02 agosto 2009

News Release 902 : CP CARGA JÁ FAZ PARTE DO GRUPO CP



Olhão [Portugal], 02.08.2009, Semana 31, Domingo, 10:07 - Desde o dia de ontem, que a estrutura orgânica da CP, foi alterada, com a passagem da sua Unidade de Negócio CP Carga, sendo agora uma empresa independente, com administração própria, mas detida a 100% pela CP (esperamos que seja sempre assim, e não privatizada), sendo então uma participada do Grupo CP, onde já estão outras com ordenação júridica similar, como a EMEF, herdeira dos antigos grupos oficinais da CP, ou como a FERGRÁFICA, antigas oficinas gráficas da CP, que se localizam em Santa Apolónia.



Laborando 24/7, esperamos e fazemos votos que a CP CARGA Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias S.A., venha a ter um desempenho melhor do que aquele que até agora teve como UN da CP, agora que por força de directivas europeias, mal amanhadas, se desvirtuou em certas situações, aquilo que estava bem e ficou agora mal. Num mercado liberalizado como aquele que agora existe, pensamos que a CP Carga, deve fazer valer a experiência que lhe vem do passado.

Depois de ter acabado de receber as 25 novas locomotivas eléctricas da série 4700, que custaram € 100 milhões, vai a CP CARGA fazer um novo investimento, neste caso mais económico, ou seja, € 45 milhões, para a compra de 400 novos vagões plataformas para transporte de contentores (TEU'S 20' e 40'), assim como caixas móveis, que estão já a ser construídos pela participada EMEF.

Como pequena nota, gostariamos de afirmar, e sabemos que é polémica esta nossa afirmação (vão chamar-nos de conservadores), pensamos que a REFER, também deveria ser detida a 100% pela CP e pertencer ao Grupo CP, pois, apesar de tudo o que já fez nos últimos 12 anos, tudo o que está para trás e que está incorporado hoje na REFER, como a infra, o pessoal, etc, veio da CP, daí, não ter havido o corte radical que houve. Com as atribuições que hoje a REFER encarna, se ela mesmo fosse detida pela CP, pensamos, não haveria incompatibilidades, nem deixaria de ser "suspeita", por pertencer ao Grupo CP. Sabemos que isto hoje não acontece, mas a solução existente, pode ser considerada de razoável, à luz do que se passou ao longo dos últimos 12 anos. Como exemplo, podemos dizer que quando estivemos ainda há pouco tempo em Sevilla Santa Justa, em mais uma visita, tivemos oportunidade de falar um pouco com quadros da RENFE e da ADIF, e alguns elementos da plantilla da ADIF, nos disseram claramente que a ADIF, é a mesma coisa que RENFE, só a designação é que mudou, e é assim que eles se sentem, e como certamente os nossos amigos leitores sabem, a ADIF tem uma estrutura jurídica igual à da REFER, ou da RFF, que são independentes dos grupos RENFE ou SNCF, para só falarmos destes.

Para confirmar esta nossa posição, podemos dizer que "assinaram por baixo", e fizeram diferente de Portugal, Espanha e França, os grupos DB (Alemanha), SBB CFF FFS (Suiça) e FS (Itália), para também só falarmos de 3 redes também, que a rede Infra desses países, pertence aos citados grupos ferroviários (operadores), que segundo nossa opinião, fizeram a escolha certa.

Luís Moreira