16 outubro 2009

News Release 1083 : Bebé salva-se miraculosamente ao ser colhido por comboio


Faro [Portugal], 16.10.2009, Semana 42, Sexta-feira, 13:03 - A SIC Notícias tem estado a exibir um vídeo, que vindo da Austrália, nos mostra um momento de aflição primeiro e milagre depois, senão veja-se:



O texto que a SIC coloca para informar o seu telespectador é o seguinte:

"Imagens gravadas pelas câmaras de segurança na estação de comboio de Ashburton, em Melbourne, mostram o momento em que o carro de bebé desliza, sendo apanhado pela frente do comboio.

O condutor do comboio apercebeu-se a tempo de travar, mas mesmo assim não conseguiu evitar o embate e o carrinho foi arrastado 40 metros.

Apesar do horror e desespero da mãe e das pessoas que estavam na plataforma, o bebé salvou-se sem ferimentos graves. Foi examinado no hospital pediátrico da cidade e regressou a casa nessa mesma noite.

"Foi uma grande sorte e é a oportunidade para pensar em colocar mais anúncios para que haja cuidados suplementares nas plataformas", disse o chefe de polícia Michael Ferwerda.

Mas há quem chame a atenção para o facto da mãe ter prendido o bebé com o cinto do carrinho, o que nem sempre acontece, e que foi um factor acrescido de protecção. Caso não o levasse colocado, o bebé teria sido projectado para fora do carrinho e o desfecho seria provavelmente outro."

Isto só nos recorda, que temos que estar sempre atentos e não descuidar nunca os cuidados que devemos ter.

Luís Moreira


News Release 1082 : Exposição no Cais do Sodré (120 anos da Linha de Cascais)


Faro [Portugal], 16.10.2009, Semana 42, Sexta-feira, 12:00 - Desde o dia de hoje e até ao último dia deste ano de 2009, estará patente na estação lisboeta do Cais do Sodré, uma exposição que nos lembra e traz à memória, os tempos passados e a evolução da linha de Cascais, que está a comemorar os seus 120 anos de existência.



Lembramos, que a Linha de Cascais foi inaugurada em 3 períodos distintos (1889, 1890 e 1895) e estamos a referir-nos somente à via única, que foi sempre assim que se construíu em Portugal, só mais tarde é que se duplicou a via, nos casos onde ela existe (por exemplo, na Linha de Cascais), como é óbvio e também em datas parcelares subsequentes. Recordando então, o primeiro troço a ser inaugurado foi o do fim da linha tal e qual hoje conhecemos, ou seja, em 30 de Setembro de 1889 (daí os 120 anos), inaugurou-se entre Pedrouços e Cascais (também o troço mais longo), depois, no ano seguinte, em 6 de Dezembro (120 anos em 2010), foi a vez de se inaugurar o troço entre Pedrouços e Alcântara-Mar, finalmente, 5 anos depois em 4 de Setembro de 1895, inaugurou-se o troço que falta e que é entre Alcântara-Mar e o Cais do Sodré (120 anos em 2015). Quanto à via dupla, ela foi inaugurada em 6 datas diferentes, sendo a primeira, coincidente com a inauguração que agora comemora os 120 anos, mas só se instalou esta 2ª via entre Pedrouços e Caxias e o sexto e último troço a ser dotado com via dupla, foi entre o Cais do Sodré e Belém, em 4 de Julho de 1897.

Para a história fica também a data de 15 de Agosto de 1926, quando foi então inaugurada a tracção eléctrica, sendo 6 dias depois (21 de Agosto) desligada imediata e urgentemente, visto que afectava as comunicações com o cabo submarino existente na zona. Depois de solucionado o problema, a tracção eléctrica foi restabelecida em 22 de Dezembro de 1926 até aos nossos dias.

Convidamos então todos os nossos amigos leitores interessados a fazer visita a esta interessante exposição. Editamos junto com este post, o flyer que a CP nos enviou e relativo ao evento.

