06 janeiro 2010

News Release 1405 : TGV em Portugal na LUISFERTV


Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 02, Quarta-feira, 17:52

Informamos os nossos amigos leitores, que iremos editar muito em breve no nosso canal vídeo do YouTube, LUISFERTV, uma série de vídeos sobre o TGV em Portugal, porque queremos falar antes das obras começarem em efectivo, em que pretendemos mostrar a mais-valia do projecto para o nosso país e falarmos com autoridade sobre esta matéria e como ninguém até agora falou, matéria que estudamos e acompanhamos ao pormenor desde 1981, quando ninguém no nosso país falava do TGV em Portugal, a não ser (pensamos nós) alguns quadros técnicos da CP, que assim podiam também pensar, por inerente ao seu trabalho, terem conhecimento do projecto da SNCF PSE então lançado entre Paris e Lyon.

Aproveitamos e não queremos deixar de fazer referência porque oportuno, que o autor deste blogue da LUISFER, Luís Moreira, na figura de empresário privado que foi no passado recente (actualmente não está a exercer), tem desde há vários anos, uma relação muito má com os media em Portugal, por força da hipocrisia destes mesmos meios de comunicação social, que não aceitaram denunciar factos muito graves ligados à banca criminosa em Portugal e que afectaram gravemente a sua própria empresa, situação que nos dias de hoje, nos dá muita mais razão para dizer e falar duro sobre a banca em Portugal. Serve isto para dizer, que temos a certeza ser esta má relação que inviabiliza que já pudessemos ter sido escutados sobre esta matéria (TGV em Portugal), nomeadamente pela RTP, SIC ou TVI, que sabem dessa nossa oferta e disponibilidade há já muito tempo, mas que se recusam a acolher a nossa prestação, por causa dessa má relação.

Sabemos que via RTP, SIC ou TVI, muitos milhares iriam ver e perceber então de uma vez por todas e num só programa, o que é o TGV e como será o papel dele no nossos país. Como estas portas se fecharam, temos a nossa LUISFERTV, que sabemos não tem a audiência de uma televisão, mas pode ser este nosso trabalho que estamos a preparar há já algum tempo, visto por muitos milhares de pessoas, se as pessoas também quiserem divulgar esta nossa super-produção, que será editada e tem que ser através de vários episódios devidamente ordenados em sequência, porque obrigatoriamente de curta duração para poderem ser aceites no You Tube.

Aproveitamos a edição desta News Release que argumenta sobre os vídeos da LUISFERTV, para agradecer a boa aceitação que a mesma tem tido perante os nossos amigos leitores (por exemplo, o vídeo LUISFER 032 tem 1 dia de edição e já foi visto 96 vezes), assim como outras pessoas que não nos conheciam e passaram a conhecer, sem ser por intermédio deste blogue. Recebemos vários pedidos para editarmos vídeos classificados por nós como subsídios para a história do caminho-de-ferro em Portugal e outros sobre imensas matérias ligadas à área ferroviária, pelo que iremos atender, sempre na medida das nossas possibilidades.

No entanto, chamamos a atenção para o facto, de não sermos profissionais da televisão e falamos nos nossos vídeos de improviso e com condições técnicas que não podem ser equiparadas, e foram já as várias vezes, que tivemos que repetir a mesma gravação, a fim de apresentarmos um trabalho com a maior qualidade possível.

Nunca como agora, através da nossa LUISFERTV, temos a possibilidade de como sempre fizemos, promover e favorecer perante milhões de pessoas (desde jovens até aos mais velhos), os operadores ferroviários em Portugal (REFER, CP, etc.) e a história e paixão que é, conhecer o mundo dos Caminhos de Ferro em Portugal segundo a nossa visão.

Desejamos continuar com o apoio e adesão de todos.


Luís Moreira


News Release 1404 : Comboios começam a circular em Janeiro (Porto de Aveiro)


Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 02, Quarta-feira, 14:35

O Diário de Aveiro, faz notícia hoje com o início para breve da circulação de comboios entre a Linha do Norte e o Porto de Aveiro. Com cortesia, editamos na íntegra a referida notícia.

Duas composições diárias farão a ligação ferroviária ao porto, transportando 20 por cento das mercadorias que agora circulam por rodovia.

A ligação ferroviária ao porto de Aveiro, que começou a ser construída em 2007, deverá ficar concluída ainda no decorrer desta semana, assegura o presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho. O responsável congratula-se por o prazo, inicialmente estabelecido para a execução da obra, estar a ser cumprido.

De acordo com a REFER, os testes de carga (para afinar e certificar as condições de operatividade da via) decorrerão na primeira quinzena de Janeiro, altura em que a linha deverá estar apta a entrar em funcionamento, após devidamente licenciada pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres). “Após esse processo, e ainda durante o próximo mês, os comboios poderão começar a circular”, acredita José Luís Cacho.

Numa primeira fase (2010/2011), o responsável prevê que cerca de 20 por cento das cargas actualmente movimentadas no porto sejam imediatamente transferidas para o modo ferroviário, “principalmente granéis e carga geral de longas distâncias”, o que equivalerá à passagem de dois comboios diários nesta linha.

