03 março 2010

News Release 1634 : “Velhos emigrantes” de Nelas viajam no último Sud Express


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 19:10

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário As Beiras, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista José Lorena.

Três pintores espontâneos de Canas de Senhorim encenaram outras tantas figuras de antigos emigrantes e embarcaram na última composição à moda antiga do Sud Express.

Os pintores espontâneos de Canas de Senhorim Aires dos Santos, Nélson Santos e António Dias fizeram domingo à noite três pinturas alusivas à passagem da última composição do Sud Express na estação ferroviária de Nelas. Os três aproveitaram para embarcar na antiga composição, vestiram-se a rigor de antigos emigrantes dos anos 50 do século XX e fizeram a viagem até à estação da Guarda.
“Isto é um reviver de outros tempos, tal como o faziam os nossos pais e avós desta região”, disse Aires dos Santos. A velha composição, com vagões portugueses prateados, fabricados na antiga Sorefame da Amadora, e carruagens da operadora ferroviária espanhola RENFE e da francesa Wagons Lits, fez o seu último percurso entre Lisboa e Irún no domingo à noite.


Um novo serviço garante a partir de ontem a mesma ligação, continuando com a designação de Sud Express – a linha de comboio mais antiga da Europa que foi iniciada em 1887 e que garantia inicialmente a ligação entre Calais, Paris, Bordéus, Irún, Madrid e Lisboa. A nova fórmula de funcionamento do Sud Express português continua a ser gerida pela CP, mas funciona agora com material circulante da Talgo, pertencente à RENFE.

O mesmo tipo de carruagens foi também alugado pela CP à RENFE para o comboio Lusitânia Expresso, que liga Madrid e Lisboa, mas pela linha férrea da Beira Baixa.

A opção da CP pelo aluguer do material circulante à RENFE é justificada pela empresa portuguesa pelo facto se evitar a compra de novo equipamento. A manutenção das novas carruagens é igualmente da responsabilidade da empresa espanhola.


O Sud Express entrou no imaginário dos portugueses, principalmente nos primeiros cinquenta anos do século XX, com a emigração para França. Actualmente não é apenas por isso conhecido (por ser ainda um dos meios de transporte dos emigrantes portugueses na Europa), sendo também utilizado pelos imigrantes dos países de Leste para atingir destinos em Portugal e Espanha.
Nota da Direcção do Blogue: Esta notícia contém 3 pequenos erros, que com cortesia, corrigimos assim:

1 - "A velha composição, com vagões portugueses prateados" - não são vagões, mas sim carruagens.
2 - "e da francesa Wagons Lits" - o jornalista quer-se referir às carruagens-camas, que foram sim da CIWL, mas que foram adquiridas pela CP há já alguns anos.
3 - "o comboio Lusitânia Expresso, que liga Madrid e Lisboa, mas pela linha férrea da Beira Baixa" - de modo correcto, porque entende-se sempre a inclusão da Linha do Norte, e no sentido que é descrito, ou seja, Madrid a Lisboa, deve perceber-se então, Ramal de Cáceres, Linha do Leste e Linha da Beira Baixa.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao Diário As Beiras.


Paulo Almeida


News Release 1633 : Novidade Electrotren - Locotractor RENFE 303 131


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 11:57

A Electrotren, subsidiária da Hornby, já colocou à disposição dos interessados, mais um modelo fantástico, com as seguintes principais características.



Fabricante: Electrotren
Modelo: Locotractor Diesel
Rede: RENFE
Numeração UIC: 303 131-7
Numeração Rede: 11331
Referência: 3802
Época: IV
Escala: H0
Comprimento: 112mm
Corrente: cc


Luís Moreira


News Release 1632 : Spotters - Os coleccionadores de vistas


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 11:39

Com cortesia, editamos na íntegra, o artigo que o Página 1, que é um jornal em formato pdf da Rádio Renascença, ontem editou sobre os Spotters, que como os amigos leitores sabem, são pessoas que fascinadas pelo mundo dos transportes, dedicam muito do seu tempo e das suas vidas (como nós), a esse mundo fantástico. Uns dedicam-se aos aviões, outros aos comboios, outros aos barcos e outros ainda aos autocarros, carros e camiões.





Luís Moreira


News Release 1631 : RENFE "fecha" linhas não rentáveis


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 11:05

Segundo informa a Transportes e Negócios, e citando com cortesia, “Durante 2010, todos os serviços prestados pela Renfe têm de ser rentáveis”. A frase, proferida pelo presidente da empresa, Teófilo Serrano, não deixa grande margem para dúvidas. “Não pode haver nenhum trajecto que não o seja”.

