28 janeiro 2010

News Release 1467 : Aviso CP para o IC 531 (Dia 30 de Janeiro)


Faro [Portugal], 28.01.2010, Semana 05, Quinta-feira, 12:05

Informamos que, por motivo de trabalhos de modernização da Estação de Coimbra-B, da responsabilidade da REFER, haverá que proceder às seguintes alterações feitas pela CP ao seu Serviço Intercidades, no próximo dia 30 (próximo sábado), da seguinte forma:

- O Comboio IC 531, com partida de Lisboa Santa Apolónia às 21:30 e que se destina a Porto Campanhã, só irá circular até à estação de Coimbra-B, fazendo-se o restante trajecto, ou seja, até Porto Campanhã, por meio rodoviário de substituição.


Luís Moreira


News Release 1466 : Novos palcos no Metro do Porto


Faro [Portugal], 28.01.2010, Semana 05, Quinta-feira, 11:54

A MP Metro do Porto, comunica-nos mais um evento cultural que abaixo transcrevemos, em que, com outros parceiros, participa de maneira activa e que se denomina Música na Rua.

«Música na Rua» é um projecto conjunto do Metro do Porto, da Câmara Municipal do Porto/Porto Lazer, da Casa da Música e da SPOT e tem como objectivos a promoção de novos talentos e a animação musical nas estações da rede do Metro e em novos palcos da cidade. A «Música na Rua» arranca com «castings» nos dias 19 e 20 de Fevereiro e com concertos diários a partir de 1 de Março.

À semelhança do que sucede nos sistemas de metropolitano de cidades como Londres, Paris, Nova Iorque ou Barcelona, também no Metro do Porto a música passa a ter um lugar reservado e os novos talentos musicais encontram condições para actuar regularmente perante um público entusiasta e participativo. Na rede do Metro do Porto circulam diariamente cerca de 200 mil pessoas - 60 por cento das quais com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos.

«Música na Rua» nasce da iniciativa conjunta do Metro do Porto, da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, e da Casa da Música, que co-organizam esta iniciativa e, em parceria, impulsionam a divulgação musical associada à animação na cidade. A produtora SPOT encarrega-se da gestão executiva do projecto.

Nesta primeira fase da «Música na Rua» estão abertas as inscrições para as audições de músicos e bandas. Através do site http://www.metrodoporto.pt/, é possível aceder ao regulamento e à ficha de inscrição. Por princípio, o projecto está aberto a toda a comunidade. Não há uma música favorita: todos os géneros, feitios ou tipos são bem-vindos. Desde a música clássica até ao jazz, ao folk, ao rock, ao pop, ou ao reggae, todos os formatos são aceites. O mais importante é fazer e divulgar a Música.

O «casting» está marcado para os dias 19 e 20 de Fevereiro, em horário a divulgar, e tem como palco a Estação de S. Bento do Metro do Porto. Depois de dois dias de audições, o júri (composto por elementos designados pelas várias entidades organizadoras), divulgará os músicos e bandas escolhidos para o alinhamento de concertos nas estações.



Os concertos arrancam no dia 1 de Março, numa base diária (de segunda a sexta-feira), nos períodos horários 11H00/14H00 e 17H00/20H00, nas estações do Metro da Trindade, do Bolhão e da Casa da Música. Cada músico/banda actuará uma vez por semana, promovendo-se a rotatividade dos diversos intérpretes pelos palcos destas três estações.


Para além da promoção que a actuação em espaços públicos confere, «Música na Rua» oferece a todos os participantes a possibilidade de lançarem a sua carreira no mundo da música. Aos melhores músicos e bandas será dada a oportunidade de participar em concertos organizados ou promovidos pela Porto Lazer - designadamente no Porto Sounds -, bem como em outras iniciativas fomentadas pela organização e por patrocinadores do projecto, que brevemente serão divulgadas.

Através de um sistema de votações por SMS, o público poderá votar nos seus músicos e bandas preferidos. Em simultâneo, o sistema de votações por SMS gerará uma receita que reverterá integralmente a favor do projecto "Pular a Cerca na Companhia do Rugby" (Cerco do Porto), que visa juntar crianças e jovens, agentes policiais, e o Grupo Beatbox Ensemble, num projecto musical que tem por base o Beatbox e a Percussão. Músicos, bandas e público integram assim o espírito de valorização social a que «Música na Rua» se associa.

Numa primeira fase, «Música na Rua» é uma iniciativa que se desenvolve exclusivamente no interior das estações do Metro. A partir do Verão, a música sobe à rua, passando os palcos a estar localizados junto aos acessos a algumas das principais estações.



Luís Moreira