19 maio 2010

News Release 2085 : Metro de Lisboa faz parceria com a Disneyland Paris


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 16:46

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes em Revista
Autor: Andreia Amaral
Data: Ontem

No âmbito da sua política de Responsabilidade Social e Cultural, o Metropolitano de Lisboa (ML) estabeleceu uma parceria com a Disneyland Paris para o “Festival da Nova Geração Disney”. Entre 18 de Maio e 18 de Junho, as estações Marquês de Pombal, Cais do Sodré, Alameda e Terreiro do Paço serão invadidas pela “Nova Geração Disney”, numa aproximação às famílias que poderá habilitá-las a ganhar duas viagens e respectiva estadia à Disneyland Paris.

Segundo a empresa, “o passatempo irá decorrer no sítio do Metro de Lisboa (www.metrolisboa.pt) e destina-se aos clientes do ML que possuam o cartão Lisboa Viva carregado com título de viagem válido para a rede do Metro. Para se habilitarem a ganhar a viagem, terão de escrever uma história que envolva uma ou mais personagens da Nova Geração Disney que invadiram o Metro e a narração tem que ter como local as estações”. O objectivo do metro é “desafiar os seus clientes “família” à criatividade, surpreendendo e proporcionando mais uma de muitas experiências inovadoras lançadas por esta Empresa”.


Paulo Almeida



News Release 2084 : Estado dá aval a empréstimo de 300 milhões para o TGV


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 16:30

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Jornal i
Autor: Ana Suspiro
Data: Ontem

O Estado concedeu aval a um empréstimo de 300 milhões de euros (ver nossa News Release 2069) contraído junto do BEI para financiar o primeiro troço da rede de alta velocidade (TGV) da Linha Lisboa/Madrid. O financiamento é contraído pela Elos, o consórcio liderado pela Brisa e Soares da Costa que vai construir o troço Poceirão/Caia.

O empréstimo tem maturidade de 20 anos e uma taxa de juro variável acrescida de uma margem fixa revisível face à Euribor. As condições deste financiamento foram negociadas antes da crise financeira que abalou o euro a as economias do Sul da Europa. O BEI concedeu um empréstimo de 600 milhões de euros ao troço Proceirão/Caia. Metade desta financiamento é avalizado pelo Estado.

O investimento neste troço está avaliado em 1,470 mil milhões de euros. A concessão de garantia, publicada hoje em Diário da República, é justificada pela importância estratégica para o país deste projecto e para o seu forte efeito positivo no relançamento do crescimento económico, indução de investimento privado e criação de emprego.


Paulo Almeida



News Release 2083 : 260 milhões de euros para linha temporária do TGV


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 16:20

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Jornal de Notícias
Autor: Virgínia Alves
Data: Ontem

O contrato de concessão do TGV entre Poceirão-Caia inclui também a construção de uma linha paralela em bitola ibérica entre Évora e Caia, só para mercadorias, cujo valor será de 260 milhões de euros, e que só terá serventia até à data de ligação ao TGV espanhol.

Apesar do travão anunciado pelo Governo para as grandes obras públicas, há um projecto que se mantém - a construção da linha ferroviária de alta velocidade Poceirão/Caia. Embora com atrasos do lado português, a terceira travessia do Tejo não está assegurada, e há atrasos do lado espanhol.

A somar a estas contingências, o contrato de concessão já assinado (8 de Maio de 2010) inclui a construção e manutenção das infra-estruturas ferroviárias do troço Poceirão-Caia por 40 anos, e também o troço Évora-Caia da linha convencional (bitola ibérica) de mercadorias, cujo custo ascende a 260 milhões de euros.

Esta terceira linha (TGV tem linha em dois sentidos) tem sido alvo de críticas por vários especialistas, uma vez que o projecto do TGV é em linha mista (passageiros e mercadorias) e que a linha convencional de mercadorias agora a construir poderá ser alterada para a bitola europeia ou simplesmente desactivada, quando do lado espanhol estiver concluído o troço de TGV Madrid/Caia.

