16 outubro 2009

News Release 1080 : SNCF vai adquirir 100 AGV's


Faro [Portugal], 16.10.2009, Semana 42, Sexta-feira, 10:47 - A SNCF está a planear o fornecimento de até 100 novos TGV. Mais rigorosamente, não são TGV (Train à Grande Vitesse) mas sim a nova concepção e segunda evolução, ou seja, o AGV (Automotrice à Grande Vitesse), que é uma nova geração de comboios para a grande velocidade e equipados para operar os serviços transfronteiriços na sequência da liberalização dos serviços internacionais de passageiros na União Europeia.

Aliás, o presidente Guillaume Pepy - que foi confirmado em 11 de Outubro na SNCF -, que está então a planear um pedido firme de 35 composições, com opções para outras 65. Sob uma estratégia de aquisições aprovado pelo conselho de administração da SNCF, em julho passado, a operadora espera lançar discussões com os principais fabricantes, incluíndo a Alstom, Bombardier e Siemens, até ao final deste mês, e emitir um concurso formal, em janeiro de 2010. Este programa vem substituir as anteriores propostas de adjudicação de um contrato-quadro que abrangia várias centenas de composições, para aumentar o parque e permitir a substituição do antigo TGV.



Segundo o director-geral adjunto da SNCF, responsável pelos Services Voyageurs, Mireille Fougère, o novo sistema e conceito de multi-composições estaria habilitado para operar tanto na SNCF como nos redes dos países vizinhos, como na SNCB, NS, DB, CFL, SBB, FS e RENFE. Um lote de 13 conjuntos avaliados em cerca de € 400 milhões para substituir os multi-TGVs (TGV 100) que como se sabe é um sistema utilizado pela SNCF joint-venture e SBB Lyria e ainda um número semelhante aumentaria a frota utilizada nos serviços Thalys para Bruxelas, Amesterdão e Colónia.

Também é importante referir que é para a SNCF, uma prioridade concluir a extensão do planeado TGV Interconnexion em todo o sul de Paris, a partir de Valenton de Massy, onde o TGV actualmente tem que compartilhar faixas da Grande Ceinture com os suburbanos da SNCF e RATP. Esta linha (LGV) terá uma estação próxima ao aeroporto de Orly e outra em Villeneuve-Saint-Georges. Um outra estação seria construída em La Défense, no lado ocidental da cidade, como o eixo principal da proposta da LGV Paris - Rouen - Le Havre. Esta LGV seria ligada a Massy por uma rota orbital em torno sudoeste da cidade. A ligação entre o norte de Paris iria ligar La Défense, com a LGV Nord, permitindo ao Eurostar servir o novo hub com 2:15 de tempo de viagem desde Londres.

Ainda segundo Pepy, o sonho da SNCF é ter 12 estações de TGV para os 12 milhões de habitantes da Ile-de-France. Grand Paris seria ligada à rede europeia de alta velocidade, para desafiar Londres ou Frankfurt. O custo total do projeto está estimado entre os € 250 e € 500 milhões, com grande parte do financiamento a ser assegurado pelo governo francês e regional da Ile-de-France.

Crédito: Pela foto, agradecimento à Alstom / For photo, thanks to Alstom.

Luís Moreira


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