26 julho 2009

News Release 888 : FICHA LUISFER DA ESTAÇÃO DA COVILHÃ (5ª Ficha)



Olhão [Portugal], 26.07.2009, Semana 30, Domingo, 10:55 - Nesta News Release, edita o Departamento de Estudos da LUISFER, mais uma Ficha das Estações e Apeadeiros da REFER, neste caso, relativa à Estação da COVLHÃ, que faz parte da Linha da Beira Baixa, com o propósito de serem colecionáveis (fazer download) por parte dos nossos amigos leitores.



Em próximas News Releases, editaremos outras fichas, representativas das estações ferroviárias do nosso país.

As fichas referentes a esta colecção e já editadas neste blog, estão nas seguintes News Releases:

• COVILHÃ (Ficha 005 na NR 888)
• DARQUE (Ficha 003 na NR 866)
• FARO (Ficha 002 na NR 854)
• MIRAMAR (Ficha 004 na NR 881)
• PAMPILHOSA (Ficha 001 na NR 850)

Luís Moreira




News Release 887 : DB COMPRA PCC LOGISTICS



Olhão [Portugal], 26.07.2009, Semana 30, Domingo, 10:23 - A DB acaba de adquirir e passar a controlar na totalidade, a PCC LOGISTICS que era o principal operador de carga privado a nível ferroviário na Polónia. Criada em 2004, este operador era uma subsidiária da PCC, empresa da área petroquímica polaca e que com quadro de 5800 pessoas, transportou em 2008, 93 milhões de toneladas de mercadorias, o que equivale a uma facturação de € 350 milhões, o que significa uma quota de 8% no mercado de tráfego de mercadorias da Polónia.

Recordamos aos nossos amigos leitores, que a DB, que é um colosso na europa ferroviária, adquiriu nos últimos anos e controla empresas na área ferroviária de mercadorias europeia, como na Holanda e Dinamarca (Railion), no Reino Unido (EWS), Espanha (TRANSFESA), assim como outros operadores menores.

Luís Moreira




News Release 886 : GWML VAI SER ELECTRIFICADA JÁ DE IMEDIATO



Olhão [Portugal], 26.07.2009, Semana 30, Domingo, 09:58 - O Secretário de Estado dos Transportes do Reino Unido, Lord Andrew Adonis, declarou há dias atrás (dia 23), a imediata electrificação de 2 linhas inglesas que sendo muito importantes, ainda não estão electrificadas. Uma, a Great Western Main Line, que liga Londres a Swansea, via Bristol e Cardiff. Esta linha é explorada actualmente com os comboios formados pelas locos da série 43 e respectivas carruagens Mark4, ou seja, ainda tudo muito igual, ao que a própria LUISFER presenciou, quando em 1986, em visita de estudo, percorreu então esta linha entre Londres e Cardiff a bordo de um HST High Speed Train (série 253, como era na altura classificado este material), que já na altura, tinha um tráfego bastante elevado, para se manter só na tracção térmica. A outra linha, que vai ser electrificada também no imediato, é a que liga Manchester a Liverpool com 51 kms, que também já visitamos e conhecemos, e que está nas mesmas condições que a GWML, embora seja outro material que nela circula.

A nível de custos, está previsto um investimento de £1 bilião para a GWML e de £100 milhões para a segunda linha, ou seja, Manchester a Liverpool, num encargo total de £1,1 biliões para os cofres do reino de Sua Majestade. Com esta revolução a nível de electrificação e beneficiação de toda a infra-estrutura, também será implementado o sistema de segurança europeu ERTMS.

Luís Moreira