15 março 2010

News Release 1689 : Linha do Oeste: Criada Comissão de Defesa para exigir requalificação


Faro [Portugal], 15.03.2010, Semana 12, segunda-feira, 13:30

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Rádio Batalha, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Um serviço público de qualidade é o que exige do Governo a recém formada Comissão para a Defesa da Linha do Oeste, que hoje fez a sua apresentação pública em Caldas da Rainha.

“A atual situação da Linha do Oeste não serve os interesses das populações” disse aos jornalistas José Raposo, membro da Comissão que na próxima semana vai lançar campanhas de sensibilização e pedidos de audiência às autarquias, associações de municípios, Pólo de Turismo do Oeste, associações sindicais e empresarias, REFER, Ministério das Obras Públicas, Parlamento e Presidente da República.

Composta por um grupo de habitantes dos concelhos do Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, a Comissão defende que a garantia de um serviço público de qualidade só será conseguida “quando for politicamente definido pelo Governo que este meio de transporte é estratégico sob os pontos de vista económico, social e ambiental”.

“Só a partir desta definição e da requalificação da Linha do Oeste, a ferrovia poderá ser uma alternativa à rodovia” salienta José Raposo.

As propostas da Comissão incluem a eletrificação da linha e redefinição do traçado, modernização do material circulante, definição de horários compatíveis com as necessidades dos utilizadores e articulados com a rede de transportes, recuperação e modernização de estações, rentabilização da linha para o transporte de mercadorias e fixação de preços de exploração acessíveis e motivadores do uso do comboio.

“Cumprido isto, pensamos que teremos aqui um vetor essencial que pode contribuir para o desenvolvimento da região oeste” defende a comissão que critica “a baixa velocidade média a que circulam os comboios”, a inadequação dos horários e “a redução dos serviços prestados”.

“O caso mais evidente é a redução dos horários no serviço para Coimbra, em que havia por dia dois comboios intercidades e agora há só um” exemplificam.

Os pedidos de audiência às autarquias serão a primeira medida da comissão que pretende “sensibilizar todas as entidades” para a necessidade de requalificação e que admite realizar, a 12 de maio, “uma ação junto do Presidente da República, Cavaco Silva” que nessa data assinalará o bicentenário das Linhas de Torres com uma viagem de comboio entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

A Comissão prevê ainda alargar-se a outros concelhos, entre os quais a Nazaré “tendo em conta que a população de Valado de Frades habitualmente utilizava bastante o comboio” adianta António Barros, outro elemento.

A comissão agora criada pretende alargar o âmbito de movimento de utentes criado em 2007 e que conseguiu inverter na altura uma alteração de horários e a reposição de alguns comboios rápidos.



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.