07 dezembro 2006

News Release 474 : «CONTROLO-COMANDO E SINALIZAÇÃO» (do sistema ferroviário transeuropeu de alta velocidade)




Porto [Portugal], 07.12.2006, Semana 49, Quinta-Feira, 15:11 - Informamos os nossos amigos leitores, de que, recebemos a notícia e alerta por parte do INTF, que agradecemos, que o Jornal Oficial da União Europeia, publicou hoje a Decisão da Comissão Europeia, relativa à especificação técnica de interoperabilidade para o subsistema «controlo-comando e sinalização» do sistema ferroviário transeuropeu de alta velocidade, alterando também o Anexo A da Decisão 2006/679/CE, de 28 de Março relativa à especificação técnica de interoperabilidade para o subsistema «controlo-comando e sinalização» do sistema ferroviário transeuropeu convencional.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-

News Release 473 : INTERCIDADE ou INTERCITY




Porto [Portugal], 07.12.2006, Semana 49, Quinta-Feira, 13:17 - Através desta News Release, desejamos prestar um pequeno esclarecimento aos nossos amigos leitores, acerca da designação que usamos sempre quando falamos de comboios InterCidades (agora, mais rigorosamente InterCidade) e juntamos sempre a designação para nós correcta de InterCity. Já alguns leitores, nos disseram que percebem porque a usamos, mas que como estamos em Portugal, não a deviamos usar.

Ora sobre isso, gostariamos de dizer o seguinte:

a) Colocando de lado, fúteis discussões sobre a nossa língua, que bem dispensamos, devemos dizer, que para a LUISFER, há designações que são míticas e importantes e que deviam ser seguidas como são lá fora e muito importantes e levadas a sério por nós.

b) A expressão InterCity, nasceu no Reino Unido, criada pela BR, no sentido de prestigiar um novo tipo de oferta de comboios, que eram os HST (High Speed Train) 125, embora já houvesse, essa designação, para outros primeiros comboios precedentes aos HST na mesma BR, mas a ideia nasceu lá, passando depois para o outro lado do Canal da Mancha.

c) Também se quis dar a esta categoria, prestígio internacional, em cumulação com outra categoria mítica que eram os TEE Trans Europ Express, tidos como excelência máxima, nos anos 50, 60 e 70 do século passado nesta velha Europa, e de que os EC são hoje seus sucessores.

d) A partir daí, os NS Holandeses em comboios cadenciados a nível interno, também classificaram esses comboios de InterCity, os alemães da DB (em inglês e não em alemão), depois durante algum muito pouco tempo os franceses da SNCF (e percebemos) mas como InterVilles (InterCités), depois a RENFE novamente e bem como InterCity e não InterCiudades, assim como os italianos da FS como InterCity também e outras redes europeias passaram a usar e a classificar essa sua oferta de comboios e é assim que devia e deve ser, como cá também, mas não é, infelizmente.



e) Depois temos a situação que conhecemos em Portugal, de querermos ser diferentes e serem conhecidos como InterCidades esses comboios (que de ouvido, soa extremamente mal seja Intercidades ou Intercidade), e aqui está uma crítica que fazemos à CP, que sabemos vão compreender e que se calhar alguns (críticos) não vão compreender, pois dizem que não criticamos nunca a CP, por isso, sempre que viajamos e compramos o nosso bilhete, dizemos sempre InterCity e quando escrevemos, colocamos sempre a expressão em português e inglês e daí esta justificação e explicação que queremos dar, a alguns atentos leitores que nos questionaram sobre isso, e acreditem, sabemos do que falamos.

f) Por exemplo, e sendo diferente é igual no conceito de operacionalidade e de exploração correcta, a nossa TAP Portugal de que gostamos muito (CP e TAP são empresas míticas e bandeiras únicas no nosso país), aliás, antes TAP Air Portugal, de que gostavamos mais, tinha e tem uma oferta designada como Navigator Class, sendo desprezado o português e bem para esta designação, sem mais uma vez ofender, aqueles que se desejam ofender e apenas esses, sem visão correcta destas coisas, porque outras não chamadas.

g), Por fim, a confirmar a nossa correcta visão, ninguém nos consegue contradiar neste exemplo que confirma o que já atrás dissemos, e que é, pelo facto da nossa localização geográfica, velocidade comercial que damos e oferta também, a CP nunca ter tido ou tem nenhum comboio de topo como essa Europa tem, os chamados (fora TGV's e outros), EC EuroCity ou EN (EuroNight), sendo os primeiros, sucessores dos TEE, mas temos os IC InterCity. Se por exemplo a CP tivesse um EuroCity, de Lisboa a Madrid (Diurno), de certeza que seria sempre chamado na designação inglesa e oficial (e não em português), usada em todos os países europeus, onde se fala castelhano, francês, inglês, holandês, italiano, polaco, sérvio-eslovaco, etc. Não seria usado de certeza EuroCidades (ou EuroCidade), por isso, se tivessemos essa opção de intervir, era deixada já e de forma automática usada a expressão portuguesa de InterCidade e passar a usar a expressão correcta de InterCity, que nunca devia ter sido alterada ou descomposta.

Esperamos assim, ter dada uma opinião aos nossos amigos leitores e uma sugestão válida para a nossa CP, que pensamos devia acolher.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-

News Release 472 : REFORÇO DA OFERTA (Feriado 8 Dez)




Porto [Portugal], 07.12.2006, Semana 49, Quinta-Feira, 10:34 - Informamos os nossos amigos leitores e demais interessados, julgados como clientes da CP, que amanhã, dia 8 de Dezembro, que é feriado nacional, além da oferta de comboios do horário, haverá reforço de comboios Alfa Pendular e InterCidade/InterCity, pelo que devem informar-se junto da CP, sobre este reforço anunciado.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-