21 agosto 2007

News Release 667 : TVI INSISTE EM PRESTAR UM MAU SERVIÇO




Porto [Portugal], 21.08.2007, Semana 34, Terça-Feira, 21:41 - Mais uma vez, voltamos a denunciar de forma veemente, o mau serviço que a TVI está a prestar, ao referir-se novamente, no Jornal Nacional das 20:00 do dia de hoje, ao sistema Tarifário que a CP está a praticar. Tivemos ocasião de poder ver e ouvir a sua peça jornalística, e sabemos que mais que expectável, a TVI, sendo líder de audiência, sabe que terá imensa repercussão (neste caso, enorme perda de imagem e prejuízo para a CP), esta denúncia que está a fazer, que assenta num conceito tal modo errado, que não pode ser tido em conta, porque senão, pode-se por em causa, qualquer tabela, seja ela da CP, como do padeiro, da loja de pronto-a-vestir, ou da loja de brinquedos, ou também como exemplo EDP, PT, CIMPOR, ou outra empresa qualquer.

Como os amigos leitores sabem, já nos referimos a esta matéria, por exemplo, através das News Releases 661 e 638, onde explicamos de modo superficial, aquilo que é essencial e fundamental, e não a habilidade de se arquitectar esquemas, para se pagar menos, ainda para mais em tempo de crise. Não é assim.

A fim de darmos o nosso correcto contributo e procedermos conforme a nossa consciência nos dita, gostariamos de tornar públicas, as seguintes diligências, que já fizemos e iremos fazer, ou seja:

1 - Acabamos de fazer contacto telefónico com a TVI, em Queluz, onde por já não se encontrar ninguém na Agenda, falamos com as Relações Públicas, onde fomos atendidos, e fizemos denúncia, do que acima já referimos. Pedimos também o favor, de amanhã, ser transmitida à Agenda, a nossa posição e apelamos desde já, à TVI, para parar imediatamente de estar a prestar um mau serviço, e a causar uma enorme perda de imagem, além de enorme prejuízo, à CP Comboios de Portugal, que defendemos como se fosse nossa, além de estar envolvido na origem deste caso, o Jornal de Barcelos e agora também a DECO, que está já a falar errado e já ficou mal na fotografia, como se costuma dizer.

2 - Embora sabendo que a TVI, não tem coragem para o fazer, ou seja, vir ter connosco e ouvir-nos, a LUISFER, dá a cara e colocou-se à sua disposição para esclarecer, dar a devida explicação e mostrar à TVI, que aquilo que está a sugerir e a recomendar, é disparate total. Também no pequeno diálogo que tivemos oportunidade de ter, com a colaboradora deste serviço de relações públicas da TVI, ficou devidamente percebido, que não pertencemos à CP, mas falamos em nome dela e a defendemos como se fosse coisa nossa, e ficou igualmente percebido pela TVI, que não somos alguém com sede de protagonismo e que temos por trás, 30 anos de comboios e de dedicação ferroviária, ou seja, sabemos do que falamos, ao contrário da TVI, que não sabe do que fala e estudou mal a lição.

3 - Por outro lado, amanhã, iremos contactar de modo urgente a CP Comboios de Portugal, no sentido de, se assim o entenderem e aceitarem, por em prática este nosso parecer/conselho e que se traduz no seguinte:

3.1 - Dar instruções imediatas ao pessoal da Revisão e Bilhetes, no sentido de não recomendar partições de bilhetes, aos clientes CP. Pedir à REFER que atende os clientes CP, que dê igualmente instruções ao pessoal das bilheteiras, para proceder de igual modo, ou seja, fazer aquilo que sempre se fez, e não recomendar partições de bilhetes.

3.2 - Em trânsito, ou seja, nos comboios, se forem apresentados bilhetes partidos para um determinado trajecto, aceitar a revisão dos mesmos que forem apresentados e não fazer comentários sobre esse aceitamento, pelo menos por enquanto, não for devidamente protegida e blindada a respectiva Tarifa Geral de Transportes - Parte I - Passageiros e Bagagens.

3.3 - A CP, deverá responsabilizar de modo imediato, aqueles que estão na base destes nefastos acontecimentos, nomeadamente pela via judicial, o Jornal de Barcelos, que foi o primeiro, assim como outros periódicos que fizeram eco, mas de modo especial a TVI, que pela sua envolvência e papel, tiveram e estão ter, um comportamento de grande gravidade, que causaram já à CP, danos irreparáveis, que nunca mais serão compensados, pois será de todo impossível, reparar-se pela mesma via, todos os prejuízos de imagem e perdas financeiras. De igual modo, responsabilizar também a DECO, pelo papel activo que está a ter, numa matéria que como as outras entidades, não tem razão.

4 - Proceder segundo a recomendação que o IMTT e MOPTC, já fizeram, à CP, sobre esta própria matéria.

Luís Moreira

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
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News Release 666 : 50 ANOS DOS COMBOIOS TEE




Porto [Portugal], 21.08.2007, Semana 34, Terça-Feira, 09:26 - Neste ano de 2007, comemoram-se os 50 anos da famosa rede de comboios europeia TEE, que significava, Trans Europ Express. Com um prestígio enorme, esta rede de comboios de prestígio, que eram oferecidos só com 1ª Classe e serviços complementares, como restaurante e salões especiais em alguns comboios, foi uma ideia de Ir. F.Q. den Hollander, que na altura era o presidente e director dos NS (Caminhos de Ferro Holandeses) e que encontrou receptividade, junto de outras administrações ferroviárias, tais como a DB, SNCF, SBB CFF FFS e FS. Mais tarde aderiram à rede TEE, também a SNCB, ÖBB, CFL e a RENFE. De salientar, que a CP, nunca esteve envolvida nesta rede, nem nenhum comboio TEE, alguma vez circulou em Portugal.

A LUISFER, considera, que os comboios TEE, a par da oferta (em muitos aspectos diferente) dos comboios de luxo da CIWLT, foram um marco decisivo e uma época de glamour e oferta fortíssima na segunda metade do século XX, que em matéria de transporte, na Europa, se ofereceu à clientela. Com uma oferta alargada às principais cidades da Europa ocidental, os comboios TEE tiveram relações e comboios que ainda hoje são míticos, seja pela relação que faziam, sejam pelo material circulante que utilizavam ou sejam pelo nome (todos os comboios estavam baptizados com um nome de alto prestígio) que ostentavam. Como nos lembramos de nomes míticos como Aquitaine, L'Étendard, Le Mistral, Rheingold, Settebello, Catalan-Talgo, Gottardo, Cisalpin ou Rubens, entre tantos outros. Consideramos como momento mais alto, as ofertas que aconteceram no início dos anos 70, quando apareceu o Aquitaine (Paris-Bordeaux), que foi para nós e para muitos, o mais famoso TEE de sempre.

A meio da década de 80, os comboios TEE, começaram a desaparecer (início do TGV em França) e foram substituídos pelos actuais EC EuroCity, que passaram a oferecer lugares nas duas classes (os TEE só tinham 1ª Classe), e estenderam a sua influência aos países de leste, havendo hoje comboios EC, que partem ou se destinam, a países como Polónia (PKP), República Checa (CD), ou Croácia (HZ), também como exemplo. Nesta segunda vida, destes famosos comboios, já não TEE, mas agora diurnos (EuroCity), como nocturnos (EuroNight), também Portugal (CP), não foi e não é servido, por um único comboio sequer.

Luís Moreira

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