26 fevereiro 2010

News Release 1605 : Electrificação Caíde/Marco


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 21:07

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do blogue Marco Hoje, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Tal como consta no documento da REFER Projectos de Investimento para o próximo triénio, o arranque das obras de electrificação e modernização do troço ferroviário Caíde/Marco de Canaveses iniciar-se-à este ano, tal como se pode vêr aqui.

São excelentes notícias para todos os marcoenses, em especial para os marcoenses que diariamente utilizam este meio de transporte para as suas deslocações profissionais.

Agora é só esperar que os trabalhos se iniciem rapidamente.


Paulo Almeida


News Release 1604 : Os percursos ferroviários para os jogos das Ligas Sagres e Vitalis (21ª Jornada)


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, Sexta-feira, 20:53

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes das Liga Sagres e  Liga Vitalis, que nesta 21ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial nas suas deslocações.



Temos então:

21ª Jornada - LUISFER 066 - Ligas Sagres e Vitalis



Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.


Luís Moreira


News Release 1603 : Câmara de Figueira questiona Governo sobre reabilitação da linha Pocinho-Barca D’Alva


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 16:20

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Nova Guarda, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O autarca figueirense, António Edmundo, solicitou informações do ministro das Obras Públicas sobre a concretização do protocolo de intenções, assinado em Setembro passado, com vista à reactivação do troço ferroviário Pocinho-Barca D’Alva. Em resposta, o gabinete do MOPTC já disse que o compromisso se mantém e é para cumprir.

O presidente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo escreveu ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) a solicitar informações acerca da concretização ou não do protocolo de intenções que tem em vista a reabilitação da linha ferroviária do Douro entre Pocinho e Barca D’Alva. António Edmundo recorda o acordo que foi assinado no dia 10 de Setembro de 2009, no Pocinho, entre a REFER, a CP, o IPTM, a CCDR-N e a Estrutura de Missão do Douro, com a presença da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Dirigindo-se ao ministro António Mendonça, o autarca figueirense salienta a importância do referido documento, onde constam “ideias e princípios” há muito defendidos junto da Tutela, “mormente a importância estratégica da Linha do Douro para o desenvolvimento regional de todo o Norte e Centro do País”. António Edmundo destaca o valor da Linha como infra-estrutura de transporte, “designadamente em termos do seu potencial turístico e de complemento com a via fluvial, que tem vindo a merecer a distinção de, a cada ano, receber mais turistas”.

No protocolo de intenções para a reabilitação da linha entre Pocinho (Foz Côa) e Barca D’Alva (Figueira) e a exploração turística entre Régua e Barca D’Alva, a reposição do troço encerrado é considerado um investimento estratégico. Assim sendo, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo pediu esclarecimentos sobre os procedimentos já desencadeados, “visando a efectiva concretização no terreno dos princípios vertidos em protocolo. Princípios esses que, segundo António Edmundo, “trouxeram nova esperança a toda a região Douro”.

Alguns passos

Segundo informação do gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o protocolo é para ser concretizado no terreno. Em declarações à Lusa, o gabinete do MOPTC garantiu que “o referido protocolo é para avançar”, adiantando que o Plano Estratégico de Transportes (PET) “não põe em causa nenhuma das opções desse protocolo”.

Sobre o processo da reabilitação em causa, o gabinete do MOPTC referiu ainda que “recentemente, o Eng. Ricardo Magalhães, Chefe de Estrutura de Missão do Douro, deslocou-se a este Ministério para reuniões com a Secretaria de Estado dos Transportes para análise da situação”. “Aquele organismo - Estrutura de Missão do Douro - ficou de remeter à Secretaria de Estado dados sobre os impactos daquela linha férrea na ligação Pocinho - Barca de Alva, no sentido de permitir a realização de estudos posteriores”, adiantou. Além disso, “a REFER já tem em curso trabalhos de intervenção na zona definida e a CP está a preparar um concurso de subconcessão, tal como estava acordado”, concluiu.



