mendonça no MOPTC.

Créditos: Pela foto, agradecimento à SIC.


Luís Moreira


News Release 1131 : Interdição de via - Campanhã-Gaia e Esmoriz


Faro [Portugal], 26.10.2009, Semana 44, Segunda-feira, 11:20

Recebemos nos nossos serviços, o seguinte aviso por parte da CP, que editamos na íntegra, em favor dos nossos amigos leitores:

"A CP informa que na sequência das obras em curso, da responsabilidade da REFER, EPE, haverá intervenções entre Gaia (Devesas) - Esmoriz e Porto Campanhã - Esmoriz, nos dias 27, 28, 29, 30, 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2009, provocando as seguintes alterações ao serviço urbano:

SENTIDO PORTO -> AVEIRO

Nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 de Outubro 2009, o local de embarque/ desembarque para o Comboio 15901/0 em Gaia (Devesas), Coimbrões, Madalena, Valadares, Francelos, Miramar, Aguda, Granja, Espinho, Silvalde, Paramos e Esmoriz, será o contrário ao habitual, dado que a circulação ferroviária apenas se fará por uma via. Esse comboio com saída de Porto São Bento às 00:50, poderá registar atraso.

No dia 1 de Novembro 2009, o local de embarque/ desembarque para o Comboio 15901/0 em General Torres, Gaia (Devesas), Coimbrões, Madalena, Valadares, Francelos, Miramar, Aguda, Granja, Espinho, Silvalde, Paramos e Esmoriz, será o contrário ao habitual, dado que a circulação ferroviária apenas se fará por uma via. Esse comboio com saída de Porto São Bento às 00:50, poderá registar atraso.

Agradecemos a sua compreensão para os incómodos causados. Para mais informações contacte os nossos serviços."


Luís Moreira