Os especialistas frisam ainda que actualmente existe uma linha convencional que permite fazer o transporte de mercadorias para Espanha, defendendo que a solução seria construir desde o início a ligação Poceirão/Sines em bitola europeia.

Estes cenários não escaparam ao PSD, que hoje irá informar o ministro das Obras Públicas, durante uma audição na Comissão das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, da Assembleia da República, da sua intenção de apresentar no Parlamento um projecto de resolução com o objectivo de adiarem a construção do troço Poceirão/Caia por um período nunca inferior a três anos.

Ao que o JN apurou, Adriano Rafael, deputado do PSD e membro da Comissão, vai exigir do ministro algumas explicações sobre o contrato de concessão já assinado. Entre elas, por que razão avançaram já "quando se conhecia o atraso do lado espanhol, desde a vinda a Portugal do ministro do Fomento, em Novembro de 2009, quando afirmou até Março de 2012 o itinerário Badajoz/Madrid estaria em construção, o que pressupõe um atraso de dois anos, e depois de anular o troço Poceirão/Lisboa". Outra questão a colocar pelo PSD prende-se com a construção da tal terceira linha em bitola ibérica, "com travessas polivalentes para mudar para a bitola europeia".


Paulo Almeida



News Release 2082 : Refer recebe luz verde para construir novo túnel em Alcântara


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 15:58

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário Económico
Autor: Nuno Miguel Silva
Data: Ontem

A Refer está agora apenas dependente dos Ministérios das Finanças e das Obras Públicas para arrancar com o investimento para a ligação em desnivelamento - em túnel - da linha de Cascais à linha de Cintura, no que será o novo nó de Alcântara. Face à conjuntura económica difícil e aos limites de investimento público impostos pelo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), o Governo está a reavaliar a prioridade dos investimentos na rede ferroviária convencional. Falta ainda saber se esse projecto irá avançar ou se será adiado.

Se avançar, como defendem os responsáveis da Refer, a ligação já tem luz verde do Ministério do Ambiente. O Diário Económico apurou que a Agência Portuguesa do Ambiente, organismo tutelado pelo ministério liderado por Dulce Pássaro, já aprovou, há cerca de dois meses, a DIA - Declaração de Impacte Ambiental deste projecto.

A aprovação da DIA efectuada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi, no entanto, condicionada. Uma das primeiras exigências feitas à Refer neste empreendimento é a "preservação do edifício da Estação de Alcântara, bem como a gare que lhe está associada, tendo em conta o elevado valor patrimonial e histórico dessa estação e as potencialidades que esta oferece para adaptação a outros usos num contexto de usufruto público deste espaço", refere o documento.


Paulo Almeida



News Release 2081 : CP e Joalto Douro associam-se ao Festival da Cereja


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 15:48

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Viseu Mais
Autor: Redacção
Data: Ontem

As empresas Comboios de Portugal (CP) e JoaltoDouro associam-se ao Festival da Cereja, que decorre nas ruas do concelho duriense de Resende no último fim-de-semana de Maio (dias 29 e 30).

A parceria entre as empresas e este Município é, este ano, uma novidade que pretende facilitar a viagem até à sede do concelho e atrair milhares de visitantes, disponibilizando horários de transporte especiais entre as estações do Porto e da Ermida (Resende). Posteriormente as viagens até ao centro da Vila são asseguradas pela JoaltoDouro.

A CP terá, assim, à disposição três ligações (duas Inter-Regionais e uma Regional) com partidas do Porto e três viagens de regresso com início na estação da Ermida. A ligação Regional sai de São Bento às 9h55, faz paragem em todas as estações, e chega à Ermida, Resende, às 11h58. As ligações Inter-Regionais saem às 9h15 de São Bento e às 7h25 de Campanhã.

Todos os visitantes terão à sua espera na estação da Ermida um autocarro da JoaltoDouro que fará a ligação até ao centro da Vila de Resende. No final da tarde o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.

