15 março 2010

News Release 1692 : Concurso relativo à empreitada do troço São José - Alto de São João com 11 concorrentes


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 13:06


Segundo nota que a MM Metro Mondego fez chegar aos nossos serviços, e citando, o Acto Público de Abertura das Propostas do concurso de empreitada de reabilitação das infra-estruturas do troço São José – Alto de São João decorreu a 12 de Março de 2010, tendo apresentado propostas 11 concorrentes, a saber:

• SOARES DA COSTA / TEIXEIRA DUARTE / SOMAGUE
• MONTEADRIANO
• EDIFER / OPWAY
• MOTA-ENGIL / RAMALHO ROSA COBETAR / CONDURIL
• FERROVIAL AGROMAN
• BENTO PEDROSO / LENA ENGENHARIA
• AURÉLIO MARTINS SOBREIROS & FILHOS / PAINHAS
• OBRECOL
• VIAS Y CONSTRUCCIONES / GABRIEL COUTO
• DST / ISOLUX CORSAN / DORSALVE
• TECNOVIA / EIP

Esta intervenção abrange uma extensão aproximada de 2.560 metros, contando com seis estações da parte urbana da Linha da Lousã. Uma parte do traçado aproveitará o espaço canal da actual infra-estrutura ferroviária do Ramal da Lousã, entre as estações da Casa Branca e do Alto de São João, e será construído um canal completamente novo a partir da estação da Casa Branca até à estação de São José – a chamada Variante da Solum.

O prazo da execução é de 18 meses e o preço base do concurso é de 20,9 Milhões de Euros (Vinte Milhões e Novecentos Mil Euros).

Os trabalhos consistem na construção de uma nova plataforma de via, estabilização de taludes, drenagem, caminho de cabos de sinalização e telecomunicações, alimentação de energia de tracção, sistema de alimentação a 750 V corrente contínua e assentamento de via betonada. O concurso concerne também à construção das plataformas de passageiros, remodelação da zona envolvente das seis Estações integradas neste troço (São José, Estádio, Solum, Casa Branca, Vale das Flores e Alto de São João, integração Urbana da Praça 25 de Abril, Rua D. João III, Av. General Humberto Delgado, Av. Fernando Namora e Casa Branca).

Como tem sido divulgado, em toda a Linha da Lousã a bitola (distância entre carris) Ibérica será alterada para a bitola Europeia, permitindo assim a circulação de novo material circulante (tipo tram-train).


Luís Moreira


News Release 1691 : MTS lança campanha para validação dos títulos dos transportes


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 14:15

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Rostos.pt, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A MTS - Metro Transportes do Sul, SA irá lançar, no próximo dia 8 de Março, uma campanha de sensibilização à validação dos títulos de transporte na rede do Metro Sul do Tejo.

A campanha, que terá uma duração de duas semanas, tem como objectivo sensibilizar os clientes de forma pedagógica, para a obrigatoriedade de validação do título de transporte no inicio de cada viagem.

Esta campanha irá ter uma forte componente interactiva, contando para isso com a presença de uma mascote que irá interagir com os passageiros de uma forma alegre, simpática e divertida, desempenhando um papel pedagógico e informativo, retirando-lhe desta forma a carga negativa inerente à fiscalização.

De forma a incentivar e premiar quem tenha título de transporte validado, a mascote entregará pequenos brindes. Caso contrário, quem não tenha o título validado, a mascote colocará uma postura de reprovação e negará a oferta, reforçando de uma forma pedagógica que a validação é um dever cívico e, no fundo, um gesto muito fácil de executar.

Durante esta acção será ainda disponibilizada informação sobre a importância da validação no interior e exterior dos veículos e nas paragens.

Esta campanha é destinada a todos os passageiros, passando a mensagem de que a missão da MTS é transportar pessoas com segurança, conforto e pontualidade, e não penalizá-las com multas.



Paulo Almeida



News Release 1690 : O TGV EM PORTUGAL (11º e penúltimo episódio)


Faro [Portugal], 12.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 13:43

Informamos os amigos leitores, que o próximo episódio (11º) será o penúltimo de O TGV EM PORTUGAL, que estamos a emitir aqui na LUISFER TV, será editado nos próximos dias e terá como motivo principal, o material circulante que deverá ser utilizado pela CP nas suas relações em serviço nacional e internacional em matéria de Grande Velocidade.


Luís Moreira


News Release 1689 : Linha do Oeste: Criada Comissão de Defesa para exigir requalificação


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 13:30

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Rádio Batalha, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Um serviço público de qualidade é o que exige do Governo a recém formada Comissão para a Defesa da Linha do Oeste, que hoje fez a sua apresentação pública em Caldas da Rainha.

“A atual situação da Linha do Oeste não serve os interesses das populações” disse aos jornalistas José Raposo, membro da Comissão que na próxima semana vai lançar campanhas de sensibilização e pedidos de audiência às autarquias, associações de municípios, Pólo de Turismo do Oeste, associações sindicais e empresarias, REFER, Ministério das Obras Públicas, Parlamento e Presidente da República.

Composta por um grupo de habitantes dos concelhos do Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, a Comissão defende que a garantia de um serviço público de qualidade só será conseguida “quando for politicamente definido pelo Governo que este meio de transporte é estratégico sob os pontos de vista económico, social e ambiental”.

“Só a partir desta definição e da requalificação da Linha do Oeste, a ferrovia poderá ser uma alternativa à rodovia” salienta José Raposo.

