01 janeiro 2010

News Release 1387 : Resultados de 3 sondagens LUISFER


Faro [Portugal], 01.01.2010, Semana 01, Sexta-feira, 11:28

Neste blogue e mais rigorosamente na coluna da direita, encontram-se disponíveis várias questões em estilo de sondagem. Das várias que estão disponíveis e que convidamos os leitores a participar, votando, 3 delas terminaram às 23:59 de ontem, essa possibilidade de poder escolher uma opção à pergunta feita. Fazendo uma pequena análise, podemos referir o seguinte:

1 - Como classifica a actuação do Ministro António Mendonça?

Tivemos muitos poucos votos, apenas 8, que estão mais ou menos de acordo com aquilo que seria expectável acontecer, ou seja, 5 votos dizem que ainda é cedo para classificar e os outros 3 votos, referem na relação da unidade que a actuação do ministro é muito boa, outro voto refere que é muito má e o terceiro e último voto refere que António Mendonça não devia estar no cargo.



2 - As Automotoras Diesel 0350, 0400, 0600 e 0650 estão quase a sair de cena pois estão no fim da sua vida útil. Quem deve construir as novas automotoras Diesel e Eléctricas para a CP fazer os seus comboios regionais e reforço dos urbanos de Lisboa e Porto?

Nesta segunda sondagem tivemos também poucos votos, apenas 14, que referem que deve ser a Alstom a fabricar os novos comboios da CP, 4 votos afirmam que deve ser a Siemens e outros 4 votos referem que deve ser a CAF a fazer o referido material. Para nós é uma surpresa a Bombardier não ter sequer um voto, talvez as pessoas não se tenham esquecido que foi a Bombardier que colocou um ponto final, naquela que primitivamente se chamava SOREFAME. O nosso voto foi para a Alstom, pois sempre acolhemos no nosso pensamento que a francesa Alstom (antes Alsthom) é desde os anos 60 líder mundial em matéria de construção de material ferroviário, pela espectacular perfomance, design, potência e velocidade que dá aos seus modelos, sejam eles locomotivas ou automotoras, para referir só estes dois segmentos.



3 - Em França existe a RFF e a SNCF, em Espanha existe a ADIF e a RENFE e em Portugal também devia ser só a REFER e CP mas isso não acontece e existe a RAVE. O que pensa que devia acontecer?

Aqui também tivemos poucos votos, só 9, e como nós pensamos, também a maioria assim pensa correcto e temos então 7 votos (incluíndo o nosso) que refere que a RAVE deve ser extinta de imediato e ser só a REFER a trabalhar na área da Infra e 2 votos afirmam que a RAVE deve continuar a existir e a fazer o seu trabalho.



Terminamos, referindo que as outras questões/sondagens estão abertas à votoação e pedimos uma colaboração mais activa, pois por exemplo, a pergunta que fazemos sobre os Presidentes da REFER ainda não existe qualquer voto às 4 respostas possíveis e já está on-line há várias semanas.


Luís Moreira


News Release 1386 : INTERRUPÇÃO DO SERVIÇO FERROVIÁRIO NA TOTALIDADE DO RAMAL DA LOUSÃ


Faro [Portugal], 01.01.2010, Semana 01, Sexta-feira, 10:50

Embora já tenhamos informado os nossos amigos leitores en News Releases anteriores, voltamos a editar a informação que novamente recebemos por parte da MM Metro Mondego, que refere que a partir do dia 04 de Janeiro de 2010 será interrompido o Ramal da Lousã na sua totalidade, permitindo assim que as obras da primeira empreitada (Miranda do Corvo - Serpins) possam chegar até Miranda do Corvo.

Também este mês terá início a empreitada referente ao troço entre Miranda do Corvo e Alto de São João. Os novos horários e folhetos referentes aos serviços alternativos, que entrarão em vigor a partir do dia 04 de Janeiro, têm estado a ser distribuídos, podendo os utilizadores do Ramal da Lousã obter estas informações através dos colaboradores da Metro Mondego destacados para o efeito, que se encontram junto às principais estações do traçado. As informações também podem ser obtidas no Espaço Metro (na Baixa de Coimbra) ou no site da Metro Mondego e blog dos serviços alternativos.


Luís Moreira