Paulo Almeida


News Release 1602 : Linha do metro de S. Mamede em túnel na Asprela


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 16:07

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A linha do metro por S. Mamede de Infesta passará enterrada na Asprela, no Porto. A Secretaria de Estado do Ambiente concedeu parecer favorável condicionado ao projecto, mas exige que o traçado entre as estações da FEUP e do Pólo Universitário seja em túnel.

O estudo inicial previa que as composições partissem da actual estação subterrânea do Pólo Universitário, subissem à superfície para percorrer cerca de 300 metros, mergulhando novamente antes de alcançar a Rua de Roberto Frias. A segunda paragem será na nova estação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a rasgar no subsolo. A declaração de impacte ambiental favorável, concedida pela Secretaria de Estado do Ambiente e válida até 25 de Setembro de 2011, explicita que o trajecto deverá ser vencido em túnel (ver infográfico).

Submetido o estudo prévio da linha a consulta pública, a Agência Portuguesa do Ambiente recepcionou cinco exposições, destacando-se a da REFER. Nenhuma das intervenções manifestava oposição à construção da ligação de metro, mas aquela empresa pública alertou para a "necessidade de compatibilização do projecto da Linha de S. Mamede com o projecto de reactivação do serviço de passageiros na Linha de Leixões, entre Ermesinde e Leça do Balio", que se encontra em operação desde Setembro de 2009 e já está integrada no Andante.

O projecto de execução da terceira linha do metro entre Matosinhos e o Porto deverá ter em conta esta exigência. Recorde-se que, de acordo com o estudo prévio, as composições passarão em túnel por baixo da Linha de Leixões, entre a nova plataforma subterrânea do Hospital de S. João (sita a norte da Circunvalação) e a estação à superfície junto ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).

Além de recomendar a revisão do desenho do viaduto de S. Mamede que atravessará o caminho agrícola em Viela de Moalde de Baixo para que essa via permaneça transitável e os pilares não assentem no leito nem nas margens da linha de água existente, a declaração de impacte ambiental aponta para a necessidade de implementação de medidas de minimização dos transtornos, sobretudo na fase de construção. Devem garantir-se todas as condições de acesso à Urgência do S. João, no Porto; a monitorização da estabilidade da igreja paroquial de S. Mamede (uma das estações ficará sob o templo); e evitar a instalação de estaleiros junto da praia de Matosinhos.

A linha por S. Mamede ligará a praia de Matosinhos ao Pólo Universitário no Porto. Aproveita parte do corredor da actual Linha Azul, propondo-se a construção de dez estações novas que distam, em média, 800 metros entre si, e liga-se à Linha Amarela na estação do Pólo Universitário. A velocidade máxima de circulação à superfície não ultrapassará os 50 quilómetros por hora, enquanto nos troços no subsolo poderá atingir 80 quilómetros por hora. A velocidade média rondará os 25 a 30 quilómetros por hora.



Paulo Almeida


News Release 1601 : Negociações é tempo de as fazer diz a SINDEFER


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 12:51

O SINDEFER Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia, já manifestou a sua posição depois das notícias ontem conhecidas sobre o congelamento dos salários das empresas públicas estatais, dizendo que e citando, para além da actualização salarial, ontem mandada congelar pelo Governo, decisão que contestamos, porque estamos disponiveis para acordar o valor da inflação esperada para 2010, há outros assuntos há muito pendentes na CP, Refer e EMEF que devem ser considerados em sede de negociação, pelo que os respectivos processos negociais devem ter lugar.

Aliás, o Sindefer, pergunta o que impede as administrações da CP e da Refer de dar início às negociações de revisão dos AE,s?

Os Sindicatos da UGT, colocam uma única questão para as mesmas:

Há ou não disponibilidade das Administrações para aceitarem que os trabalhadores ferroviários não perdem poder de compra em 2010?