As propostas da Comissão incluem a eletrificação da linha e redefinição do traçado, modernização do material circulante, definição de horários compatíveis com as necessidades dos utilizadores e articulados com a rede de transportes, recuperação e modernização de estações, rentabilização da linha para o transporte de mercadorias e fixação de preços de exploração acessíveis e motivadores do uso do comboio.

“Cumprido isto, pensamos que teremos aqui um vetor essencial que pode contribuir para o desenvolvimento da região oeste” defende a comissão que critica “a baixa velocidade média a que circulam os comboios”, a inadequação dos horários e “a redução dos serviços prestados”.

“O caso mais evidente é a redução dos horários no serviço para Coimbra, em que havia por dia dois comboios intercidades e agora há só um” exemplificam.

Os pedidos de audiência às autarquias serão a primeira medida da comissão que pretende “sensibilizar todas as entidades” para a necessidade de requalificação e que admite realizar, a 12 de maio, “uma ação junto do Presidente da República, Cavaco Silva” que nessa data assinalará o bicentenário das Linhas de Torres com uma viagem de comboio entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

A Comissão prevê ainda alargar-se a outros concelhos, entre os quais a Nazaré “tendo em conta que a população de Valado de Frades habitualmente utilizava bastante o comboio” adianta António Barros, outro elemento.

A comissão agora criada pretende alargar o âmbito de movimento de utentes criado em 2007 e que conseguiu inverter na altura uma alteração de horários e a reposição de alguns comboios rápidos.



Paulo Almeida



News Release 1688 : CP (canadiana)


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 13:06

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da operadora canadiana CPR Canadian Pacific Railroad, mas mais conhecida só como CP e que se denomina "CPR".



Página: CP
Endereço URL: http://www.cpr.ca/
Situação: Activa
Idioma: Inglês e Francês.
Autor: Equipa CP
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 7 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima •

REFER • ADIF • RFF •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada)•

• ML • MP •

• Alstom • Bombardier • CAF •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic •


Luís Moreira


News Release 1687 : Empresas nacionais disputam TGV da Rússia


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 12:43

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Em Portugal, o projecto de alta velocidade está a sofrer adiamentos, mas noutros países a aposta no TGV mantém-se. A Rússia, por exemplo, tem previstos 12 mil milhões de euros de investimento neste projecto de alta velocidade a curto-prazo e pode constituir uma excelente oportunidade e alternativa de negócios para as empresas portuguesas face às indecisões a nível interno.

O Governo português, Refer, CP e Rave assinaram recentemente um protocolo de cooperação com a RZD, companhia estatal de caminhos-de-ferro da Federação Russa, naquele que é o primeiro passo para uma cooperação alargada entre os executivos e as empresas dos dois países mais directamente ligadas ao sector ferroviário.

"Os responsáveis da Federação Russa estão muito interessados na nossa experiência nos concursos de alta velocidade, particularmente no que respeita às Parcerias Público-Privadas [PPP], até porque os russos estão a defrontar-se com problemas semelhantes aos nossos em termos de mobilização de investimentos", disse António Mendonça, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ao Diário Económico.


Nota: Esta notícia é complementar da nossa News Release 1638.


Paulo Almeida



News Release 1686 : Despacho nº 4513/2010 (MOPTC)


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 12:23

O Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes, fez publicar em Diário da República, I Série, com o nº 51, de hoje, 15 de Março, o Despacho nº 4513/2010, que argumenta assim:

Através do Decreto-Lei n.º 394-A/98, de 15 de Dezembro, foi atribuída à sociedade Metro do Porto, S. A., a concessão do serviço público do sistema de metro ligeiro na Área Metropolitana do Porto, competindo-lhe a responsabilidade pelas operações de construção de infra-estruturas do dito sistema.

Nos termos da base XI do anexo I do diploma legal citado, compete à mesma sociedade proceder, na qualidade de entidade expropriante, às expropriações necessárias à referida construção.

Considerando que, nos prédios discriminados no mapa anexo, se prevê a construção do referido sistema de metro, que é de manifesto interesse público, os quais se inserem no troço de ligação ao concelho de Gondomar, através da extensão entre Dragão e Venda Nova, e ligação ao centro urbano de Gondomar;

Considerando, ainda,

Assim, a requerimento da sociedade Metro do Porto, S. A., considerando que para a materialização da referida obra é indispensável a expropriação de tais bens, e nos termos previstos nos artigos 1.º, 3.º, 13.º, 14.º e 15.º do Código das Expropriações, aprovado pela Lei n.º 168/99, de 18 de Setembro, e no n.º 3 da base XI do anexo I do Decreto-Lei n.º 394 -A/98, de 15 de Dezembro, e no exercício da delegação de competências constante do despacho n.º 3313/2010, de 11 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 37, de 23 de Fevereiro de 2010, tendo em vista o início imediato das obras, determino o seguinte:

1 — A declaração de utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes, correspondente às parcelas PG -FP -229A, PG -FP -230A1, PG -FP -230C1, devidamente identificadas nas plantas de cadastro e mapa de identificação, cuja publicação se promove em anexo.



2 — Declaro ainda autorizar a sociedade Metro do Porto, S. A., a tomar posse administrativa dos mesmos prédios, ao abrigo dos artigos 15.º e 19.º do supra-referido código.

3 — Os encargos financeiros com a expropriação são da responsabilidade da sociedade Metro do Porto, S. A., para os quais dispõe de cobertura financeira, tendo prestado caução para garantir o pagamento dos mesmos.

1 de Março de 2010 — O Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca.


Luís Moreira