26 julho 2007

News Release 635 : SNCF ENCOMENDA MAIS 80 TGV's DUPLEX




Porto [Portugal], 26.07.2007, Semana 30, Quinta-Feira, 15:15 - Como os amigos leitores sabem, o parque TGV da SNCF, é constituído por centenas de unidades, dos mais variados tipos, desde o original PSE, passando pelos TGV Atlantique, depois pelos Réseau, Thalys, Eurostar, até culminar na versão moderna e recente dos TGV POS, que desde 10 de Junho, circulam no Este de França, e que no dia 9 deste mês, ou seja, a 1 dia do primeiro mês de exploração comercial (começou em 10 de Junho de 2007), transportou o passageiro 1 milhão, o que é verdadeiramente extraordinário.

Nos tipos de TGV já referidos, não mencionamos os TGV Duplex, porque o queremos então referir agora, porque faz amanhã um mês, que em reunião do Conselho de Administração da SNCF, presidido pela Srª Anne Marie Idrac, foi tomada a decisão de entregar à ALSTOM, mais uma encomenda de TGV's, na versão Duplex. E que encomenda, são de uma vez só, mais 120 (por agora, só 80), que quando forem todos entregues, elevará o parque para as 212 unidades TGV Duplex.

Lembrando um pouco, podemos afirmar que os TGV Duplex, nasceram por dois motivos, o da própria ALSTOM, em apresentar uma versão de 2 pisos, e a necessidade que a SNCF tinha, em satisfazer a crescente procura na LGV Paris-Lyon e toda a zona sudeste da França, que os TGV PSE, já não conseguiam dar, encomendou então a SNCF, o primeiro lote de 30 TGV Duplex, que mal entraram ao serviço, começaram a dobrar a quantidade de passageiros transportados entre Paris e Lyon, e depois nas outras relações, como a Marseille, Nice, Grenoble, etc., etc..



Na nota que a SNCF fez distribuir, também ficamos a saber, que este investimento, importa em € 2,1 biliões, havendo ainda a opção por parte da SNCF, em encomendar no futuro, mais um adicional de 40 TGV's, sobre esta firme encomenda de 80 unidades, e que a luz verde será dada à ALSTOM para os começar a construir, quando a SNCF, entender assim o fazer, mediante o parque que terá nos próximos anos.

Apresentamos de seguida e citando a lista que a SNCF também deu a conhecer, relativa ao material circulante a receber novo de fábrica, que é verdadeiramente impressionante, seja a nível de unidades e caixas a afectar ao parque, seja a nível de investimento, senão vejamos:

Lista das unidades que faltam ainda receber na SNCF, em razão do mês de Maio de 2007

Material Transilien

- Nova Automotora Transilien a entregar : 172 unidades (nenhuma ainda entregue)
- Encomenda total : 172 unidades
- Valor : € 1,366 biliões

- Locomotivas Eléctricas Transilien a entregar : 40 unidades
- Encomenda total : 65 unidades (já entregues, 25 unidades)
- Valor : € 189,5 milhões


Material TER

- Automotoras Eléctricas de 2 pisos TER 2N NG a entregar : 102 unidades
- Encomenda total : 219 unidades + 11 reboques (já entregues, 117 unidades)
- Valor : € 1,5 biliões

- Tram-Train (Metro) de Mulhouse a entregar : 12 unidades (nenhuma ainda entregue)
- Encomenda total : 12 unidades
- Valor : € 47,5 milhões

- Eléctrico periférico urbano a entregar : 31 unidades (nenhum ainda entregue)
- Encomenda total : 31 unidades
- Valor : € 106,7 milhões

- Automotoras Diesel e Automotoras Eléctricas AGC a entregar : 436 unidades
- Encomenda total : 679 unidades (já entregues, 243 unidades)
- Valor : € 2,5 biliões


Locomotivas FRET

- Locomotivas Diesel Fret de 1600 kw a entregar : 371 unidades
- Encomenda total : 400 unidades (já entregues, 29 unidades)
- Valor : € 850 milhões

- Locomotivas Diesel Fret de 700 kw a entregar : 154 unidades
- Encomenda total : 160 unidades (já entregues, 6 unidades)
- Valor : € 228 milhões


Automotoras TGV (fora da encomenda de 27 Junho 2007)

- TGV Duplex a entregar : 23 unidades + 7 composições de reboques
- Encomenda total : 71 unidades + 19 composições de reboques (já entregues 48 unidades + 12 composições de reboques)
- Valor : € 1,596 biliões

- Motoras TGV POS (POS, significa em alemão, Paris Ost-Frankreich) (internacionais) a entregar : 16 unidades
- Encomenda total : 38 unidades (já entregues, 22 unidades)
- Valor : € 239 milhões

Luís Moreira

Nota: Pela edição da foto, agradecimento à SNCF.

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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News Release 634 : FERTAGUS RECEBE CERTIFICADO DE SEGURANÇA FERROVIÁRIA




Porto [Portugal], 26.07.2007, Semana 30, Quinta-Feira, 09:45 - No passado dia 9 do corrente mês, em Coina, mais rigorosamente no Complexo Ferroviário que a FERTAGUS aí detém, a Secretária de Estado dos Transportes, Drª Ana Paula Vitorino, entregou em nome do Governo, ao Presidente da FERTAGUS, Engº José Luís Catarino, o primeiro Certificado de Segurança Ferroviária emitido no nosso país.

Com esta entrega, a FERTAGUS, possui agora uma mais valia, como afirmam os seus dirigentes, pois como se sabe, é o único operador privado a operar nesta área em Portugal (Lisboa-Margem Sul) e apenas num dos modos, ou seja, pax, sendo o outro operador, como todos sabem, a CP, que opera nos dois modos principais, ou seja também, pax e cargo e numa rede, muito mais vasta, ou seja, cobre todo o país.



Com esta certificação, passada pelo quase ex-INTF e pela APCER, certificando no modo pax, obedece às normas do Sistema Integrado de Gestão de Qualidade e Segurança, e está em conformidade com a norma NP 4397:2001.

Como os nossos amigos leitores sabem, a FERTAGUS, está a 2 anos de comemorar 10 anos de existência e explora uma única linha ferroviária na Área Metropolitano de Lisboa, que de origem, ligava Lisboa (Entrecampos) ao Fogueteiro, via Ponte 25 de Abril e que hoje, se estende até Setúbal, via Pinhal Novo.

Luís Moreira

Nota: Pela edição da foto, agradecimento à FERTAGUS

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