16 abril 2010

News Release 1897 : CP premiada por promover acessibilidade nos comboios


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 16:59

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal TVNET, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A CP foi distinguida com o 2.º lugar do Prémio Acessibilidade aos Transportes pelo seu projecto de modernização e reconversão da frota de comboios urbanos em operação nas linhas de Sintra, Sado e Azambuja.

O júri do Prémio, promovido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), destacou o projecto apresentado pela CP "pela sua visão a longo prazo, assim como a sua abrangência para diferentes tipos de necessidade".

Entre as medidas que motivaram a distinção encontra-se a criação de um átrio multifunções de grandes dimensões em cada comboio, apto ao transporte de passageiros em cadeira de rodas, carrinhos de bebé, bicicletas ou bagagem volumosa.

Segundo um comunicado da CP, foram também equipadas rampas de embarque para cadeiras de rodas, substituição dos botões exteriores de abertura de portas por um sistema de iluminação por LED e sinalização de estado (porta livre; ordem de abertura; porta bloqueada) e novos dispositivos de informação.




Os comboios intervencionados efectuam as ligações Sintra-Rossio, Alverca-Mira Sintra Meleças e Barreiro-Praias do Sado, transportando diariamente cerca de 256 mil passageiros. Actualmente encontram-se modernizadas 36 unidades de um total de 56, sendo a conclusão do projecto prevista para o final de 2011.


Paulo Almeida



News Release 1896 : 35 anos da nacionalização da CP


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 11:42

Faz hoje 35 anos* que a CP foi nacionalizada pelo Estado português. Deixou de ser uma empresa SARL, passando a ser CP Caminhos de Ferro Portugueses, EP**.

O diploma legal que procedeu à nacionalização da CP foi o Decreto-Lei 205-B/1975.

* foi em 16 de Abril de 1975
** EP de Empresa Pública


Luís Moreira


News Release 1895 : VOIES FERREES


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 11:36

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da Voies Ferrees que é uma revista ferroviária francesa e que se denomina "voies-ferrees".



Página: Voies Ferrees
Endereço URL: http://www.voies-ferrees.fr/
Situação: Activa
Idioma: Francês
Autor: PEF
Classificação LUISFER
Page Screen: 3 em 10
Page Total: 4 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL •

• ML • MP • MM • MTS •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom • COMSA •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF • ASAF •

• Ferro Produções •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer • Voies Ferrees •


Luís Moreira


News Release 1894 : Elektriraudtee compra comboios Stadler


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 11:25

A Elektriraudtee que é um operador ferroviário da Estónia e que opera na zona da capital Tallinn, acaba de anunciar que encomendou à Stadler Rail, 18 Automotoras Eléctricas e 10 Automotoras Diesel, num total de 28 unidades múltiplas, existindo ainda uma opção de mais 10 Automotoras Diesel que poderá ser exercida pela operadora ferroviária.

O fundo de coesão da UE cobre 85% do investimento enquanto que os restantes 15% são cobertos pelo governo estoniano. A Stadler prevê entregar as primeiras unidades a partir de 2012.


Luís Moreira


News Release 1893 : Linha de Gondomar concluída no 4º trimestre


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 11:14

Segundo informa a MP Metro do Porto, e com cortesia citando, a obra da Linha de Gondomar tem cumprido os prazos previstos para a sua execução. Até agora, o único inimigo tem sido mesmo a chuva que se fez sentir durante os últimos meses. Nesta fase, cerca de 70% da obra já está concluída.

A nova extensão até Fânzeres vai tornar esta estação no novo términos. Assim, após a estação existe ainda um espaço reservado para o estacionamento de quatro veículos duplos e uma zona de inversão de marcha. Nas imediações desta estação está também em adiantada fase de construção um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 211 lugares e uma casa de descanso para os agentes de condução do Metro. Além desta, também as estações da Lourinha (90 lugares), Baguim (92 lugares) e Venda Nova (69 lugares), terão parques de estacionamento gratuitos, num total de 462 lugares. Refira-se ainda que estão também previstos lugares de estacionamento adjacentes aos novos e extensos arruamentos de circulação rodoviária que o Metro do Porto está a construir ao longo de grande parte da extensão da inserção urbana do projecto.

Em grande parte do traçado já se pode descortinar o traçado da linha, uma vez que os carris já se encontram montados, bem como as estruturas dos abrigos de algumas estações, postes de iluminação e de catenária. A linha está agora a ser betonada, a um ritmo de 60 a 70 metros por dia; já estão betonados quatro de um total de sete quilómetros. O corredor da linha vai ser relvado, excepto nas estações, nos atravessamentos rodoviários e pedonais, no interior do túnel e na zona de términos.

Já do lado do Porto, o ponto de destaque é a construção do túnel de 950 metros de extensão entre Contumil e Rio Tinto, sob a Estrada da Circunvalação, onde os trabalhos não param (são 24 horas por dia, sábados e domingos incluídos). Com uma profundidade máxima de 26 metros, cerca de 40% da sua construção já está concluída, estando previsto o início da montagem da linha no seu interior para Maio e a sua conclusão para finais de Junho.



Os tempos de viagem, obtidos a partir de simulação, revelam que vai ser possível chegar de Fânzeres ao Estádio do Dragão em 18 minutos e em cerca de 9 minutos de Rio Tinto até ao mesmo destino. De Fânzeres à Trindade estima-se um período de viagem de cerca de 26 minutos e até à Casa da Música de 30 minutos. O título de viagem necessário para ir de Fânzeres ou de Rio Tinto até à Trindade, Casa da Música ou Senhora da Hora será o Z3 (€1,20).

Ao todo, serão adicionados à rede mais sete quilómetros de linha e dez novas estações. As novas estações têm as seguintes designações: Contumil, Nasoni, Nau Vitória, Levada, Rio Tinto, Lourinha, Baguim, Carreira, Venda Nova e Fânzeres. O novo troço é quase todo de superfície, com excepção do túnel da Circunvalação. Para o quarto trimestre de 2010 é esperado que se conclua toda a parte de construção de infra-estruturas, seguida dos trabalhos de valorização da área envolvente e da circulação experimental, que se pretende que comece em Outubro. Prevê-se que a abertura do novo troço ocorra até ao final do ano.

Créditos: Pela foto, agradecimento à MP.


Luís Moreira


News Release 1892 : 24 anos da Presidência do Engº Carvalho Carreira


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 11:00

Faz hoje 24 anos* que o Engº Carvalho Carreira, tomou posse como presidente do Conselho de Gerência da CP. Ainda hoje, muitas pessoas ligadas à área ferroviária, afirmam que este presidente da CP foi o que melhor compreendeu a função que desempenhou e talvez o melhor no cargo depois da Revolução do 25 de Abril.



Recordamos que o Engº Carvalho Carreira foi o 6º presidente da CP (1986 a 1993) depois da Revolução, foi precedido no cargo por Queirós Martins (1982 a 1986) e o seu sucessor foi Pedro Dias Alves (1993 a 1995).

* foi em 16 de Abril de 1986


Luís Moreira