04 setembro 2007

News Release 688 : COMBOIOS ESPECIAIS PARA SIR ELTON JOHN




Porto [Portugal], 04.09.2007, Semana 36, Terça-Feira, 20:39 - Informamos os nossos amigos leitores, de que, Sir Elton John, vai dar um concerto, no próximo dia 8 de Setembro em Vevey, na Suiça. Pode algum leitor, mais atento, se questionar, sobre o que é isto tem a ver com comboios, tem sim senhor, senão, atente, no que a seguir afirmamos.



Pois bem, este excêntrico cantor de fama mundial e muito british, que comemora neste ano, 60 anos de vida e 40 de carreira, vai ter comboios especiais, feitos pela SBB CFF FFS, que vão levar milhares de fans até Vevey. Assim nos dá conta, a informação que a operadora suiça, fez o favor de nos fazer chegar e informamos também, que quem quiser ir ver Elton John actuar, se apresentar no momento da aquisição do seu título de transporte, o bilhete para o concerto, os SBB CFF FFS fazem um desconto de 20%, para a passagem ferroviária. E já agora, bom concerto.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento aos SBB CFF FFS / For photo, thanks to SBB CFF FFS.

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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News Release 687 : CC 6500 = NASCIMENTO DE UMA LENDA




Porto [Portugal], 04.09.2007, Semana 36, Terça-Feira, 18:14 - A sua história e carreira, merece que lhe demos o devido destaque, porque foram um mito e hoje, já são uma lenda. Estamos a referir-nos às locomotivas de linha CC 6500 da SNCF. Muito poderiamos escrever sobre estas famosas «nez cassés», com design do não menos famoso Paul Arzens, foram construídas pela Alsthom (hoje, Alstom) e pela MTE. Construídas em número de 74 unidades, tiveram uma concepção e um destino bem programado, ou seja, serem a bandeira da SNCF, em matéria de locomotivas eléctricas modernas e de prestígio, e foram durante décadas, as mais potentes, com 5900 Kw (8000 Cv) e as que davam mais velocidade, ou seja, 200 km/h, e circulavam em catenária 1,5 Kv (ou 1500 V) cc. Foram um mito, quer em França, quer em todo o mundo, pois foram dadas como exemplo e referência, ou seja, uma perfomance única.



A 6501, primeira locomotiva da série, foi colocada mise en service em 3 de Agosto de 1969 e a última, ou seja, a 6574, em 4 de Junho de 1975. Foram 7 anos de entregas, por parte da Alstom, e estas mesmas 74 locomotivas com mais de 20 metros e 120 toneladas de peso, foram entregues em 3 lotes, a saber:

6501 a 6538 - Rainhas do Sud-Ouest

Foi o primeiro lote e estavam destinadas a rebocar os melhores comboios, como os TEE Aquitaine, l'Étendard, na linha magistral Paris a Bordeaux, via Saint-Pierre-des-Corps e Poitiers, onde faziam parte do percurso a 200 km/h, com as famosas carruagens Grand Confort (também design Paul Arzens), ou seja, o seu ponto mais alto e melhor serviço de sempre. Noutra linha com importantes créditos e igualmente famosa, estas 6500 faziam também o TEE Le Capitole (du Matin) e o Le Capitole (du Soir) entre Paris e Toulouse, via Limoges e Brive, também a 200 km/h em parte do seu percurso e igualmente com carruagens Grand Confort. Também no passado, tanta vez e durante anos e anos, rebocaram entre Paris e Irún e entre Hendaye e Paris, um comboio que nos diz a nós portugueses, alguma coisa, ou não se chamasse esse comboio, Sud Express.

6539 a 6559 - Rainhas da Linha Maurienne

Este segundo lote, de 21 locomotivas, tinha a característica, de pela sua elevada potência, seram as mais indicadas, para darem tracção nesta linha de montanha, que de Chambéry, nos leva até Modane, para depois entrarmos em Itália e na rede dos FS Ferrovie dello Stato. Tinham a particularidade de terem sido equipadas de origem, com um patim, onde tomavam a corrente a partir de um terceiro carril, prática abandonada mais tarde e estiveram limitadas sempre para 160 km/h, ao contrário das suas irmãs do Sud-Ouest e Sud-Est, que estavam preparadas para operar a 200 km/h. Ainda outra particularidade, era a de também, terem estas locomotivas 6500 um design e cor de "pôr-do-sol", muito característico do estilo Arzens. Pois bem, esta série de 21 locomotivas, do segundo lote, destoava deste design ou cor, como se queira, e estiveram sempre pintadas todas de verde, com uma faixa estreita de cor branca, ao longo de toda a caixa da locomotiva.

6560 a 6574 - Rainhas do Sud-Est

Por fim, este último lote de 15 locomotivas, foi concebido para circularem na outra grande zona da rede da SNCF, electrificada a 1,5 Kv cc, e que não dispunha de locomotivas, com esta categoria e prestações únicas, ou seja, toda a zona Sud-Est. Também aqui as 6500 fizeram história, ao rebocarem o comboio TEE Le Mistral, que todos os dias (de glória), ligava Paris a Nice, via Dijon, Lyon e Marseille. Também fizeram o TEE Le Lyonnais (Paris a Lyon) e imensos comboios de prestígio.

Recentemente, com a entrada ao serviço do TGV PSE (na zona Sud-Est) e TGV Atlantique (na zona Sud-Ouest, hoje Atlantique), viram os seus melhores serviços desaparecerem e ao longo dos anos, foi a sua velocidade desclassificada para 160 km/h (para as que estavam autorizadas a circular a 200 km/h) e já muito recentemente, todas (as que ainda restavam) limitadas a 100 km/h e atribuídos os seus serviços à unidade FRET da SNCF, onde acabaram os seus dias, a fazerem comboios pesados de mercadorias. Hoje, são as 7200, 22200, 26000, 36000 e 37000, que tomaram o seu lugar, mas ficam na memória de muitos, os tremendos êxitos e serviços feitos pelas 6500 da SNCF, especialmente nos anos 70, ou melhor ainda, no último quartel do século XX.

Pensamos, que através desta pequena News Release, prestamos um tributo e uma homenagem, às que foram as nossas (da LUISFER) locomotivas eléctricas preferidas e de referência, que foram um mito na Europa e hoje são já uma lenda e saudade, agora que sairam de cena (último serviço comercial, em 12 de Maio de 2007), com especial destaque para as "primas" CC 21000, igualmente para nós, uma lenda, e essas (21000, que foram protótipos) as melhores locomotivas de sempre e que terão sempre esse estatuto na nossa memória, embora hoje, as modernas locomotivas francesas, alemãs, suiças ou italianas, nos consigam dar melhores prestações a nível de potência, tracção e velocidade, mas aquele design das 6500/21000 é mítico, são de longe, para nós, as mais belas de sempre, por isso, serem as 2600/2620 da CP, as nossas preferidas e de longe, também as mais belas do parque da nossa operadora, embora diferentes, a começar pela disposição dos rodados, pois as 6500/21000 foram CC e as 2600/2620 são BB, mas a raça e beleza, está lá toda e é a mesma.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento à Wikipedia / For photo, thanks to Wikipedia.

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