A sugestão de Serrano é que os serviços que não atinjam a rentabilidade sejam suportados por “um interesse público”, que é responsabilidade do Estado, ou por uma Comunidade Autónoma que pague o défice da linha.

A criação deste tipo de "serviços" será realizada durante todo o primeiro semestre de 2010, e o novo contrato-programa assinado com o Governo deverá ser claro sobre a definição de "serviços públicos", serviços financiados e aqueles que a empresa não poderá manter.

Estão actualmente listados como este último tipo os serviços suburbanos (Cercanias), regionais em rede convencional e regionais em rede de Alta Velocidade, que os espanhóis denominam por Lanzaderas.

Teófilo Serrano apresentou o Plano Estratégico da Operadora Renfe para o período 2010-2012 com o slogan "10 desafios, 1000 dias", baseado em dois pilares fundamentais: a orientação ao cliente e a eficiência, antes do novo desafio de "mudar o futuro", a ser realizado pela empresa.

Serrano apontou ainda em conferência de imprensa que no contexto de expansão internacional há muitas oportunidades de negócio, apesar de actualmente a Renfe ainda se estar a adaptar à liberalização do sector e ao facto da concorrência já ter chegado ao transporte de mercadorias. No futuro, essa concorrência deverá igualmente atingir o transporte de passageiros.

O Plano Estratégico visa o cumprimento de dez desafios prioritários que vão desde a definição da fronteira clara entre os serviços comerciais e as obrigações de serviço público, e o seu modelo de gestão, e a expansão internacional com o lançamento de uma organização específica focada no negócio ferroviário internacional.

O documento visa ainda a racionalização de produtos para atender às necessidades dos clientes, a coordenação com outros meios de transporte para a ligação entre os vários corredores e um maior envolvimento com os passageiros através do site da empresa e um novo serviço móvel.

Neste período serão lançados diversos trajectos de Alta Velocidade, tendo o presidente da Renfe destacado o que ainda em 2010 ligará Madrid a Valência e a Albacete.


Luís Moreira


News Release 1630 : ADIF


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 10:57

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da operadora da infra em Espanha, a ADIF e que se denomina "ADIF".



Página: ADIF
Endereço URL: http://www.adif.es/
Situação: Activa
Idioma: Castelhano (Espanhol), Inglês, Catalão, Galego, Basca e Valenciana
Autor: ADIF
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 7 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima •

REFER • ADIF •

CPRENFESNCF • DSB • FERTAGUS •

• ML • MP •

• Alstom •

• ALACF • AMF • CEC •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic •


Luís Moreira


News Release 1629 : Rússia quer optar pela bitola UIC na GV


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 10:50

Segundo informa a Transportes e Negócios, e citando com cortesia, a Russian Railways (RZD) vai apresentar ao governo de Moscovo uma proposta detalhada para a criação de um rede de Alta Velocidade de "padrão europeu", anunciou o vice-presidente da companhia, Avtandil Gorgiladze, na conferência EurasiaRail 2010 que se realizou em Istambul.

Os veículos Siemens Velaro RUS, que operam os serviços Sapsan entre Moscovo e São Petersburgo desde Dezembro, foram projectados para atingirem os 300 km/h, mas actualmente estão limitados a circularem a 250 km/h, uma vez que utilizam as infra-estruturas já existentes na rota de 645 km.

A construção de uma linha de Alta Velocidade paralela à linha convencional permitiria que os comboios rolassem a uma velocidade superior com a consequente redução no tempo de percurso. A RZD confirmou que a linha de Alta Velocidade seria construída com a bitola UIC.

O vice-presidente sénior da RDZ, Gapanovich Valentin, disse ainda que a possibilidade da Russian Railways utilizar o comboio de Alta Velocidade da Alstom na ligação Moscovo – S. Petersburgo está a ser equacionada.


Luís Moreira


News Release 1628 : Supressão de comboio CP


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 10:39

Recebemos nos nossos serviços, o seguinte aviso por parte da CP, que transcrevemos na integra em favor dos amigos leitores.

Comboio "Lisboa à noite" - Linha da Azambuja

A CP informa que a partir do dia 6 de Março (inclusive), devido à reduzida afluência de passageiros, o comboio nocturno das 04:30 (Lisboa Santa Apolónia → Alverca), deixará de se realizar.


Luís Moreira