04 dezembro 2009

News Release 1306 : TGV pode custar menos um terço


Faro [Portugal], 04.12.2009, Semana 49, Sexta-feira, 21:57

Com cortesia, editamos nesta News Release, uma notícia editada na versão online de hoje do jornal Diário de Notícias e que reza assim:

"Portugal pode gastar menos um terço dos 13 mil milhões de euros que estão projectados para os projectos de alta velocidade e o novo aeroporto de Lisboa, com os mesmos resultados, se optar por um maior faseamento dos investimentos e por mudar algumas opções", defendeu ontem Pompeu Santos, membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros. Na Sociedade Portuguesa de Geografia, aquela engenheiro apresentou aquilo a que chamou um Plano de Acção para os Grandes Projectos de Obras Públicas, que consiste nomeadamente em escalonar os investimentos por mais cinco anos, até 2022, com estratégias diferentes, em função dos troços, e uma aposta nos chamados intercambiadores de vias. Estes aparelhos permitem que um comboio se possa adaptar de um momento para o outro, da bitola ibérica para a europeia e vice-versa, gastando muito menos. Até porque, sustenta, "tenho informações de qualidade" de que Espanha não terá condições de ter tão cedo a alta velocidade para mercadorias em bitola europeia para ligação ao resto da Europa. Por outro lado, Pompeu Santos diz que "Portugal não tem actualmente condições para gastar cerca de dois mil milhões de euros por ano durante sete anos, num total superior a 13 mil milhões de euros.


Luís Moreira



News Release 1305 : Macau também quer comboios "ligeiros"


Faro [Portugal], 04.12.2009, Semana 49, Sexta-feira, 11:47

A Direcção das Infra-Estruturas de Transportes de Macau (GIT), acaba de lançar um concurso internacional, para dotar a antiga colónia portuguesa, de um sistema ferroviário ligeiro, que abrange sistemas de infra-estruturas e material circulante para a primeira fase da rede de metro da cidade. Este futuro contrato requer então o fornecimento do material circulante ligeiro, como a concepção e construção da infra, incluíndo nesta última área, a adaptação da Ponte Sai Van, para nela ser instalada a via férrea.


Luís Moreira



News Release 1304 : RENFE encomenda AVE's para fazer Madrid - Paris


Faro [Portugal], 04.12.2009, Semana 49, Sexta-feira, 11:30

Segundo informa a Transportes & Negócios, e citando, a Renfe vai concursar a compra de dez comboios para a ligação de Alta Velocidade entre Madrid e Paris, prevista para 2012. O investimento pode chegar aos 554 milhões de euros.

Poucos dias depois do anúncio do acordo entre Espanha e a França para o lançamento de uma ligação ferroviária de Alta Velocidade, a Renfe aprovou o lançamento de um concurso para a compra dos dez comboios que assegurarão o serviço “espanhol”.

A operadora espanhola propõe-se comprar veículos de última geração, capazes de circular a 350 quilómetros/hora e transportar entre 400 e 500 passageiros. O valor de referência do contrato é de 270 milhões de euros, para a compra das composições, elevando-se aos 554 milhões de euros com os custos da manutenção.



Este novo contrato é lançado num momento em que a Renfe aguarda ainda a recepção das primeiras unidades compradas ao consórcio Talgo-Bombardier, num investimento de 655 milhões de euros. Dezoito desses novos comboios assegurarão a ligação Madrid-Valência, prevista para o final de 2010.

Fruto das múltiplas encomendas, a Renfe passará a deter, no próximo ano, a mais moderna frota de comboios da Europa. Nada de mais, afinal, para o país que aposta em ter a mais extensa rede de Alta Velocidade.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Renfe. For photo, thanks to Renfe.


Luís Moreira



News Release 1303 : Navegação assistida para invisuais na rede do Metro do Porto


Faro [Portugal], 04.12.2009, Semana 49, Sexta-feira, 10:58

Resultado de uma parceria entre a MP Metro do Porto e a FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, está criado o NAVMETRO, que é um sistema de orientação destinado aos invisuais, clientes da MP.

Em pormenor, e citando a MP, o serviço NAVMETRO - informação e navegação na rede do Metro do Porto para invisuais e amblíopes está disponível desde o dia 2 de Dezembro. Trata-se uma ferramenta altamente inovadora, que permite aos clientes invisuais serem «conduzidos» nos vários momentos de utilização do sistema - escolha de título, validação, encaminhamento no interior da estação -, disponibilizando igualmente informação genérica sobre o Metro - linhas, horários, títulos.

Desenvolvido pelo Metro do Porto em conjunto com a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), o NAVMETRO é uma inovação tecnológica que resulta de meses de investigação e desenvolvimento e do profundo trabalho de uma equipa de técnicos, investigadores e académicos. Com um objectivo: tornar a rede do Metro ainda mais acessível e garantir as melhores condições de integração aos cidadãos com deficiência visual.



Basicamente, o NAVMETRO, uma ferramenta inédita a nível mundial, consiste na orientação e encaminhamento através da utilização de um telemóvel. Com o seu aparelho (de qualquer operadora, marca e modelo, sem carecer de qualquer funcionalidade ou aplicação específica), um invisual pode ser localizado no interior da estação do Metro, «guiado» nos diversos trajectos e executar as acções necessárias à realização de uma viagem: escolher e comprar títulos, validar, encontrar um elevador, aceder ao cais de embarque, receber informação sobre frequências e tempos de espera, entre outras. A interacção com o cliente faz-se através da voz e de orientação sonora.

Para os cegos e amblíopes registados no NAVMETRO (e apenas para estes clientes, a quem o serviço é destinado), a utilização do serviço é totalmente gratuita. O registo pode ser efectuado na sede da ACAPO (Rua do Bonfim 215, Porto), ou na Loja Andante da Estação da Trindade (às terças e quintas-feiras da 17:00 às 20:00 e aos sábados das 10:00 às 13:00). Em funcionamento desde 2 de Dezembro, o NAVMETRO tem desde já disponíveis todas as funções informativas. A função de encaminhamento está limitada, nesta fase, à Estação da Trindade (a de maior procura em toda a rede do Metro do Porto). Numa fase posterior, a função de encaminhamento será instalada em outras estações subterrâneas do sistema).


Luís Moreira