15 março 2010

News Release 1692 : Concurso relativo à empreitada do troço São José - Alto de São João com 11 concorrentes


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 13:06


Segundo nota que a MM Metro Mondego fez chegar aos nossos serviços, e citando, o Acto Público de Abertura das Propostas do concurso de empreitada de reabilitação das infra-estruturas do troço São José – Alto de São João decorreu a 12 de Março de 2010, tendo apresentado propostas 11 concorrentes, a saber:

• SOARES DA COSTA / TEIXEIRA DUARTE / SOMAGUE
• MONTEADRIANO
• EDIFER / OPWAY
• MOTA-ENGIL / RAMALHO ROSA COBETAR / CONDURIL
• FERROVIAL AGROMAN
• BENTO PEDROSO / LENA ENGENHARIA
• AURÉLIO MARTINS SOBREIROS & FILHOS / PAINHAS
• OBRECOL
• VIAS Y CONSTRUCCIONES / GABRIEL COUTO
• DST / ISOLUX CORSAN / DORSALVE
• TECNOVIA / EIP

Esta intervenção abrange uma extensão aproximada de 2.560 metros, contando com seis estações da parte urbana da Linha da Lousã. Uma parte do traçado aproveitará o espaço canal da actual infra-estrutura ferroviária do Ramal da Lousã, entre as estações da Casa Branca e do Alto de São João, e será construído um canal completamente novo a partir da estação da Casa Branca até à estação de São José – a chamada Variante da Solum.

O prazo da execução é de 18 meses e o preço base do concurso é de 20,9 Milhões de Euros (Vinte Milhões e Novecentos Mil Euros).

Os trabalhos consistem na construção de uma nova plataforma de via, estabilização de taludes, drenagem, caminho de cabos de sinalização e telecomunicações, alimentação de energia de tracção, sistema de alimentação a 750 V corrente contínua e assentamento de via betonada. O concurso concerne também à construção das plataformas de passageiros, remodelação da zona envolvente das seis Estações integradas neste troço (São José, Estádio, Solum, Casa Branca, Vale das Flores e Alto de São João, integração Urbana da Praça 25 de Abril, Rua D. João III, Av. General Humberto Delgado, Av. Fernando Namora e Casa Branca).

Como tem sido divulgado, em toda a Linha da Lousã a bitola (distância entre carris) Ibérica será alterada para a bitola Europeia, permitindo assim a circulação de novo material circulante (tipo tram-train).


Luís Moreira


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