Luís Moreira


News Release 1600 : CEC


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 12:02

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página do CEC Clube de Entusiastas do Caminho-de-Ferro e que se denomina "CEC".



Página: CEC
Endereço URL: http://cecferro.com.sapo.pt/
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Gabriel Fernandes
Classificação LUISFER
Page Screen: 4 em 10
Page Total: 6 em 10

Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página. No entanto, esta página linka para a LUISFER Fotopic.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC - De Comboio - CER - Comboios XXI - CP - Railfaneurope - Transportes XXI - ALACF - O Comboio em Portugal - AMF - Railpictures - RENFE - Cantinho dos Comboios - REFER - Caminho de Ferro Vale da Fumaça - DSB - Paulo Ferreira - Linha da Beira Baixa  - SNCF - IMTT - FERTAGUS - ML, MP, Projecto Geogare, JS Trains, Eurofima, Ferrovia Portuguesa e CEC.


Luís Moreira


News Release 1599 : CARRIS é a melhor empresa pública para trabalhar em Portugal


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 11:44

Segundo informa a CARRIS e citando, esta empresa é a melhor do sector Empresarial do Estado, incluída na lista das melhores Empresas para se trabalhar em Portugal, ocupando a 21.ª posição, na categoria de Grandes Empresas, no ranking que da revista Exame, publicado na edição de Fevereiro, em colaboração com a consultora Heidrick & Struggles.

Pelo quarto ano consecutivo, a CARRIS é reconhecida pela aposta em termos de modernização da estrutura e do capital humano tendo alcançado um total de 66.84 por cento, subindo em relação aos 64.90 por cento do ano passado.
O estudo de "As Melhores Empresas para Trabalhar" é um projecto desenvolvido anualmente pela Heidrick & Struggles e pela revista Exame, que analisa o estado da arte nas práticas de recursos humanos em Portugal, premiando as entidades que mais investem e apostam nesta área.

Esta é a quarta edição do estudo, que em 2007 contou com 28 finalistas, 37 em 2008, 66 em 2009, e 85 em 2010. A participação aumentou cerca de 35 por cento em relação ao ano passado.

O estudo continua a crescer a nível de empresas participantes, dos sectores de actividade que se encontram representados, da dimensão e da dispersão geográfica dos participantes.

A lista de 85 empresas e organizações publicada este ano é a maior de sempre. Pela primeira vez, apresentam-se três rankings: as Melhores Grandes Empresas para Trabalhar, as Melhores Médias Empresas para Trabalhar e as Melhores Pequenas e Microempresas.

A eleição das Melhores Empresas para Trabalhar resulta de um rigoroso estudo da Exame/Heidrick & Struggles.

Na primeira fase é enviado um inquérito ao colectivo de colaboradores de cada empresa, no qual se pede a opinião anónima sobre diversos temas, desde a transmissão de informação e relação com a chefia até à aposta na formação ou responsabilidade social.

Segue-se o inquérito à equipa de gestão, onde se questiona as práticas de recursos humanos na empresa. Finalmente a consultora Heidrick & Struggles analisa os dados, confirmados pelos jornalistas da Exame junto de cada empresa.

Os 2.795 Colaboradores da CARRIS dizem estar “orgulhosos de trabalhar na empresa”, “consideram que a empresa é capaz de se adaptar às tendências do sector” e “sabem qual o seu contributo para garantirem a qualidade do serviço”.


Luís Moreira


News Release 1598 : Índia vai investir 9 biliões de Dólares em comboios


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 11:37

Mamata Banerjee, que é o Ministros dos Transportes indiano, acaba de anunciar que o parlamento do seu país deus luz verde para se investirem USD 8,87 biliões nos caminhos-de-ferro indianos para o período 2010-2011.

Informamos também que entre os investimentos elegíveis, cerca de 77% do investimento será gasto na construção de mais 1000 kms de novas linhas e os restantes 23% na renovação do material circulante, a nível de carruagens.


Luís Moreira