02 setembro 2009

News Release 953 : PROPOSTAS PARA A CONCESSÃO DA LINHA TGV ENTRE LISBOA E MADRID



Olhão [Portugal], 02.09.2009, Semana 36, Quarta-feira, 16:23 - Desde ontem que a RAVE tem em sua posse, as propostas de 3 consórcios que se candidatam nos termos e condições estabelecidas pela REFER + governo português, que é o mesmo que RAVE, para a ligação em grande velocidade entre Lisboa e Madrid, incluíndo como se percebe, a terceira travessia do Tejo.

Os valores apresentados e conhecidos, são os seguintes:

TAVE Tejo (FCC Construccion + Ramalho e Rosa Cobetar + Impregilo + Conduril + Cimolai + EHST European High Speed Trains)

1.870 milhões e € 10,7 milhões para a manutenção anual.

ALTAVIA TEJO (Mota-Engil + Vinci + Somague + Teixeira Duarte + MSF – Moniz da Maia, Serra e Fortunato + OPWAY + BES Banco Espírito Santo + Esconcessões + Banco BPI + Banco Invest + Alves Ribeiro)

Este consórcio apresentou 2 propostas, a saber:

Base: € 2.199 milhões e € 12,2 milhões para a manutenção anual.
Variante: € 2.166 milhões e € 11,2 milhões para a manutenção anual.

ELOS (Brisa + Soares da Costa + Iridium + Dragados + Lena + Bento Pedroso + Odebrecht + Edifer + Zagope + Banco Millennium + CGD Caixa Geral de Depósitos)

2.310 milhões e € 12,5 milhões para a manutenção anual.

O próximo governo, saído das eleições que no fim deste mês vão decorrer, decidirá "felizmente" ou infelizmente, o futuro do TGV em Portugal.

Luís Moreira

News Release 952 : DESPACHOS Nº 19970, 19971, 19972 e 19973/2009



Olhão [Portugal], 02.09.2009, Semana 36, Quarta-feira, 15:51 - Informa-se que foram editados através de diploma legal, os Despachos n.ºs 19970, 19971, 19972 e 19973/2009, emanados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a pedido da REFER e que publicados no Diário da República, II Série, nº 170, de hoje, 02 de Setembro de 2009, argumentam sobre a Declaração de utilidade pública da expropriação das parcelas necessárias à construção, reclassificação de caminhos paralelos e passagem inferior pedonal, a fim de serem suprimidas 4 passagens de nível na Linha do Vouga e 1 na Linha do Norte.

Luís Moreira