Luís Moreira


News Release 1081 : Interdição da via Campanhã-Gaia e Esmoriz (19 a 25Out)


Faro [Portugal], 16.10.2009, Semana 42, Sexta-feira, 11:32 - Recebemos nos nossos serviços, o seguinte aviso da CP, que relevante, aqui editamos na íntegra em favor dos interessados:

 Interdição da via Campanhã-Gaia e Esmoriz (19 a 25Out)

A CP informa que na sequência das obras em curso, da responsabilidade da REFER, EPE, haverá intervenções entre Gaia (Devesas) <> Esmoriz e Porto Campanhã <> Esmoriz, nos dias 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25 de Outubro de 2009, provocando as seguintes alterações ao serviço urbano:

SENTIDO PORTO -> AVEIRO

Nos dias 19, 20, 21, 22, 23 e 24 de Outubro 2009, o local de embarque/ desembarque para o Comboio 15901/0 em Gaia (Devesas), Coimbrões, Madalena, Valadares, Francelos, Miramar, Aguda, Granja, Espinho, Silvalde, Paramos e Esmoriz, será o contrário ao habitual, dado que a circulação ferroviária apenas se fará por uma via. Esse comboio com saída de Porto São Bento às 00:50, poderá registar atraso.

No dia 25 de Outubro 2009, o local de embarque/ desembarque para o Comboio 15901/0 em General Torres, Gaia (Devesas), Coimbrões, Madalena, Valadares, Francelos, Miramar, Aguda, Granja, Espinho, Silvalde, Paramos e Esmoriz, será o contrário ao habitual, dado que a circulação ferroviária apenas se fará por uma via. Esse comboio com saída de Porto São Bento às 00:50, poderá registar atraso.

Agradecemos a sua compreensão para os incómodos causados. Para mais informações contacte os nossos serviços.

Luís Moreira


News Release 1080 : SNCF vai adquirir 100 AGV's


Faro [Portugal], 16.10.2009, Semana 42, Sexta-feira, 10:47 - A SNCF está a planear o fornecimento de até 100 novos TGV. Mais rigorosamente, não são TGV (Train à Grande Vitesse) mas sim a nova concepção e segunda evolução, ou seja, o AGV (Automotrice à Grande Vitesse), que é uma nova geração de comboios para a grande velocidade e equipados para operar os serviços transfronteiriços na sequência da liberalização dos serviços internacionais de passageiros na União Europeia.

Aliás, o presidente Guillaume Pepy - que foi confirmado em 11 de Outubro na SNCF -, que está então a planear um pedido firme de 35 composições, com opções para outras 65. Sob uma estratégia de aquisições aprovado pelo conselho de administração da SNCF, em julho passado, a operadora espera lançar discussões com os principais fabricantes, incluíndo a Alstom, Bombardier e Siemens, até ao final deste mês, e emitir um concurso formal, em janeiro de 2010. Este programa vem substituir as anteriores propostas de adjudicação de um contrato-quadro que abrangia várias centenas de composições, para aumentar o parque e permitir a substituição do antigo TGV.



Segundo o director-geral adjunto da SNCF, responsável pelos Services Voyageurs, Mireille Fougère, o novo sistema e conceito de multi-composições estaria habilitado para operar tanto na SNCF como nos redes dos países vizinhos, como na SNCB, NS, DB, CFL, SBB, FS e RENFE. Um lote de 13 conjuntos avaliados em cerca de € 400 milhões para substituir os multi-TGVs (TGV 100) que como se sabe é um sistema utilizado pela SNCF joint-venture e SBB Lyria e ainda um número semelhante aumentaria a frota utilizada nos serviços Thalys para Bruxelas, Amesterdão e Colónia.

Também é importante referir que é para a SNCF, uma prioridade concluir a extensão do planeado TGV Interconnexion em todo o sul de Paris, a partir de Valenton de Massy, onde o TGV actualmente tem que compartilhar faixas da Grande Ceinture com os suburbanos da SNCF e RATP. Esta linha (LGV) terá uma estação próxima ao aeroporto de Orly e outra em Villeneuve-Saint-Georges. Um outra estação seria construída em La Défense, no lado ocidental da cidade, como o eixo principal da proposta da LGV Paris - Rouen - Le Havre. Esta LGV seria ligada a Massy por uma rota orbital em torno sudoeste da cidade. A ligação entre o norte de Paris iria ligar La Défense, com a LGV Nord, permitindo ao Eurostar servir o novo hub com 2:15 de tempo de viagem desde Londres.

Ainda segundo Pepy, o sonho da SNCF é ter 12 estações de TGV para os 12 milhões de habitantes da Ile-de-France. Grand Paris seria ligada à rede europeia de alta velocidade, para desafiar Londres ou Frankfurt. O custo total do projeto está estimado entre os € 250 e € 500 milhões, com grande parte do financiamento a ser assegurado pelo governo francês e regional da Ile-de-France.

Crédito: Pela foto, agradecimento à Alstom / For photo, thanks to Alstom.

Luís Moreira