
Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 12:40 - Na madrugada de ontem, deu-se um grave acidente ferroviário na Índia, perto de Goa, em que envolveu 2 comboios, o New Delhi Goa Express e o Mewar Express, tendo este último chocado na traseira do primeiro, que estava parado em Mathura. Em consequência, resultaram 22 mortos e imensos feridos.
Editamos de seguida, a
Rail Safety Notice relativa a este acidente, com os poucos dados que conseguimos apurar.
Infelizmente, a Índia ainda é um país que é palco dos mais graves acidentes ferroviários a nível mundial, causando sempre milhares de vítimas, quase todos os anos. Esta grande sinistralidade, deve-se ao facto de este país enorme, ter uma circulação de milhares de comboios expressos que ligam todas as principais cidades indianas, muitos deles com 20 ou mais carruagens, sempre cheias de gente, a velocidades da ordem dos 100 km/h e muitas dessas carruagens, são ainda de concepção antiga e com pouca segurança.
Acima de tudo, o grande factor da sinistralidade, deve-se ao factor humano que na Índia é muito elevado, com grande possibilidade de erro, o que é sempre fatal, porque só agora se está a implementar uma sinalização moderna e comando centralizado em redor das grandes cidades como Delhi, Mumbai, Calcutta, entre outras grandes metrópoles, que já produz algum efeito, mas os acidentes ainda são bastantes para a média que devia registar, segundo as normas da
UIC.
Créditos: Pela foto, agradecimento à AP Associated Press / For photo, thanks to Associated Press.
Luís Moreira