As partidas da estação da Ermida iniciam-se às 17h18 (ligação Inter-Regional). Mas, quem quiser aproveitar até mais tarde esta iniciativa, recheada de atracções culturais e recreativas, tem a oportunidade de regressar às 17h58 (Regional) ou às 19h20 (Inter-Regional).



Resende situa-se na margem Sul do rio Douro, entre os concelhos de Cinfães e Lamego, já no distrito de Viseu, e fica a pouco mais de uma hora da cidade do Porto. Quem viajar no sentido Vila Real – Resende deverá optar pelo seguinte percurso: seguir a A24 até à Régua, apanhar a nacional para Mesão Frio, atravessar a Ponte da Ermida e seguir no sentido para Resende.

Para quem vem de Lisboa-Viseu existem duas alternativas: seguir a A24, sair na saída para Bigorne e seguir em direcção a Resende, passando por Feirão e Felgueiras ou seguir a A24, sair em Lamego, dirigir-se ao centro da cidade, passar na localidade de Avões e seguir em direcção a Resende, passando em S. Martinho de Mouros.

Na direcção Porto – Resende deve apanhar a A4, continuar pelo IP4 e sair na nacional para Mesão Frio. Cerca de 10 a 15 km à frente virar para Resende, passando por Sta. Marinha do Zêzere, atravessa a Ponte da Ermida seguindo até Resende. Poderá, ainda, apanhar a A4, sair no Marco de Canaveses e continuar em direcção a Baião, onde deve seguir as indicações para Sta. Marinha do Zêzere, atravessar a Ponte da Ermida em direcção a Resende.

Créditos: Pelo banner, agradecimento ao portal Viseu Mais.


Paulo Almeida



News Release 2080 : Aviso CP para os comboios IC


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 12:42

Recebemos nos nossos serviços, o seguinte aviso por parte da CP, que de imediato editamos em favor dos leitores interessados:




Luís Moreira


News Release 2079 : Operação Especial Senhor de Matosinhos


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 12:07

Segundo informação que recebemos por parte da MP Metro do Porto, as festas do Senhor de Matosinhos começaram no passado sábado, dia 15, e estendem-se até dia 30. Para garantir o transporte com a maior comodidade e segurança aos seus clientes, e para responder ao previsível aumento de procura, a Metro do Porto montou uma operação especial.

O principal reforço decorre nos momentos das festividades que atraem um maior volume de pessoas: os dois domingos (16 e 23 de Maio), e as noites dos dias 21 e 22. Nos dias 16 e 23, sempre entre as 15h às 20h, a Linha Azul (A) tem uma frequência de 10 minutos e reforço da capacidade com composições duplas. Nas noites de maior afluência, sexta e sábado (21 e 22 de Maio) a circulação na Linha Azul prolonga-se até às 02:00.



Na noite de 21, até à 1 hora da manhã, são garantidas frequências de 10 minutos e entre a 01:00 e as 02:00, a frequência é de 20 minutos. No dia 22, mantêm-se as frequências de 10 minutos até à 1 hora da manhã, com reforço de capacidade. Da 01:00 às 02:00, nesta noite a frequência é de 15 minutos. Todas as viagens após a 01:00 são efectuadas apenas no sentido Senhor de Matosinhos - Trindade.

Nos restantes dias mantém-se a oferta regular desta linha.

O Metro do Porto recomenda a todos os clientes a compra ou o carregamento antecipado dos títulos de viagem (ida e volta) e a sua correcta validação.


Luís Moreira


News Release 2078 : 12 anos da estação do Oriente


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 11:34

Faz hoje 12 anos que foi inaugurada com pompa e circunstância, a estação do Oriente, em Lisboa, integrada que está no antigo complexo da Expo'98 de Lisboa.



Admirada por uns e menos amada por outros, a estação de Oriente é uma obra do arquitecto espanhol Santiago Calatrava.


Luís Moreira


News Release 2077 : Despachos nºs 8443 e 8444/2010


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 11:18

Foi publicado hoje em Diário da República, II Série, nº 97, de 19 de Maio de 2010, por intermédio do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações / Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes, os Despachos nº 8443 e 8444/2010, com a seguinte descrição:




Luís Moreira