Com uma extensão aproximada de nove quilómetros, este ramal permitirá a circulação de composições de mercadorias com uma carga máxima de 600 toneladas (por comboio), informa o presidente da APA.

Trata-se de um investimento superior a 70 milhões de euros, que permitirá um escoamento mais fácil e competitivo das mercadorias. “Passamos a ter mais uma possibilidade de custos que poderá tornar o porto e as cargas mais competitivas”, explica.

Linha “tirará muitos camiões da estrada”

Com efeito, e segundo estimativa da administração do Porto de Aveiro, este equipamento fará com que o volume de mercadorias movimentadas neste porto passe de 3,5 milhões de toneladas por ano, para cinco milhões de toneladas, nos próximos cinco anos. “Tirará muitos camiões da estrada, porque as cargas transferidas para este modo utilizam muito o transporte rodoviário”.

Integrando o Plano de Investimentos Prioritários do Governo neste sector, a ligação ferroviária ao porto de Aveiro representa um investimento de quase 73 milhões de euros – 56 para o ramal, quase 13 milhões para a Plataforma Multimodal de Cacia (que já está em funcionamento), e cerca de quatro milhões para os sistemas de sinalização e telecomunicações de ambas as infra-estruturas.

A obra obteve uma comparticipação de 50 por cento do Fundo de Coesão e 50 por cento do PIDDAC (Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) e da REFER.

O ramal tem início na Plataforma Multimodal de Cacia e termina num feixe distribuidor junto ao porto de Aveiro, com ligações aos terminais portuários. Paralelamente, acompanha a A25 e o interceptor da SIMRIA (Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro), cruzando o Canal da Esgueira, o Canal de São Roque, o Canal das Pirâmides e o Rio Boco.



Luís Moreira


News Release 1403 : Boas Festas de Natal recebidas (FMNF-AGM)


Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 02, Quarta-feira, 14:27

Recebemos nos nossos serviços, Boas Festas de Natal, remetidas pelo FMNF-AGM Fundação Museu Nacional Ferroviário-Armando Ginestal Machado, na pessoa do seu Presidente, Engº Carlos Frazão, que agradecemos.




Luís Moreira


News Release 1402 : LIGA SAGRES (os percursos ferroviários para a 15ª Jornada)


Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 01, Quarta-feira, 14:24

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes da Liga Sagres que nesta 15ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, ou seja:


e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial, nas suas deslocações.



Temos então:


Para os adeptos do NACIONAL que vão a BRAGA (SPORTING BRAGA)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de pequena distância até ao Aeroporto do Funchal Madeira da ANAM, apanhar o avião da TAP e sair no Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro da ANA;
2 - Mudar-se para a plataforma ferroviária da MP, apanhar o metro e sair na estação da MP de Campanhã;
3 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação de Porto Campanhã, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Braga;
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos da NAVAL que vão a COIMBRA (ACADÉMICA)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER da Figueira da Foz, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Coimbra-B, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do LEIXÕES que vão a LISBOA (SPORTING CP)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da MP de Estádio do Mar, apanhar o metro e sair na estação da MP de Campanhã;
2 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação de Porto Campanhã, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Lisboa Oriente;
3 - Mudarse para a plataforma do ML na estação do Oriente, apanhar o metro e sair na estação do ML de Campo Grande, com transbordo na estação do ML da Alameda;
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do PAÇOS DE FERREIRA que vão a OLHÃO (OLHANENSE)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de meia distância até à estação da REFER de Paredes, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Olhão, com transbordo nas estações da REFER de Porto Campanhã (sempre), Lisboa Oriente (não é necessário, se apanhar o AP Porto-Faro) e Faro (sempre).
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.



Para os adeptos do UNIÃO DE LEIRIA que vão ao PORTO (FC PORTO)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER de Leiria, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Porto Campanhã, com transbordo nas estação da REFER de Coimbra-B;
2 - Mudar-se para a plataforma da MP na estação de Campanhã, apanhar o metro e sair na estação seguinte da MP de Estádio do Dragão, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.



Para os adeptos do VITÓRIA DE SETÚBAL que vão a LISBOA (BELENENSES)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER de Setúbal, apanhar o comboio da FERTAGUS e sair na estação da REFER de Lisboa Sete Rios;
2 - Mudar-se para a plataforma do ML na estação de Jardim Zoológico, apanhar o metro e sair na estação do ML de Cais do Sodré, com transbordo na estação do ML de Baixa-Chiado;
3 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação de Lisboa Cais do Sodré, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Lisboa Belém;
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do VITÓRIA DE GUIMARÃES que vão ao FUNCHAL (MARÍTIMO)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER de Guimarães, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Porto Campanhã;
2 - Mudar-se para a plataforma da MP na estação de Campanhã, apanhar o metro e sair na estação da MP de Aeroporto Francisco Sá Carneiro;
3 - Mudar-se para a plataforma aeroportuária da ANA no Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro, apanhar o avião da TAP e dair no Aeroporto do Funchal Madeira da ANAM;
4 - Solução rodoviária de pequena distância até à cidade do Funchal, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do SL BENFICA que vão a VILA DO CONDE (RIO AVE)

1 - Partir do estádio em direcção à estação do ML de Colégio Militar/Luz, apanhar o metro e sair na estação do ML de Santa Apolónia;
2 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação de Lisboa Santa Apolónia, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Porto Campanhã;
3 - Mudar-se para a plataforma da MP na estação de Campanhã, apanhar o metro e sair na estação da MP de Vila do Conde.
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.



Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.


Luís Moreira


News Release 1401 : Boas Festas de Natal recebidas (CEC)


Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 02, Quarta-feira, 13:10

Recebemos nos nossos serviços, Boas Festas de Natal, remetidas pelo CEC Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro, na pessoa do seu Presidente, o nosso amigo Sr. Pinheiro, que agradecemos.




Luís Moreira


News Release 1400 : Boas Festas de Natal recebidas (AMF)


Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 02, Quarta-feira, 13:05

Recebemos nos nossos serviços, Boas Festas de Natal, remetidas pela AMF Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário, que agradecemos.




Luís Moreira


News Release 1399 : Allegro já navega em direcção à Finlândia


Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 02, Quarta-feira, 12:32

A Alstom já fez embarcar pelo modo marítimo (de Itália para a Finlândia), os primeiros veículos da nova Automotora Eléctrica Pendular Allegro, que sendo pertença da Karelian Trains, que é uma joint-venture entre a VR (o mesmo que CP, na Finlândia) e os RZD (o mesmo que CP na Rússia), vão operar e fazer serviço rápido entre Helsinki e Sankt-Petersburg.

Estes 4 pendulares que serão entregues até ao fim deste ano, estão aptos para circular até 220 km/h, são alimentados por catenária a 3Kv cc + 25Kv ac (bi-tensão) e a sua bitola é de via larga de 1524 mm, e está a ser construído nas usines italianas da Alstom em Savigliano.


Luís Moreira


News Release 1398 : LIGA VITALIS (os percursos ferroviários para a 15ª Jornada)

Faro [Portugal], 06.01.2010, Semana 02, Quarta-feira, 12:13

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes da Liga Vitalis que nesta 15ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, ou seja


e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial, nas suas deslocações.


Temos então:


Para os adeptos do TROFENSE que vão a BARCELOS (GIL VICENTE)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER da Trofa, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Barcelos, com transbordo ou não (depende do comboio) na estação da REFER de Nine;
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do FREAMUNDE que vão a PENAFIEL (FC PENAFIEL)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de meia distância até Penafiel, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do BEIRA-MAR que vão ao CARREGADO (CARREGADO)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER de Aveiro, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER do Carregado, com transbordo nas estações da REFER de Entroncamento e Azambuja;
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do SANTA CLARA que vão à VILA DAS AVES (CD AVES)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de pequena distância até ao Aeroporto de Ponta Delgada João Paulo II da ANA, apanhar o avião da SATA e sair no Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro da ANA;
2 - Mudar-se para a plataforma ferroviária da MP, apanhar o metro e sair na estação da MP de Campanhã;
3 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação de Porto Campanhã, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Vila das Aves;
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do CHAVES que vão a FÁTIMA (FÁTIMA)

1 - Partir do estádio em solução rodoviária de longa distância atè à estação da REFER de Braga, apanhar o comboio da CP e sair nas estações da REFER de Caxarias ou Fátima, com transbordo nas estações da REFER de Porto Campanhã (nem sempre), Coimbra-B ou Pombal;
2 - Solução rodoviária de meia distância desde as estações da REFER de Caxarias ou Fátima, até Fátima, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do VARZIM que vão à COVILHÃ (SPORTING DA COVILHÃ)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da MP de Póvoa de Varzim, apanhar o metro e sair na estação da MP de Campanhã;
2 - Mudar-se para a plataforma da REFER da estação de Porto Campanhã, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER da Guarda, com transbordo na estação da REFER de Pampilhosa;
3 - Solução rodoviária de meia distância (da CP) até à Covilhã, partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do OLIVEIRENSE que vão a PORTIMÃO (PORTIMONENSE)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER de Oliveira de Azeméis, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Portimão, com transbordo nas estações de Espinho (sempre), Aveiro (sempre), Lisboa Oriente (não será necessário se apanhar o AP Porto-Faro) e Tunes (sempre);
2 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.


Para os adeptos do ESTORIL que vão a SANTA MARIA DA FEIRA (FEIRENSE)

1 - Partir do estádio em direcção à estação da REFER do Estoril, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Lisboa Cais do Sodré;
2 - Mudar-se para a plataforma do ML na estação do Cais do Sodré, apanhar o metro e sair na estação do ML de Santa Apolónia, com transbordo na estação do ML de Baixa/Chiado;
3 - Mudar-se para a plataforma da REFER na estação de Lisboa Santa Apolónia, apanhar o comboio da CP e sair na estação da REFER de Vila da Feira, com transbordo nas estações da REFER de Aveiro (nem sempre) e Espinho (sempre);
4 - Partir em direcção ao estádio e fim de percurso.

Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.


Luís Moreira