03 março 2010

News Release 1634 : “Velhos emigrantes” de Nelas viajam no último Sud Express


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 19:10

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário As Beiras, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista José Lorena.

Três pintores espontâneos de Canas de Senhorim encenaram outras tantas figuras de antigos emigrantes e embarcaram na última composição à moda antiga do Sud Express.

Os pintores espontâneos de Canas de Senhorim Aires dos Santos, Nélson Santos e António Dias fizeram domingo à noite três pinturas alusivas à passagem da última composição do Sud Express na estação ferroviária de Nelas. Os três aproveitaram para embarcar na antiga composição, vestiram-se a rigor de antigos emigrantes dos anos 50 do século XX e fizeram a viagem até à estação da Guarda.
“Isto é um reviver de outros tempos, tal como o faziam os nossos pais e avós desta região”, disse Aires dos Santos. A velha composição, com vagões portugueses prateados, fabricados na antiga Sorefame da Amadora, e carruagens da operadora ferroviária espanhola RENFE e da francesa Wagons Lits, fez o seu último percurso entre Lisboa e Irún no domingo à noite.


Um novo serviço garante a partir de ontem a mesma ligação, continuando com a designação de Sud Express – a linha de comboio mais antiga da Europa que foi iniciada em 1887 e que garantia inicialmente a ligação entre Calais, Paris, Bordéus, Irún, Madrid e Lisboa. A nova fórmula de funcionamento do Sud Express português continua a ser gerida pela CP, mas funciona agora com material circulante da Talgo, pertencente à RENFE.

O mesmo tipo de carruagens foi também alugado pela CP à RENFE para o comboio Lusitânia Expresso, que liga Madrid e Lisboa, mas pela linha férrea da Beira Baixa.

A opção da CP pelo aluguer do material circulante à RENFE é justificada pela empresa portuguesa pelo facto se evitar a compra de novo equipamento. A manutenção das novas carruagens é igualmente da responsabilidade da empresa espanhola.


O Sud Express entrou no imaginário dos portugueses, principalmente nos primeiros cinquenta anos do século XX, com a emigração para França. Actualmente não é apenas por isso conhecido (por ser ainda um dos meios de transporte dos emigrantes portugueses na Europa), sendo também utilizado pelos imigrantes dos países de Leste para atingir destinos em Portugal e Espanha.
Nota da Direcção do Blogue: Esta notícia contém 3 pequenos erros, que com cortesia, corrigimos assim:

1 - "A velha composição, com vagões portugueses prateados" - não são vagões, mas sim carruagens.
2 - "e da francesa Wagons Lits" - o jornalista quer-se referir às carruagens-camas, que foram sim da CIWL, mas que foram adquiridas pela CP há já alguns anos.
3 - "o comboio Lusitânia Expresso, que liga Madrid e Lisboa, mas pela linha férrea da Beira Baixa" - de modo correcto, porque entende-se sempre a inclusão da Linha do Norte, e no sentido que é descrito, ou seja, Madrid a Lisboa, deve perceber-se então, Ramal de Cáceres, Linha do Leste e Linha da Beira Baixa.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao Diário As Beiras.


Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.